2

Cruzeiro demite diretor de base Gustavo Ferreira

Profissional trabalhava no clube desde junho de 2020

28/12/2021 17:00 / atualizado em 28/12/2021 20:43
compartilhe
Gustavo Ferreira foi demitido do Cruzeiro nesta terça-feira
foto: Reprodução/Cruzeiro

Gustavo Ferreira foi demitido do Cruzeiro nesta terça-feira


O Cruzeiro deu sequência à reformulação coordenada pela equipe do ex-jogador Ronaldo Fenômeno e demitiu o diretor das categorias de base Gustavo Ferreira, que estava no clube desde junho de 2020, data do início do mandato do presidente Sérgio Rodrigues.
 
 

Veja técnicos sem clube que são opções no mercado


Em nota enviada ao Superesportes, o profissional confirmou a saída do clube e agradeceu ao presidente Sérgio Santos Rodrigues pela oportunidade concedida.


O trabalho atingiu todas as metas que foram traçadas tanto na parte esportiva,  quanto social e administrativa-financeira.

Vencemos meses sem poder inscrever atletas, redução de orçamento, dificuldades salariais e fizemos com que a Base do clube se mantivesse respeitada a nível nacional.

Saio de cabeça erguida e na torcida para que o clube consiga atingir os seus objetivos.

Gustavo Ferreira foi contratado pelo Cruzeiro por indicação do então diretor de futebol Deivid. Ele também trabalhou no Jabaquara, de Santos-SP, e no Ceará.

O agora ex-diretor celeste cursou gestão do futebol na Fifa, na Federação Paulista de Futebol e na Universidade do Futebol, além da Licença B de técnico na CBF.

A informação do desligamento de Gustavo Ferreira do Cruzeiro foi antecipada pela Rádio Itatiaia.

Polêmica do "dia da dificuldade"


Em sua trajetória no Cruzeiro, Ferreira implantou uma política salarial para atletas com contrato profissional na base que previa aumento somente em caso de utilização em 60% das partidas nacionais e bom comportamento social.

O diretor ainda causou polêmica ao rebater as notícias de que havia racionamento de comida para os jogadores da base na Toca da Raposa. Na ocasião, ele sugeriu criar o “dia da dificuldade” para mostrar que o clube tinha fartura em comparação à realidade das famílias brasileiras. A declaração foi dada no início de fevereiro em entrevista ao canal Somos Gigantes, no YouTube.

“Sabe o que eu estou querendo fazer aqui? Vou abrir uma ideia a vocês: vai ter o dia da dificuldade. Uma vez por mês os meninos vão ver o que é dificuldade e o que uma família brasileira passa (...)”.

“(...) Aqui é tanta fartura, tanta coisa bacana, que às vezes o menino até esquece e fica um pouco alienado do quanto o mundo está complicado, o quanto é difícil para um trabalhador que ganha salário mínimo colocar comida em casa (...)”.

Mais de meia hora depois, o diretor explicou na mesma entrevista que estava brincando ao falar sobre o dia da dificuldade no Cruzeiro.

“Fiz uma brincadeira do dia da dificuldade, isso aí é uma brincadeira, nada de atleta passar fome. É uma brincadeira que eu falo nas palestras que vou implementar. Eu joguei em muitos clubes pequenos que você comia arroz, feijão e salsicha.

“Eu falo: 'gente, vai ter o dia da dificuldade, porque em times pequenos você come arroz com salsicha, carne de panela todo dia, você não tem suco, não'. Quando joguei no Cruzeiro, eu trazia o meu suco. Eu só bato na tecla do atleta ser grato, entender o quão privilegiado ele é de estar usando esta camisa”.

Outras mudanças


Também nesta terça-feira, o Cruzeiro anunciou a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo e de integrantes de sua comissão técnica - o auxiliar Maurício Copertino, o preparador físico Antônio Mello e o diretor técnico Ricardo Rocha. Antes, o clube já havia optado por não nomear Alexandre Mattos como diretor de futebol.

O grupo de Ronaldo, que comprou 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro por um investimento de R$ 400 milhões, informará os substitutos para os cargos vagos nos próximos dias.

O elenco da Raposa inicia a pré-temporada em 4 de janeiro, na Toca, e se prepara para a estreia no Campeonato Mineiro, contra a URT, no Mineirão, no dia 26.

Compartilhe