2

Último jogo entre Cruzeiro e Sergipe teve quatro gols de Fred no Mineirão

Atacante foi o destaque na campanha celeste na Copa do Brasil de 2005

22/02/2022 07:00 / atualizado em 22/02/2022 07:37
compartilhe
Fred marcou quatro gols na vitória do Cruzeiro sobre o Sergipe pela Copa do Brasil de 2005
foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas

Fred marcou quatro gols na vitória do Cruzeiro sobre o Sergipe pela Copa do Brasil de 2005


Adversários na primeira fase da Copa do Brasil de 2022, Cruzeiro e Sergipe já mediram forças pela competição em 2005. Na ocasião, o time mineiro ganhou com tranquilidade as partidas de ida e volta, também na fase inicial.

No Nordeste, o zagueiro Marcelo Batatais fez o gol do triunfo por 1 a 0, em finalização de cabeça, após escanteio cobrado por Wagner. O placar mínimo forçou a realização do segundo jogo, em Belo Horizonte.

Na noite de quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005, o Cruzeiro atropelou o Sergipe por 7 a 0, no Mineirão. Fred foi o destaque do duelo, com quatro gols. Adriano Gabiru, Jean e Athirson completaram o placar.


À época com 21 anos, o camisa 9 ajudou o Cruzeiro a eliminar Ipatinga (segunda fase), Santa Cruz (oitavas de final) e Baraúnas (quartas de final). Na semifinal, a Raposa caiu diante do Paulista, que viria a ser campeão.

Em meio à frustração pelo revés na Copa do Brasil, Fred alcançou a artilharia do torneio, com 14 gols. Ele também balançou a rede 13 vezes no Campeonato Mineiro e 10 no Brasileirão.

O centroavante ainda marcou três gols em jogos da Série A que foram posteriormente anulados pelo STJD após o escândalo da Máfia do Apito envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho.

O Cruzeiro passou a considerar as vitórias sobre Botafogo (4 a 1) e Paysandu (2 a 1) como amistosos. Assim, Fred fez 40 gols em 43 partidas até ser vendido ao Lyon, da França, em agosto de 2005, por 14,9 milhões de euros.

Após 17 anos, o Cruzeiro tem o atacante Edu como protagonista. Artilheiro da Série B de 2021 pelo Brusque, com 17 gols em 33 jogos, ele iniciou o Mineiro de 2022 com cinco gols em sete partidas.

Para superar o Sergipe, a Raposa necessita de pelo menos um empate em Aracaju. A bola rolará às 21h30 desta quarta-feira, com transmissão do Amazon Prime Video e narração em tempo real do Superesportes.

O Cruzeiro já garantiu R$ 1,27 milhão pela participação na primeira fase da Copa do Brasil. Se eliminar o Sergipe, assegurará R$ 1,5 milhão na segunda fase e pegará o ganhador de Tuntum-MA x Volta Redonda.

Cruzeiro 7x0 Sergipe


Cruzeiro
Fábio; Ruy, Edu Dracena, Marcelo Batatais (Régis) e Athirson; Fábio Santos (Jardel), Maldonado, Marabá (Kelly) e Adriano Gabiru; Fred e Jean
Técnico: Levir Culpi

Sergipe
Neto; Gonçalves, Felipe, Antônio Carlos e Glauber; Mazinho, Fabinho, Nilson Rocha e Robson Saci; Fabian e Nilson Baiano
Técnico: Jorge Replay

Gols: Fred (4), Adriano Gabiru, Jean e Athirson

Cartões amarelos: Edu Dracena (Cruzeiro)

Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira

Assistentes: Alexandre Santos Conceição e Rodrigo Otávio Baeta

Compartilhe