2

Cotado no Cruzeiro, Pássaro abriu mão de Vanderlei Luxemburgo no Vasco

Executivo trabalhou com o treinador por menos de dois meses em 2021

25/12/2021 18:00 / atualizado em 25/12/2021 18:10
compartilhe
Vanderlei Luxemburgo e Alexandre Pássaro em treinamento no Vasco
foto: Divulgação/Vasco

Vanderlei Luxemburgo e Alexandre Pássaro em treinamento no Vasco


Cotado para ser diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Pássaro trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo no Vasco na reta final do Campeonato Brasileiro de 2020. A competição foi estendida até fevereiro de 2021 em razão da paralisação do futebol ocasionada pela pandemia de COVID-19.

Pássaro e Luxemburgo chegaram ao Vasco em 31 de dezembro de 2020 com a missão de ajudar o time a se manter na primeira divisão. Restavam 12 partidas para o encerramento da Série A, e o cruz-maltino ocupava o 17º lugar, com 28 pontos em 26 jogos (7 vitórias, 7 empates e 12 derrotas).

Com dois triunfos, três empates e dois reveses nos sete primeiros jogos, Luxa levou o Vasco à 14ª colocação na 33ª rodada, com 37 pontos. Nas cinco últimas partidas, porém, o time somou apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e três derrotas) e caiu para a Segunda Divisão em 17º, com 41.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022

 

O Vasco disputou o último jogo praticamente rebaixado, já que precisava tirar uma diferença de 12 gols de saldo para o 16º, Fortaleza. A vitória sobre o Goiás por 3 a 2, em São Januário, no Rio, serviu apenas para igualar os 41 pontos do clube cearense, que perdeu por 2 a 0 para o Fluminense.

Nos canais oficiais do clube, Alexandre Pássaro informou no dia 24 de fevereiro que Vanderlei Luxemburgo não teria o contrato renovado para a temporada 2021.

“Em nome do Vasco da Gama venho aqui agradecer por tudo que ele fez, pela coragem, pelo caráter e pelo profissionalismo que ele demonstrou durante esses meses”.

“Chegamos juntos aqui em janeiro em um projeto que já estava em andamento, no seu terço final, e a partir de quinta-feira a nova diretoria se pronunciará e falar dos novos rumos e diretrizes do Vasco da Gama”.

Luxa saiu do Vasco, mas Pássaro ficou. O clube iniciou a temporada com Abel Braga, que pediu demissão em março. Depois vieram Marcelo Cabo, Lisca e Fernando Diniz. Juntamente com este último, o executivo foi demitido depois de quatro derrotas seguidas na Série B. O cruz-maltino encerrou em 10º, com 49 pontos.

Em dezembro, a ESPN e o UOL divulgaram um relatório de Alexandre Pássaro sobre os 10 meses no Vasco. O executivo apontou problemas em pagamentos de licenças de softwares, falhas na marcação do gramado do CT e a falta de uma máquina de gelo para qualquer necessidade.

A assessoria de Alexandre Pássaro diz que não houve qualquer contato do Cruzeiro para que ele assuma a diretoria de futebol em 2022. Contudo, a reportagem apurou que o profissional de 32 anos, que também trabalhou no São Paulo, tem negociação avançada com o grupo de Ronaldo Fenômeno, que assumiu o controle acionário da Raposa.

Ronaldo comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro mediante investimento de R$ 400 milhões pelos próximos anos. O ex-camisa 9 da Seleção Brasileira terá de gerar recursos para o abatimento da dívida de R$ 1 bilhão do clube pelos próximos 10 anos.

Com Ronaldo à frente do clube, Vanderlei Luxemburgo não tem a continuidade garantida em 2022. Nessa sexta-feira, o técnico se manifestou sobre as notícias envolvendo seu nome. “Qualquer decisão que for tomada tem que ser respeitada. Eu sou profissional para entender isso. O que for feito vai ser aceito e meu coração vai continuar no Cruzeiro”.

A apresentação do Cruzeiro para 2022 está marcada para 4 de janeiro. A estreia no Mineiro será na quarta, 26, contra a URT, no Mineirão, em Belo Horizonte. Paralelamente, haverá nos próximos quatro meses a atuação do comitê de transição coordenado por dois executivos do Valladolid, da Espanha, outro clube de Ronaldo: o diretor de negócios Gabriel Lima e o diretor de estratégia desportiva Paulo André Benini.

Compartilhe