2

Cruzeiro x Ponte Preta: CBF muda local da partida para a Arena do Jacaré

Time celeste poderá receber torcedores em estádio de Sete Lagoas

03/09/2021 18:08 / atualizado em 03/09/2021 20:28
compartilhe
Arena do Jacaré receberá jogos do Cruzeiro na Série B
foto: Edesio Ferreira/EM D.A Press

Arena do Jacaré receberá jogos do Cruzeiro na Série B


A Confederação Brasileira de Futebol transferiu o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta do Mineirão, em Belo Horizonte, para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. As equipes medem forças no sábado, 11 de setembro, às 11h, pela 23ª rodada da Série B.

Com a mudança de estádio, a Raposa terá o apoio da torcida no duelo contra a Ponte Preta. Inicialmente, a previsão era para um público de 3.900 espectadores - 30% da capacidade de 13 mil.

No entanto, o Democrata Futebol Clube, que administra a Arena do Jacaré, solicitou ao Corpo de Bombeiros a elaboração de um novo laudo que liberaria 18 mil lugares. Assim, o número de torcedores ficaria entre cinco e seis mil.

Segundo a Rádio Itatiaia, a prefeitura de Sete Lagoas permitirá o acesso de torcedores não vacinados à Arena do Jacaré, desde que eles apresentem teste negativo para COVID-19 por meio de exame de antígeno viral ou RT-PCR.

O Cruzeiro também pediu à CBF a homologação do árbitro de vídeo (VAR) na Arena do Jacaré. Assim, a tendência é que o confronto com o Operário, às 19h de quinta-feira, 16 de setembro, ocorra no estádio.

Os contatos entre a diretoria celeste e a prefeitura de Sete Lagoas foram intensificados em agosto, após o Executivo de Belo Horizonte proibir a presença de público em eventos esportivos em Mineirão, Independência e outras praças.

A PBH recuou após os fracassos em dois eventos-teste: Atlético x River Plate, pela Copa Libertadores, em 18/8, e Cruzeiro x Confiança, pela Série B, em 20/8. Em ambos os jogos, houve desrespeito aos protocolos sanitários de prevenção à COVID-19.

O Cruzeiro acatou a decisão do prefeito Alexandre Kalil, porém entendeu que seria possível cumprir as medidas de segurança e contar com o apoio de sua torcida. Assim, Sete Lagoas, município de 242 mil habitantes a 70 quilômetros da capital, surgiu como alternativa.

Até esta sexta-feira, 3/9, Sete Lagoas contabilizou 23.191 casos de COVID-19 e 607 óbitos. A taxa de ocupação de leitos na cidade, considerando SUS e particular, é de 31,4%. De acordo com dados da prefeitura, 63,4% da população (153 mil) tomaram a 1ª dose da vacina, enquanto 26,6% (64 mil) foram contemplados com duas doses ou dose única.

Em 30 de agosto, o prefeito Duílio de Castro afirmou que Sete Lagoas está preparada para receber os jogos do Cruzeiro na Série B. “É uma alegria muito grande falar isso, pois estamos com a pandemia controlada. Isso é importante para a gente retomar perto da normalidade”.

Por sua vez, a diretoria cruzeirense contratou a Green Gramados Esportivos, que também cuida dos campos da Toca da Raposa II, para revitalizar a Arena do Jacaré. Conforme a empresa, o investimento inicial do clube pelos serviços foi de R$10 mil.

Cruzeiro na Arena do Jacaré

De junho de 2010 a abril de 2012, a Arena do Jacaré sediou jogos de Cruzeiro, Atlético e América em competições estaduais, nacionais e continentais. Nesse intervalo, o Independência foi praticamente reconstruído, enquanto o Mineirão passou por processo de modernização visando à Copa do Mundo de 2014.

Desde a sua inauguração, em janeiro de 2006, a Arena do Jacaré recebeu 57 jogos do Cruzeiro. Foram 36 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, com 124 gols marcados e 51 sofridos. O momento mais marcante veio com a goleada por 6 a 1 em cima do Atlético, em 4 de dezembro de 2011, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo livrou a Raposa do rebaixamento à Série B.

Artilheiros do Cruzeiro na Arena do Jacaré


Compartilhe