2

Cruzeiro teve desfalques por COVID-19 em todos os jogos do Mineiro

Time celeste já registrou sete testes positivos, além do técnico Paulo Pezzolano, em 15 dias de temporada

10/02/2022 16:26 / atualizado em 10/02/2022 16:41
compartilhe
Paulo Pezzolano de máscara no duelo entre Cruzeiro e URT, na estreia do Mineiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Paulo Pezzolano de máscara no duelo entre Cruzeiro e URT, na estreia do Mineiro

A pandemia de coronavírus segue afetando diretamente o trabalho dos clubes brasileiros. Se em 2021 o Cruzeiro conseguiu construir uma 'bolha' e não precisou enfrentar grandes surtos da doença dentro de seu elenco, em 2022 a história não tem sido a mesma. 

Com o aumento de casos em função da disseminação da variante ômicron, o time celeste perdeu jogadores em todos os cinco jogos do Campeonato Mineiro. Nesta semana, o técnico Paulo Pezzolano também testou positivo para COVID-19 e desfalcou o time celeste na vitória por 1 a 0 sobre o Democrata-GV, no Mineirão. A tendência é que ele também fique fora da partida deste sábado, às 19h, contra o Tombense.

Na estreia do Estadual - vitória por 3 a 0 sobre a URT -, o Cruzeiro não teve o zagueiro Maicon e os volantes Pedro Castro e Adriano. Então lateral do clube, Matheus Pereira também testou positivo para a doença no início da temporada. O quarteto não ficou à disposição para o jogo diante do Athletic - vitória por 1 a 0 -, na 2ª rodada.

Maicon, Pedro Castro e Adriano voltaram aos treinos na Toca da Raposa II em 31 de janeiro, sete dias após testarem positivo. Se por um lado Pezzolano ganhou três reforços para o jogo diante do América, na 3ª rodada, por outro ele perdeu o capitão Rômulo, outro a ser diagnosticado com a doença em 1º de fevereiro.

Em 3 de fevereiro, foi a vez do volante Willian Oliveira ser afastado dos trabalhos após o teste de COVID-19 apontar resultado positivo. Ao lado de Rômulo, o volante desfalcou a Raposa no duelo contra a Caldense - vitória por 2 a 1, no último sábado. O lateral-direito voltou a ficar à disposição na última segunda-feira (7). 

No dia seguinte (terça-feira, dia 8), porém, o Cruzeiro perdeu Gabriel Dias pelo mesmo motivo.  O lateral-direito foi o sexto jogador do atual elenco a testar positivo e desfalcou o time celeste na vitória por 1 a 0 sobre o Democrata-GV, nessa quarta-feira. Ele deverá retornar aos treinos às vésperas do jogo contra o Uberlândia, marcado para 16 de fevereiro, no Mineirão.

Para a partida diante do Tombense, o Cruzeiro ganha o retorno de Willian Oliveira. O volante, que apresentou bom futebol nas primeiras chances que recebeu, voltou a treinar com o grupo nesta quinta-feira. Antes, ele marcou presença no Mineirão nessa quarta, conforme mostrou pelas redes sociais. 

E o protocolo?


Em 10 de janeiro, o Ministério da Saúde reduziu para 7 dias a recomendação de isolamento para casos de COVID-19 "desde que (o infectado) não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas sem o uso de antitérmicos".

Nos comunicados sobre os testes positivos, o Cruzeiro informou que Maicon, Adriano, Pedro Castro, Rômulo e Willian Oliveira receberam as duas doses da vacina. Já sobre Pezzolano e Gabriel Dias, o clube não deu detalhes. Ainda de acordo com a Raposa, apenas Rômulo e Willian Oliveira tiveram sintomas leves. De resto, todos os casos foram assintomáticos. 

"Eu acho que, na realidade, tem que exigir duas doses de vacina e fazer o teste no sétimo dia. Isso é importante. Se tiver negativo e tiver assintomática, é seguro que essa pessoa volte (ao convívio). Mas se tiver qualquer sintoma - e esse é o problema, as pessoas não valorizam um sintoma que deve ser importante - não pode. Por isso é importante a avaliação médica", destacou o infectologista Carlos Starling, que integra o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Cruzeiro ressalta, em todos seus comunicados, que o departamento médico do clube acompanha constantemente os atletas que testaram positivo para a COVID-19.

Os desfalques por COVID-19 no Mineiro


Cruzeiro 3 x 0 URT: Maicon, Matheus Pereira, Pedro Castro e Adriano
Athletic 0 x 1 Cruzeiro: Maicon, Matheus Pereira, Pedro Castro e Adriano
Cruzeiro 0 x 2 América: Rômulo
Caldense 1 x 2 Cruzeiro: Rômulo e Willian Oliveira
Cruzeiro 1 x 0 Democrata-GV: Willian Oliveira, Gabriel Dias e Paulo Pezzolano

Compartilhe