2

Sob pressão na Série B, Cruzeiro precisa vencer Avaí para se afastar do Z4

Se tropeçar, time celeste pode voltar à zona de rebaixamento

17/07/2021 04:00 / atualizado em 17/07/2021 02:05
compartilhe
Marcelo Moreno deve ser titular neste sábado contra o Avaí
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Marcelo Moreno deve ser titular neste sábado contra o Avaí


Sem vencer há cinco jogos e vindo de quatro empates seguidos, o Cruzeiro não tem outro objetivo que não os três pontos diante do Avaí, neste sábado, às 16h30, no Mineirão, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Se continuar em jejum, o time celeste não só seguirá muito longe do G4, como corre o risco de voltar para a zona de rebaixamento.

Denis Iwamura comandará o Cruzeiro no banco de reservas
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Denis Iwamura comandará o Cruzeiro no banco de reservas



O técnico Mozart Santos não poderá estar à beira do campo, suspenso, mas  mudará a formação tentando dar mais poderio ofensivo ao time. A principal novidade deve ser a entrada de Marcelo Moreno no ataque. Rafael Sobis sairia ou seria deslocado para o lado, com Aírton perdendo a vaga.

No setor defensivo, Mozart não terá Ramon, entregue ao departamento médico em função de na parte posterior da coxa direita. Embora Eduardo Brock tenha sido relacionado para a partida, a tendência é que a dupla de defesa seja formada por Léo Santos e Rhodolfo. Ainda na linha defensiva, Cáceres dá lugar a Norberto por causa de entorse no tornozelo esquerdo.

Assim, Mozart montará a 10ª escalação diferente em 10 jogos à frente do Cruzeiro. Muito em função de desfalques, mas também porque ainda busca o melhor esquema, já tendo recorrido a três zagueiros, quatro meio-campistas e também a três atacantes, como deve ser neste sábado. Independentemente da escolha, será preciso minimizar os erros tanto na defesa quanto no ataque. A Raposa vem de dois empates por 0 a 0 (Brasil de Pelotas e Coritiba) e um 3 a 3 com o Botafogo, no Rio.

"O Avaí é uma equipe qualificada, vai dar trabalho. Mas somos o Cruzeiro, estaremos em casa e temos de fazer valer o mando de campo. Tivemos uma semana boa e esperamos fazer um grande jogo. Que venha a vitória para dar mais confiança. E que nos permita conseguir uma arrancada", afirma o lateral-direito Norberto.

O atacante Bruno José tem pensamento semelhante. "É um jogo muito difícil, o Avaí está vindo de uma sequência positiva (três vitórias e dois empates). Mas temos de fazer nosso papel dentro de casa, buscar os três pontos. Então, vamos entrar concentrados para vencer um adversário muito qualificado", diz o jogador, que soma dois gols em 26 partidas pela Raposa.

Semana boa

Uma das apostas dos cruzeirenses para ter boa atuação e chegar à vitória neste sábado é no fato de Mozart ter tido uma semana livre para treinar, algo inédito. "Desde que cheguei e desde que o Mozart chegou, é jogo atrás de jogo, só o tempo de descansar e jogar novamente. E agora ele pode implementar algumas coisas do que pensa em termos de futebol, treinar esses conceitos. Esperamos que já venha o resultado neste jogo, quando queremos colocar tudo que foi treinado", resume Norberto.

Bruno José reconhece a necessidade de evolução. "A semana foi importante para corrigir erros e evoluir em alguns aspectos, além de descansar alguns jogadores. Agora, é colocar em prática o que foi treinado", argumenta. "Temos de achar o equilíbrio, não sofrer gols e lá na frente criar as oportunidades. É assim que vamos buscar as vitórias."


Promessa de ataque

Ao contrário de muitas equipes que priorizam a defesa quando atuam fora de casa, o Avaí, nono colocado, com 15 pontos, vem para buscar a vitória diante do Cruzeiro e continuar subindo na tabela. Ao menos é o que promete o técnico Claudinei Oliveira.

"A gente vai tentar montar alguma coisa em cima do Cruzeiro para surpreender. Nossa intenção é jogar, podemos ganhar ou perder, mas sempre buscando jogar. Não vamos entrar buscando uma bola", afirmou o treinador.

Claudinei Oliveira voltará a contar com o lateral-direito Edílson, que passou pela Raposa sem deixar saudades. Por outro lado, o atacante Jonathan recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Confiança e cumprirá suspensão automática, sendo substituído por Getúlio.


Cruzeiro X Avaí


Cruzeiro
Fábio; Norberto, Léo Santos, Rhodolfo e Jean Victor; Lucas Ventura, Rômulo (Giovanni) e Marcinho; Bruno José, Marcelo Moreno e Aírton (Rafael Sobis)
Técnico: Denis Iwamura (Mozart cumprirá suspensão)

Avaí
Gledson; Edílson, Betão, Rafael Pereira e Diego Renan; Bruno Silva, Wesley Soares e Lourenço; Copete, Vinícius Leite e Getúlio
Técnico: Claudinei Oliveira

Motivo: 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h30
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira e Cipriano da Silva Souza (TO)
TV: Pay-per-view
Cruzeirenses pendurados: Aírton e Felipe Augusto




Compartilhe