2

Com apoio da torcida, Cruzeiro vence Confiança e amplia distância do Z4

Time celeste abre cinco pontos de vantagem sobre o 17º colocado da Série B

20/08/2021 23:27 / atualizado em 21/08/2021 08:57
compartilhe
Marcelo Moreno marcou o 54º gol com a camisa do Cruzeiro
foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press

Marcelo Moreno marcou o 54º gol com a camisa do Cruzeiro

Com o apoio de sua torcida, o Cruzeiro iniciou de forma positiva a caminhada no returno da Série B ao vencer o Confiança por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Mineirão. O gol marcado pelo atacante Marcelo Moreno, em cobrança de pênalti aos 22 minutos do segundo tempo, fez a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo contabilizar 24 pontos em 20 rodadas - cinco de vantagem sobre o 17º, Londrina, que enfrentará o Brasil de Pelotas no domingo, às 18h15, no estádio do Café, em Londrina-PR.



Outro fator a ser destacado é o aumento do aproveitamento da Raposa na segunda divisão sob o comando de Luxa - 73,33%. O técnico estreou com triunfo fora de casa sobre o Brusque, por 2 a 1. Posteriormente, empatou com Vitória (2 a 2) e Sampaio Corrêa (1 a 1), e bateu Náutico (1 a 0) e Confiança (1 a 0). O próximo desafio será diante do CRB, às 16h de domingo, 29 de agosto, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O clube alagoano tem 33 pontos e está na briga pelo acesso à elite do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro x Confiança: fotos do jogo com a volta da torcida ao Mineirão


O jogo


A torcida do Cruzeiro esperou um ano e cinco meses para ter novamente a oportunidade de ver o time in loco. A última vez havia sido em 11 de março de 2020, na derrota por 2 a 0 para o CRB, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Depois de várias partidas ouvindo apenas os cânticos reproduzidos em caixas de som, os jogadores enfim receberam o calor do público nesta sexta-feira.

Diferentemente de Atlético x River Plate, jogo de quarta-feira pela Copa Libertadores assistido por mais de 17 mil pagantes, Cruzeiro x Confiança não teve tanto apelo. Às vésperas da partida, vários torcedores se manifestaram nas redes sociais contra os preços dos ingressos praticados na Série B - R$70 a R$150 para não sócios. Quem compareceu ao Mineirão presenciou aglomerações e falhas na conferência de documentos nas catracas.

Dentro do estádio, os cruzeirenses se concentraram principalmente no setor amarelo, à direita da câmera principal de transmissão, enquanto outros espaços estavam mais “livres”. Embora em número bastante aquém da carga total, os aficionados fizeram barulho e tentaram empurrar a Raposa, que jogou com uniforme verde, vermelho e branco em alusão às cores do Palestra Itália.

Com cinco minutos, a torcida do Cruzeiro ficou na bronca em dois lances envolvendo o paraguaio Nery Bareiro. Primeiro, o zagueiro do Confiança se chocou com Marcelo Moreno, que caiu na grande área. Depois, segurou o braço de Bruno José, que não conseguiu alcançar a bola lançada por Adriano. A comentarista de arbitragem do SporTV, Janette Mara Arcanjo, viu pênalti em ambas as jogadas, porém o responsável pelo VAR, Heber Roberto Lopes, orientou Ramon Abatti Abel a prosseguir a partida.

Aos 8 minutos, Vanderlei Luxemburgo precisou fazer a primeira substituição: Norberto sentiu fisgada na coxa direita e deu lugar a Claudinho. Com isso, Rômulo foi deslocado para a lateral direita, e Giovanni se alinhou a Adriano. Com mais de 65% de posse de bola, o Cruzeiro esbarrou em um Confiança bastante retrancado e recorreu a cruzamentos e arremates de longa distância, como na falta cobrada por Eduardo Brock, por cima da meta, aos 25 minutos.

Luxemburgo não esperou o início do segundo tempo para mexer na escalação do Cruzeiro. No intervalo, efetuou mais duas modificações: saíram Matheus Pereira e Dudu, entraram Felipe Augusto e Wellington Nem. Com muitos atletas ofensivos, o time potencializou o volume de jogo, a ponto de atingir 70% de posse de bola, e inflamou as arquibancadas.

Aos 18, o Cruzeiro pressionou o Confiança dentro da grande área e teve Wellington Nem derrubado pelo goleiro Michael. Por reclamação, o volante Madison recebeu cartão amarelo. O pênalti de Marcelo Moreno se arrastou por dois minutos, sem impactar a frieza e a tranquilidade na finalização. O boliviano bateu rasteiro no canto direito de Michael, que caiu para o lado esquerdo, e fez o 54º gol em 139 apresentações: 1 a 0.

No decorrer da etapa complementar, o Cruzeiro explorou as jogadas de velocidade pela ponta esquerda com Wellington Nem, que infernizou a defesa do Confiança com dribles e arrancadas. Sem sofrer ameaças do adversário, a Raposa quase ampliou o placar aos 37, em chute de longe de Marco Antônio, acionado na vaga de Claudinho. O goleiro Michael também trabalhou nas tentativas de Giovanni, de falta, aos 40, e Flávio, da entrada da área, aos 42.

Cruzeiro x Confiança: fotos da volta da torcida ao Mineirão (20/8/2021)



CRUZEIRO 1X0 CONFIANÇA


CRUZEIRO
Fábio; Norberto (Claudinho, aos 10 do 1T, depois Marco Antônio, aos 34 do 2T), Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira (Felipe Augusto, no intervalo); Adriano (Flávio, aos 32 do 2T), Rômulo e Giovanni; Dudu (Wellington Nem, no intervalo), Bruno José e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CONFIANÇA
Michael; Marcelinho (Jonathan Bocão, aos 28 do 2T), Nirley, Nery Bareiro e João Paulo (Lucas Sampaio, aos 32 do 2T); Serginho, Madison e Jhemerson (Álvaro, aos 24 do 2T); Luidy (Ítalo, aos 28 do 2T), Robinho e Hernane (Tiago Reis, aos 32 do 2T)
Técnico: Zé Carlos Leal

Gol: Marcelo Moreno, aos 21 do 2T (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Madison, aos 18, Nirley, aos 42 do 2T (Confiança)

Motivo: 20ª rodada da Série B

Estádio: Mineirão

Data: sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

Assistentes: Alex dos Santos e Éder Alexandre (SC)

VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

Compartilhe