2

Rômulo pede permanência de Luxemburgo no Cruzeiro: 'Time cresceu demais'

Jogador acredita que Raposa estaria no G4 caso o treinador estivesse no clube desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro

13/11/2021 04:00 / atualizado em 12/11/2021 20:43
compartilhe
Rômulo disputou 43 jogos em 2021 e contribuiu com cinco assistências
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Rômulo disputou 43 jogos em 2021 e contribuiu com cinco assistências


Um dos jogadores mais experientes do elenco do Cruzeiro, o veterano Rômulo, de 34 anos, falou sobre a importância da permanência de Vanderlei Luxemburgo no clube em 2022. Ele comparou o desempenho do treinador de 69 anos ao dos antecessores e disse que o time estaria com folga entre os quatro mais bem colocados da Série B se o trabalho tivesse partido desde o início da disputa. 

“É uma pergunta simples de ser respondida. É só ver o que nosso elenco fez quando estavam Felipe Conceição e Mozart e depois com a chegada do Luxemburgo. O time cresceu demais. É um treinador com história, bagagem e peso. Conhece bem o que é o Campeonato Brasileiro, seja de Série A ou Série B. Ele ganhou uma Série B pelo Bragantino e tenho quase certeza de que é o mais vitorioso do nosso cenário nacional”.

“Ele nos dá condições de mostrar o melhor dentro de campo, com um grupo sólido e com todos sabendo o que precisa ser feito com a autoridade dele. Em 20 jogos, perdemos pouco. Na maioria, tivemos sucesso, com alguns empates em que poderíamos ter vencido. Se tivesse partido desde o início com o professor Luxemburgo, estaríamos no G4 com certa folga. Só olhar a média de pontos desde que ele chegou para responder essa pergunta”.

Contratado em 3 de agosto, Luxemburgo tem 55% de aproveitamento no Cruzeiro. São oito vitórias, nove empates e três derrotas em 20 jogos. Ele tirou o time da 18ª posição, com 13 pontos, na 15ª rodada, e alcançou a 11ª, com 46, na 35ª. Antes disso, Felipe Conceição perdeu as duas primeiras partidas na Série B, além de cair para a Juazeirense na terceira fase da Copa do Brasil. Já Mozart Santos contabilizou duas vitórias, sete empates e quatro derrotas na Segunda Divisão.

Vanderlei Luxemburgo disse que quer ficar no Cruzeiro em 2022, porém condicionou a renovação a um planejamento com salários em dia para jogadores e funcionários, boas contratações, crescimento de receitas e possibilidade de investimentos. Rômulo concordou com os anseios do treinador e espera que a situação tenha desfecho favorável.

“Tudo que começa bem tem mais chances de terminar bem. O planejamento é primordial, e eu tenho certeza que tanto o nosso presidente, Sérgio, quanto a diretoria estão fazendo de tudo para que o planejamento seja o melhor possível para 2022. E o Luxemburgo falou várias vezes que quer um planejamento. Ele quer saber o que vai acontecer no início, no meio e no final. É a segurança que ele precisa para que tenha totais condições de permanecer em 2022”.

Meio-campo ou lateral?


Habituado a atuar no meio-campo em quase 10 anos no futebol italiano, onde vestiu as camisas de Fiorentina, Verona, Juventus, Lazio e Brescia, Rômulo retornou às origens no Cruzeiro, a lateral direita, em meio às lesões e altos e baixos vividos pelos dois atletas do setor, Norberto e Raúl Cáceres. O camisa 27 se colocou à disposição para colaborar na função que for necessária. 

“É exatamente como tem acontecido agora este ano. Ele me utilizou na lateral direita e no meio-campo, e eu sempre estive à disposição. No ano que vem, com o Vanderlei precisando que eu atue em qualquer uma dessas posições, terei a mesma disponibilidade sem problema algum. O importante é estar disponível e ajudar o clube onde sempre precisar”.

“O professor conta comigo em qualquer posição. Ele sabe que estarei disponível onde ele precisar, seja na lateral, no meio-campo, no ataque ou na defesa. O importante é que a gente ajude e contribua, independentemente da posição. Acho que todos os jogadores têm se sacrificado nesse sentido. O importante é estar à disposição dos companheiros onde for preciso para que as coisas possam acontecer”.

Todavia, com a ausência do volante Adriano em consequência do terceiro cartão amarelo, Rômulo deverá formar trio com Lucas Ventura e Giovanni no confronto com o Vitória, às 19h de domingo, no Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada da Série B. Posteriormente, o meio-campista tende a ser lateral contra Sampaio Corrêa (fora) e Náutico (casa).

Compartilhe