2

Cruzeiro: torcedores prometem marcar presença na votação da mudança da SAF

Conselheiros e associados vão votar a alteração em Assembleia Geral no parque esportivo do Barro Preto, nesta sexta-feira (17), das 18h30 às 20h30

14/12/2021 10:46 / atualizado em 14/12/2021 11:22
compartilhe
Torcedores do Cruzeiro devem pressionar conselheiros no Barro Preto
foto: Túlio Santos / Cruzeiro

Torcedores do Cruzeiro devem pressionar conselheiros no Barro Preto


Os torcedores do Cruzeiro estão se mobilizando nas redes sociais para marcar presença no parque esportivo do Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (17), no dia da votação sobre a possibilidade de alteração do Estatuto do clube para a negociação de até 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Atualmente, a redação permite a venda de no máximo 49%.

Maior torcida organizada do Cruzeiro, a Máfia Azul chamou o movimento de 'Dia da Independência do Cruzeiro'. "O Cruzeiro precisa de seu torcedor como nunca precisou antes! Seja você de organizada A, B ou C. Seja você sócio, não sócio ou que hoje só acompanha de casa. Não podemos deixar bandidos se apoderarem e destruírem NOSSO CLUBE! O Cruzeiro é nosso! Compareça, torcedor cruzeirense!".

Quem não permanece no Cruzeiro em 2022



Vale lembrar que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) para banir a Máfia Azul dos estádios de todo o país por seis meses. A FMF acatou o pedido.

A recomendação ocorreu devido à interceptação, por integrantes da Máfia Azul, de um ônibus do Move (linha 6350) com torcedores do Atlético, no bairro Novo Indústria, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, no último dia 28. O ato de violência contou com arremessos de paus, pedras, barras de ferro e bombas. Um ocupante do ônibus integrante da Galoucura morreu, informou a Polícia Civil.

Nesta terça-feira (14), a XP Investimentos ameaçou deixar o processo de negociação com investidores se o Conselho Deliberativo do Cruzeiro não aprovar a alteração no Estatuto do clube. 

"Caso o Cruzeiro não aprove a venda do seu controle na próxima sexta, nós da XP deixaremos o comando do processo, pois será inviável realizar uma transação que seja interessante para o futuro do clube", disse Pedro Mesquita, head do banco de investimentos da empresa.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022


Na sexta-feira (17), das 18h30 às 20h30, conselheiros e associados vão votar a alteração em Assembleia Geral no parque esportivo do Barro Preto. 

A expectativa é que o artigo 1º, parágrafo 5º, do Estatuto do Cruzeiro passe a ter a seguinte redação. "O Cruzeiro Esporte Clube será acionista obrigatoriamente e de modo permanente na sociedade empresária ou sua sucessora que vier a constituir para explorar a atividade do desporto profissional, titular de pelo menos 10% (dez por cento) do capital social, sendo vedado o registro da sociedade sem a aprovação, pelo Conselho Deliberativo, do contrato social".

No dia 29 de novembro, o Cruzeiro anunciou o registro da SAF em cartório. O clube definiu um capital social de R$22,92 milhões, relacionado à soma dos direitos econômicos e federativos de atletas da base, e constituiu o Conselho de Administração com três integrantes: Sérgio Santos Rodrigues, o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa e o empresário Paulo Henrique Pentagna Guimarães, dono do banco BS2 e do Grupo Carbel.

O aporte de investidores na SAF é considerado pelo Cruzeiro a forma mais viável de abater a dívida calculada em quase R$1 bilhão. Conforme a Lei nº 14.193/2021, o clube-empresa terá de destinar 20% da receita anual e 50% do lucro para o pagamento de dívidas da associação civil. O prazo para liquidação dos débitos é de seis anos, que pode ser estendido para dez caso a associação civil pague pelo menos 60% do passivo original. 

Compartilhe