2

Mercado da bola: entenda a movimentação do Cruzeiro na busca por goleiro

Com saída de Fábio e provável rescisão do contrato de Vinícius, clube celeste pode buscar até dois jogadores para a posição em 2022

compartilhe
Fábio e Lucas França em treino na Toca da Raposa em 28/09/2021
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Fábio e Lucas França em treino na Toca da Raposa em 28/09/2021


Reportagem atualizada às 23h21

O Cruzeiro surpreendeu ao não renovar o contrato do goleiro Fábio, recordista em número de partidas pelo clube (976) e grande ídolo da torcida. Em que pese a insatisfação dos adeptos celestes pela saída do veterano de 41 anos, o grupo ligado ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol, terá de ir ao mercado para buscar dois atletas da posição.

Um dos nomes monitorados é Ronaldo, de 25 anos, que entrou para as categorias de base do Vitória aos 14, em 2011, e saiu do clube ao término da temporada 2021. A informação da Rádio 98 foi confirmada pelo Superesportes.

Promovido ao time principal em 2015, Ronaldo estreou em 2018 e, desde então, entrou em campo 91 vezes. Em 2021, o goleiro participou de 14 jogos: dois na Copa do Nordeste, três no torneio classificatório para a Copa do Nordeste de 2022, dois no Campeonato Baiano, um na Copa do Brasil e oito na Série B. Lucas Arcanjo, titular do rubro-negro, disputou 47 partidas.

Fotos da reapresentação do Cruzeiro na Toca da Raposa II



Certo é que o goleiro não seguirá no Vitória, rebaixado à Série C ao terminar a Segunda Divisão em 18º, com 40 pontos. Nessa terça-feira, o jogador publicou uma mensagem de despedida em suas redes sociais.

“Foram 11 anos de Esporte Clube Vitória. Período de muita dedicação, trabalho, e muito aprendizado. Iniciei ainda adolescente e sem experiência, mas com muita vontade de vencer. Vivenciei momentos de alegria e tristeza junto a todos os torcedores do Leão da Barra. Quero agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a minha formação como profissional e como ser humano. Obrigado aos que sempre torceram por mim, pelas palavras de incentivo e por serem parceiros ao longo dessa caminhada. Gratidão a todos!!!”.

Quem segue em “stand-by” é o experiente Jaílson, que defendeu o Palmeiras de 2014 a 2021. O clube procurou o estafe do jogador de 40 anos em busca de redução dos salários acertados em 13 de dezembro. O futuro dele será resolvido em breve, uma vez que a direção encerrou as tratativas com Fábio.

Já Vinícius, de 22 anos, está fora dos planos da Raposa para 2022. O grupo de Ronaldo entende que a remuneração do atleta é elevada para os padrões de um terceiro goleiro e tenta a rescisão do vínculo válido até abril de 2024.

Dos atletas que se apresentaram para a pré-temporada 2022, o único goleiro é Lucas França, de 25 anos, utilizado oito vezes na equipe principal. Por isso, a Raposa quer um ou dois atletas para a posição, sobretudo após a polêmica decisão de não manter Fábio e da provável dispensa de Vinícius.

Até o momento, o Cruzeiro confirmou os zagueiros Sidnei, Mateus Silva e Maicon; os volantes Filipe Machado e Pedro Castro; o meia João Paulo e os atacantes Edu e Waguininho. O treinador será o uruguaio Paulo Pezzolano, de 38 anos, ex-Liverpool-URU e Pachuca-MEX.

Momentos marcantes de Fábio no Cruzeiro



Compartilhe