2

Reunião, SAF, dívidas: a semana do Cruzeiro antes de estreia na Série B

Clube celeste tem assuntos importantes na pauta até a data do jogo contra o Bahia, às 21h30 da próxima sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador

03/04/2022 07:00 / atualizado em 03/04/2022 09:58
compartilhe
Presidente Sérgio Santos Rodrigues quer que voto seja aberto na reunião de segunda-feira do Conselho Deliberativo
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Presidente Sérgio Santos Rodrigues quer que voto seja aberto na reunião de segunda-feira do Conselho Deliberativo


O Cruzeiro não tem tempo para lamentar a derrota por 3 a 1 para o Atlético na final do Campeonato Mineiro, nesse sábado, no Mineirão. Assuntos de importância estão na pauta do clube nos dias que antecedem a estreia na Série B, contra o Bahia, às 21h30 de sexta-feira (8), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O planejamento do clube para a temporada 2022 passa pela reunião do Conselho Deliberativo, nesta segunda-feira, às 18h30 (entrada às 17h30), no parque esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os integrantes do quadro social da Raposa vão avaliar as demandas do ex-jogador Ronaldo relacionadas à Sociedade Anônima do Futebol.


Conforme o art. 20, VI, do Estatuto do clube, 90% dos conselheiros (beneméritos, natos e eleitos) precisam aprovar a venda dos imóveis. Há uma discussão se a proporção considera a totalidade dos integrantes (inclusive quem faltar) ou apenas os presentes na reunião.

“Autorizar a alienação de bem imóvel do Cruzeiro Esporte Clube, excluídas as unidades que compõem o Parque Esportivo do Barro Preto, o Centro Administrativo, as Sedes Campestres, a Toca da Raposa I e a II, imóveis somente alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro Esporte Clube, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos Conselheiros”.

Em várias ocasiões, o Fenômeno afirmou que será difícil continuar como investidor da SAF se o Conselho rejeitar as condições propostas. Ele garantiu que não tem qualquer intenção de, no futuro, repassar as propriedades para o mercado imobiliário. O objetivo é evitar possíveis penhoras dos locais de treinamento do time profissional e das categorias de base.

Mesmo sem ter assinado a compra, Ronaldo já aportou cerca de R$ 26 milhões para colocar fim ao transfer ban na Fifa, em janeiro, pelas dívidas relacionadas às contratações de Arrascaeta (Defensor-URU), Riascos (Mazatlán-MEX) e Rafael Sobis (Tigres-MEX).

Nos próximos dias, ele precisará injetar outros R$ 12 milhões - desde que permaneça como sócio do clube-empresa - para encerrar novas punições na Fifa e na CNRD. O Cruzeiro tem pendências com Independiente del Valle, do Equador, pela aquisição do zagueiro Kunty Caicedo, e Atlético-AC pelo empréstimo do atacante Careca.

Somente após a solução do imbróglio é que o Cruzeiro poderá regularizar os reforços engatilhados para a Série B: o goleiro Gabriel Mesquita (Guarani), o volante Neto Moura (Mirassol), o meia Leonardo Pais (Montevideo Wanderers, do Uruguai) e o atacante Rafael Silva (Wuhan Zall, da China).

Compartilhe