Superesportes

CRUZEIRO

Ricardo Rocha se despede do Cruzeiro: 'Sensação de dever cumprido'

Dirigente foi desligado do clube juntamente com a comissão técnica

Redação
Ricardo Rocha trabalhou no Cruzeiro de agosto a dezembro de 2021 - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
O diretor técnico Ricardo Rocha publicou uma mensagem de despedida do Cruzeiro em seu perfil no Instagram. Ele foi desligado do clube pela gestão de Ronaldo Fenômeno juntamente com o técnico Vanderlei Luxemburgo e outros integrantes da comissão, casos do auxiliar Maurício Copertino e do preparador físico Antônio Mello.


 
 

Veja técnicos sem clube que são opções no mercado

Hernán Crespo: foi demitido do São Paulo em outubro de 2021 - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Domènec Torrent: foi demitido do Flamengo em novembro de 2020 - Alexandre Vidal/Flamengo
Dunga: foi demitido da Seleção Brasileira em junho de 2016 - Reprodução
André Villas-Boas: pediu demissão do Olympique de Marseille em fevereiro de 2021 - Nicolas Tucat/AFP
Dorival Júnior: foi demitido do Athletico-PR em agosto de 2020 - Divulgação/Athletico-PR
Eduardo Barroca: foi demitido do Atlético-GO em setembro de 2021 - Divulgação/Atlético-GO
Jorge Jesus: foi demitido do Benfica em dezembro de 2021 - Patricia de Melo Moreira/AFP
Felipão: foi demitido do Grêmio em outubro de 2021 - Lucas Uebel/Grêmio
Lisca: foi demitido do Vasco em setembro de 2021 - Rafael Ribeiro/Vasco
Mano Menezes: foi demitido do Al-Nassr em setembro de 2021 - Reprodução/Instagram
Nuno Espírito Santo: foi demitido do Tottenham em novembro de 2021 - Ian Kingston/AFP
Paulo Fonseca: deixou a Roma em maio de 2021 - AFP
Renato Gaúcho: foi demitido do Flamengo em novembro de 2021 - Alexandre Vidal/Flamengo
Roger Machado: foi demitido do Fluminense em agosto de 2021 - Lucas Merçon/Fluminense
Clarence Seedorf: foi demitido da Seleção de Camarões em julho de 2019 - Giuseppe Cacace/AFP
Thiago Larghi: foi demitido do Goiás em setembro de 2020 - Divulgação/Goiás
Marcelo Oliveira: foi demitido da Ponte Preta em dezembro de 2020 - Álvaro Jr/PontePress
Fernando Diniz: foi demitido do Vasco em novembro de 2021 - Rafael Ribeiro/Vasco
 
Ricardo Rocha afirmou ter saído com a sensação de dever cumprido, uma vez que o Cruzeiro conseguiu evitar o rebaixamento à Terceira Divisão (saiu da zona de rebaixamento da Série B, na 16ª rodada, e encerrou em 14º, com 48 pontos). Ele ainda destacou o trabalho na busca por investidores e no aproveitamento de jovens das categorias de base.

“A todos os torcedores do Cruzeiro, meu muito obrigado, vocês me receberam com muito carinho e respeito. Saio com a sensação de dever cumprido, chegamos com a missão de não cair para série C, não caímos. O Cruzeiro precisava de investidores e parceiros, fui atrás e consegui. Precisávamos de jogadores e não podíamos contratar, fiz questão de olhar na base, trouxemos para o time principal alguns nomes, como vocês devem saber”.

O Xerife compreendeu a decisão de mudança por parte de Ronaldo - com quem conviveu na Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994 -, porém destacou a importância de Luxemburgo e demais profissionais, além do patrocinador Pedro Lourenço, para melhorar o ambiente na Toca da Raposa II e devolver a confiança aos torcedores.



“Entendo que os os novos gestores queiram seguir outro caminho, mas não posso deixar de agradecer Luxemburgo, que apostou e confiou em mim e assim juntos pudemos fazer muito dentro daquilo que era possível. Eu sei que fizemos e por isso saio grato e em paz. Nosso corpo técnico foi guerreiro, nos unimos e acreditamos para fazer a diferença. Obrigado Vanderlei Luxemburgo, Maurício, Antônio Mello e todos os jogadores e funcionários do Cruzeiro. Um agradecimento especial ao Pedrinho BH por ter acreditado no nosso trabalho, sem ele muita coisa não teria caminhado”.

Por fim, Ricardo Rocha enalteceu o apoio dos torcedores, que encheram o Mineirão na última rodada da Série B (mais de 60 mil no empate por 0 a 0 com o Náutico), mesmo com o Cruzeiro fora da briga pelo acesso e livre do risco de rebaixamento.

“Mais uma vez, obrigado à toda torcida cruzeirense. Eu nunca vou esquecer daquele estádio lotado no último jogo. Vocês são incríveis e merecem que o Cruzeiro volte ao seu devido lugar. Estarei torcendo com vocês!”.



Várias personalidades no mundo da bola comentaram a postagem de Rocha. “Bravo, amigo”, escreveu o técnico Míchel González, ex-jogador do Real Madrid. “Parabéns pelo profissionalismo empregado no período em que esteve no Maior de Minas. Deus abençoe seus novos desafios”, destacou Ceará, ex-lateral-direito do Cruzeiro. Torcedores celestes que seguem o perfil do dirigente também enviaram palavras de agradecimento ao gestor.