2

Kalil discute qual foi melhor time do Atlético e usa Cruzeiro como exemplo

Presidente na conquista da Libertadores, prefeito evita comparações entre equipes de 2013 e 2021

17/12/2021 06:00 / atualizado em 17/12/2021 08:57
compartilhe
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

"Não tem quem é melhor, é o Atlético", diz Kalil sobre times de 2013 e 2021

Presidente do Atlético no título da Copa Libertadores da América de 2013, Alexandre Kalil evitou comparações com o atual Galo, detentor da Tríplice Coroa na temporada 2021 - ganhou Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil. Na opinião do prefeito de Belo Horizonte, é impossível apontar qual é o melhor time entre a geração de Ronaldinho Gaúcho e a equipe liderada por Hulk, ambas com Cuca como comandante e o zagueiro Réver no elenco. Kalil acredita que cada equipe marcou a sua respectiva época nos 113 anos de história do clube. 

"Hoje (quinta-feira, dia seguinte ao título da Copa do Brasil), os meus filhos fizeram um Atlético de todos os tempos. Isso dá morte, dá briga. Aí entramos no único grupo que tenho na vida, com meus três filhos, e o assunto é o Atlético de todos os tempos. Na hora do almoço estava ali conversando com eles. Cada um ao seu tempo. Estava falando com meu filho o seguinte: é muito difícil o Atlético de todos os tempos. Qual time é melhor? Não sei. Você pode falar que imagina o Hulk nessa forma que está jogando com o Ronaldinho Gaúcho em 2013. Isso sim é um negócio que pode fazer, mas é muito difícil qual time é melhor, qual zaga é melhor, goleiro é melhor, porque são outras épocas, e o Atlético é um todo. O Atlético não tem quem é melhor, é o Atlético", declarou o ex-dirigente, em entrevista ao Superesportes/Estado de Minas

Como exemplo na argumentação, Kalil citou a geração que brilhou no rival Cruzeiro nas décadas de 1960 e 1970 e o time celeste capitaneado por Alex na conquista da Tríplice Coroa de 2003 - Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro, assim como o feito do Galo. 

"O Cruzeiro melhor é o de Raul, Natal, Dirceu, Tostão, ou que conquistou a Tríplice Coroa com Alex? Qual o melhor Cruzeiro? É fora de tempo. Eu vi os dois. O futebol não tem isso.  São dois grandes times. Igual ao time do meu pai (Elias Kalil) quando era presidente (do Atlético, de 1980 a 1985). 'Ah, mas não ganhou'. Aí você pode falar que o de 2013 era melhor, porque ganhou, não é o caso nem agora. Um ganhou Brasileiro e a Copa do Brasil, o outro a Libertadores e a Copa do Brasil. Um o Mineiro, o outro também. Um ganhou a Recopa (de 2014) e o outro vai ser campeão da Supercopa (contra o Flamengo, em 20 de fevereiro de 2022), se Deus quiser", concluiu. 

Atlético ergue a taça e festeja bi da Copa do Brasil



Os times


O Atlético encerrou 2021  com 52 vitórias em 75 partidas - 75,55% de aproveitamento. Foram 136 gols, dos quais 36 saíram em finalizações de Hulk, artilheiro e principal 'garçom'  do time na temporada.  Com outras estrelas no elenco, como Nacho Fernández e Diego Costa, o Galo levou três dos quatro títulos que disputou no ano. Na única competição que não ganhou, a Libertadores, o time alvinegro acabou eliminado invicto, diante do Palmeiras, na semifinal. 

Já o Atlético de 2013 teve Victor, Ronaldinho, Bernard, Jô e Diego Tardelli como destaques na conquista do título inédito da Copa Libertadores da América, o maior da história do clube. O Galo também faturou o Estadual naquele ano, mas terminou em oitavo no Brasileiro e caiu nas oitavas da Copa do Brasil. A temporada foi encerrada de forma frustrante com o terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa - eliminado pelo Raja Casablanca, do Marrocos, na semifinal. 

O Atlético de 2013 teve 36 vitórias em 71 jogos na temporada, com 127 gols marcados. Jô (19), Tardelli (18) e Ronaldinho (17) foram os principais artilheiros. R10 ainda foi o líder em assistências, com 16 passes a gol. 

Imagens da decisão entre Atlético e Olimpia


Compartilhe