2

Em negociação com Avelar, Cruzeiro estuda ações de combate ao racismo

Defensor, que cometeu injúria racial nas redes sociais em julho deste ano, não continuará no Corinthians

17/12/2021 12:19 / atualizado em 17/12/2021 13:25
compartilhe
Avelar pode ser reforço do Cruzeiro em 2021
foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Avelar pode ser reforço do Cruzeiro em 2021

O Cruzeiro avançou nas negociações com Danilo Avelar, que não continuará no Corinthians. O defensor, que atua como zagueiro e lateral-esquerdo, cometeu injúria racial nas redes sociais em em julho deste ano e foi afastado do elenco pelo clube paulista. Paralelamente às tratativas, a diretoria estuda ações concretas para combater o racismo.

O diretor de comunicação da Raposa, Vinicius Lordello, falou sobre o assunto nas redes sociais. "Lendo inúmeras manifestações de vocês sobre o tema racismo, prós e contrárias à contratação (de Danilo Avelar). Impossível responder individualmente. Estamos avaliando com muita responsabilidade, como o assunto exige, e procurando ouvir quem tem lugar de fala. Sou branco e sei que tenho limitações", disse.


Além dessa possível contratação, o Cruzeiro foi condenado com perda de um mando de campo e multa de R$ 50 mil, no último dia 23, pela Segunda Comissão Disciplinar do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão da injúria racial cometida por um torcedor celeste contra o atleta Jefferson, do Remo, em jogo do dia 28 de outubro, no Independência. 

Danilo Avelar tem contrato com o Corinthians até o fim de 2022. Mas o time paulista já definiu que não continuará com o atleta por causa de um ato de injúria racial. No dia 23 de junho deste ano, ele xingou um adversário em um jogo online de "fi duma rapariga preta". Avelar admitiu a ofensa de cunho racial e foi afastado. 

No mesmo dia, o zagueiro disse ter se arrependido e pediu desculpas públicas. "Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade, temos que abolir qualquer caso de racismo. Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer deste erro um aprendizado honesto e integral. Este caso me abriu os olhos para este grave problema da nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções. Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel Torcida e meus companheiros", escreveu Avelar, em comunicado divulgado à imprensa.

Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022



O último jogo dele com a camisa do Corinthians ocorreu no dia 7 de outubro de 2020. Avelar se recupera de uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito. 

Em entrevista coletiva no dia 14, o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, disse que Avelar deve ser vendido ou emprestado. 

"A integração do Danilo Avelar já foi discutida no Corinthians, o próprio presidente deu uma declaração. O Danilo Avelar não joga mais no Corinthians. Ele não joga aqui, nós vamos achar uma situação para ele, vamos vendê-lo, emprestá-lo, nós estamos só aguardando o final da transição dele do departamento médico para estar apto a jogar em qualquer outro lugar, mas no Corinthians ele não joga mais", disse o diretor de futebol.

Danilo Avelar nasceu em Paranavaí, no Paraná. Em campo, já jogou em clubes da Ucrânia, da Alemanha, da Itália e da França, além do Brasil. Ele passou por Rio Claro-SP, Karpaty Lviv-UCR, Schalke 04-ALE, Cagliari-ITA, Torino-ITA, Amiens-FRA e Corinthians.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022



Compartilhe