2

Cruzeiro foca em acerto com goleiro para preencher última lacuna do elenco

Clube celeste ainda não encontrou um jogador para suprir a saída de Fábio

15/01/2022 06:00 / atualizado em 16/01/2022 00:24
compartilhe
Paulo Pezzolano quer um goleiro que participe do toque de bola
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Paulo Pezzolano quer um goleiro que participe do toque de bola


A menos de duas semanas da estreia no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro ainda não anunciou a contratação de um goleiro para preencher a “última lacuna” do elenco treinado pelo uruguaio Paulo Pezzolano. A diretoria busca um substituto para Fábio, grande ídolo da torcida e recordista em número de jogos pelo clube (976), que não aceitou a proposta de três meses de vínculo e o encerramento da carreira após o estadual.

Vários goleiros foram observados e consultados pelo grupo de Ronaldo Fenômeno, com acordo para se tornar dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol da Raposa pelo aporte de R$ 400 milhões nos próximos anos. A equipe de scout mapeou Ronaldo, ex-Vitória, e Vinícius, do Palmeiras, ambos com 1,94m. O primeiro se transferiu para o Atlético-GO, enquanto o segundo permanece no Verdão.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022



Outro nome especulado no Cruzeiro foi de Richard, que disputou 43 partidas pelo Ceará em 2021 enquanto o titular João Ricardo se recuperava de uma cirurgia na mão direita. Houve ainda a negociação frustrada com Jaílson, ex-Palmeiras, anunciado pelo clube em 13 de dezembro de 2021, mas dispensado posteriormente após a nova diretoria considerar fora da realidade o salário oferecido ao veterano de 40 anos.

Atletas formados na Toca chegaram a ser oferecidos, como Gabriel Brazão (Inter de Milão) e Gabriel Vasconcellos (Lecce), porém tudo indica que o alvo principal seja Rafael Cabral, reserva do Reading, da Inglaterra.  O goleiro de 31 anos conquistou títulos importantes pelo Santos, como a Copa do Brasil de 2010 e a Copa Libertadores de 2011. Também se sagrou campeão paulista três vezes e uma da Recopa Sul-Americana.

Além dos 190 jogos a serviço do Santos, Rafael atuou em 45 oportunidades pelo Napoli e quatro pela Sampdoria, ambos da Itália. Na Inglaterra, defendeu o Reading em 98 ocasiões. Atualmente, o clube briga para não ser rebaixado à terceira divisão do país - é o 21º colocado entre 24 participantes, com 22 pontos em 24 jogos (foi punido com a perda de seis pontos por gastar um valor muito maior que sua arrecadação na temporada).

Rafael Cabral em ação pelo Reading contra o Sheffield United pela Copa da Inglaterra 2019/2020
foto: AFP / Adrian DENNIS

Rafael Cabral em ação pelo Reading contra o Sheffield United pela Copa da Inglaterra 2019/2020


No Cruzeiro que inicia a temporada 2022, Lucas França, de 25 anos, testou positivo para covid-19 no dia 11 de janeiro e terá de ficar afastado dos treinos pelos próximos dias. Ele é o goleiro mais experiente do elenco, que requisitou dois jovens da base para a pré-temporada: Otávio, do sub-17, e Ezequiel, do sub-20. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o titular Denivys tem sido bastante elogiado. O reserva dele é Rodrigo Bazílio.

Em entrevista coletiva no dia 5 de janeiro, Paulo Pezzolano falou sobre as características ideais para o goleiro de sua equipe. “Para nós, é muito importante que o goleiro jogue com os pés. Falo para todos que o goleiro tem que saber dar passe. Não necessito de um Messi de goleiro, mas de um goleiro que saiba parar a bola e dar passe. E também da movimentação dos companheiros. Vamos ver como será isso”.

Ezequiel, de 18 anos, vem treinando com o time principal na Toca
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Ezequiel, de 18 anos, vem treinando com o time principal na Toca



Outras posições


Ainda sem oficializar o goleiro, o Cruzeiro buscou reposições para quase todas posições de linha: o lateral-direito Gabriel Dias (ex-Ceará); os zagueiros Maicon (ex-Al-Nassr, da Arábia Saudita), Sidnei (ex-Betis, da Espanha) e Mateus Silva (ex-Ituano); os meio-campistas Filipe Machado (ex-Grêmio), Willian Oliveira (ex-Ceará), Pedro Castro (ex-Botafogo) e João Paulo (ex-Atlético-GO); e os atacantes Waguininho (ex-Coritiba) e Edu (ex-Brusque).

Para a lateral esquerda, a Raposa reintegrou Rafael Santos, que jogou a Série B de 2021 cedido à Ponte Preta e se destacou ao marcar três gols e dar quatro assistências em 26 jogos. Outro atleta da posição é o prata da casa Matheus Pereira, com 61 partidas pela equipe principal. A diretoria ainda renovou o contrato do meia Giovanni, que marcou cinco gols em 31 jogos na Segunda Divisão de 2021.

Esses jogadores supriram as saídas dos laterais Norberto e Raúl Cáceres; dos zagueiros Ramon, Rhodolfo, Léo Santos e Joseph; dos volantes Flávio e Ariel Cabral; dos meias Marcinho e Claudinho; e dos atacantes Wellington Nem, Felipe Augusto, Rafael Sobis (aposentou-se do futebol), Keké e Dudu.

Para que os reforços tenham condições de enfrentar a URT na quarta-feira, 26 de janeiro, às 17h, no Mineirão, o Cruzeiro precisará pagar R$ 23 milhões referentes ao transfer ban na Fifa. O clube deve a Defensor, do Uruguai, e Mazatlán, do México, pelas contratações de Arrascaeta e Riascos, em 2015.

Elenco do Cruzeiro em 2022


Goleiro: Lucas França e Rafael Cabral*

Lateral-direito: Gabriel Dias*

Laterais-esquerdos: Matheus Pereira e Rafael Santos

Zagueiros: Eduardo Brock, Maicon, Mateus Silva e Sidnei

Volantes: Adriano, Lucas Ventura, Filipe Machado, Pedro Castro, Willian Oliveira e Rômulo

Armadores: Giovanni, João Paulo e Marco Antônio

Atacantes: Bruno José, Edu, Thiago, Marcelo Moreno, Vinícius Popó, Vitor Leque e Waguininho

*Rafael Cabral e Gabriel Dias têm acordo para jogar no Cruzeiro, mas ainda não foram anunciados pelo clube

Compartilhe