2

Cruzeiro SAF: tudo sobre votação no Conselho envolvendo pedidos de Ronaldo

Conselheiros do Cruzeiro definem nesta segunda-feira (4) se as solicitações de Ronaldo serão atendidas

04/04/2022 04:00 / atualizado em 04/04/2022 15:44
compartilhe
Conselho votará solicitações de Ronaldo nesta segunda (4)
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Conselho votará solicitações de Ronaldo nesta segunda (4)


Cruzeiro vive um dia decisivo nesta segunda-feira (4), quando os conselheiros participarão da reunião extraordinária, no Parque Esportivo do Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para votar as solicitações feitas pelo empresário Ronaldo - o ponto principal são as transferências das Tocas da Raposa I e II da associação para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Superesportes fez um guia completo para você entender, ponto por ponto, tudo que cerca essa decisão do Conselho Deliberativo. O evento será transmitido pela Raposa no Youtube.



Pautas da votação


  • Autorização para a tomada de todas as medidas necessárias para pedido de recuperação judicial ou extrajudicial, pela Associação;
  • Autorização para a realização de operação de crédito pela Cruzeiro Esporte Clube - Sociedade Anônima do Futebol ("SAF") e/ou Associação dando imóveis da Associação em garantia, para fins de reestruturação da dívida da Associação;
  • Autorização para a realização de operação imobiliária em favor da SAF visando a exploração das Tocas I e II, cuja renda será revertida para a amortização da totalidade da dívida tributária da Associação que, segundo a lei 14.193, é exclusivamente da Associação, sem solidariedade ou subsidiariedade da SAF, com: (e.i) transferência da propriedade das Tocas da Raposa I e II à SAF condicionada à amortização de toda a dívida tributária da Associação; e (e.ii) a obrigação de divisão igualitária entre a SAF e a Associação de lucro imobiliário que eventualmente vier a ser obtido na hipótese de venda das Tocas da Raposa I e II pela SAF;
  • Autorização para a prática de todos os atos necessários para: (f.i) dotar a SAF com todos os direitos de exploração das atividades relacionadas ao futebol, incluindo patrocínios, direitos de transmissão, vendas de ingressos, e exploração de marcas e outras propriedades intelectuais sem a sua cessão definitiva; e (f.ii) aprovar o investimento pela Tara Sports na SAF, com a celebração dos contratos definitivos.

Quem pode votar

Ronaldo quer repassar que a SAF fique com as Tocas da Raposa I e II
foto: André Batista/Cruzeiro

Ronaldo quer repassar que a SAF fique com as Tocas da Raposa I e II



O artigo 20 do Estatuto diz que cabe ao Conselho Deliberativo decidir sobre a alienação de imóveis. Para o pedido de Ronaldo ser aprovado, é preciso consenso de modo a obter 90% dos Conselheiros. Para todos os outros itens, basta maioria simples.

O artigo 15 do Estatuto explica a quantidade de integrantes que compõe o quadro do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. Ao todo, são 280 conselheiros membros (natos) e 220 associados (efetivos), além dos beneméritos. Suplentes não participam da votação.

"O Conselho Deliberativo é composto:

I - Pelos atuais e pelos ex-presidentes do Cruzeiro Esporte Clube e do Conselho Deliberativo,  na condição de Conselheiros Beneméritos;

II - Por 280 (duzentos e oitenta) membros, na condição de Conselheiros Natos, eleitos entre os conselheiros;

III - Por 220 (duzentos e vinte) associados, eleitos pela Assembleia Geral, na condição de conselheiros, e 110 (cento e dez) na de suplentes".

Voto aberto ou fechado?



"Quem vai ter que fazer isso é o novo presidente, o Maurício, diante da renúncia do presidente Nagib. Mas o presidente Nagib tinha feito uma consulta ao jurídico, e o jurídico deu parecer favorável ao voto aberto, então a gente entendeu que é assim. Mas quem preside a reunião é o presidente do Conselho Deliberativo. Esses detalhes é ele quem vai ter que dar. Mas nós entendemos que vai ser sim o voto aberto, que é o que o nosso parecer permitiu lá", disse.

Usualmente, as votações do Cruzeiro são fechadas. No fim do ano passado, a Assembleia Geral que autorizou a mudança no Estatuto do clube para a venda de até 90% das ações da SAF foi secreta.

Quando e onde


A reunião extraordinária será realizada no dia 4 de abril de 2022, nesta segunda-feira, no Parque Esportivo do Barro Preto, à rua Guajajaras, nº 1722, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A abertura dos portões para a entrada dos conselheiros ocorrerá às 17h30, com fechamento às 18h30, momento em que começará a reunião. 

Risco de liminar



Em áudio vazado no domingo (3), Alvimar de Oliveira Costa, ex-presidente do Cruzeiro, pediu engajamento dos conselheiros para obter uma liminar na Justiça com o objetivo de barrar a votação sobre os pedidos de Ronaldo. Alvimar elogia o ex-jogador, mas alega que o contrato é nocivo ao Cruzeiro.

"Depois de analisar muito o contrato, que foi muito nocivo ao Cruzeiro, e todo mundo está extremamente satisfeito com Ronaldo, não queremos a saída dele, só um equilíbrio maior no contrato, que foi pessimamente negociado pelo Sérgio, que traiu todo Conselho Deliberativo. Nós emprestamos a cara para aprovar até 90%, mas a gente tinha combinado que a negociação ia ser no máximo até 66%. Na calada da noite, ele transferiu 90%. Acertou no parceiro, que não tem melhor. Ronaldo pode trazer receitas imensuráveis para o Cruzeiro, Ronaldo é tão forte que ele fala com qualquer chefe de estado do mundo, mas o contrato está muito desequilibrado", disse Alvimar.

"E, da forma que está, essa reunião se acontecer amanhã, a chance de 9/10 votar a favor passando as duas Tocas da Raposa para a SAF é grande. Então, nós temos que evitar isso para negociar melhor o percentual do Cruzeiro e como seria as Tocas para ele. Claro que a SAF precisa das Tocas, como que vai treinar? A gente tem que ter garantias. Se for aprovado, a gente fica absolutamente sem força para tentar qualquer coisa nova. Então, é muito importante o engajamento. Quem puder me mandar a procuração para que o advogado protocole e no pedido de liminar esteja constando nome, cargo (efetivo ou nato), número da cota, os dados do associado, conselheiro. É isso, pessoal, queremos Ronaldo, mas com um equilíbrio maior do contrato. Obrigado, um abraço", acrescentou. 

O 'after'


Em caso de aprovação na votação, o empresário Ronaldo garante que assinará a compra de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, pagará o transfer ban por dívida de cerca de R$ 11 milhões com o Independiente del Valle, do Equador, pela compra de Caicedo, em 2016. O clube precisa se livrar da punição da Fifa para registrar reforços até 12 de abril, quando fecha a janela de contratações. O Cruzeiro também deve cerca de R$ 1 milhão ao Atlético-AC pelo empréstimo do atacante Careca e foi punido pela CNRD. Logo, a Raposa precisa de dinheiro de forma urgente.

Em caso de rejeição do Conselho, é difícil saber o que ocorrerá. Em algumas lives em seu canal no Twitch, o Fenômeno afirmou que dificilmente continuará como investidor da SAF se as condições propostas forem barradas na votação. Ele, contudo, poderia propor outra solução para continuar no clube. Isso é algo que saberemos na noite desta segunda-feira.

Compartilhe