2

Presidente do Cruzeiro fala sobre aval da torcida em venda da SAF a Ronaldo

Torcedores estiveram na entrada do clube do Cruzeiro, no Barro Preto, nesta segunda-feira (4), e festejaram com voto unânime do Conselho para venda da SAF

04/04/2022 23:25 / atualizado em 05/04/2022 16:35
compartilhe
Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, fala sobre aprovação da torcida sobre venda da SAF a Ronaldo
foto: Marcos Vieira//EM/D.APres

Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, fala sobre aprovação da torcida sobre venda da SAF a Ronaldo


Presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues falou sobre o sentimento da torcida em apoiar a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) a Ronaldo Fenômeno. Nesta segunda-feira (4), de forma unânime, o Conselho Deliberativo celeste aceitou as demandas feitas pelo ex-jogador, que comprará 90% das ações da SAF nos próximos dias. No Barro Preto, onde ocorreu a votação, cruzeirenses festejaram a decisão dos conselheiros.


"Quando a gente vê que uma coisa é unânime, que não tem uma faixa contra, nada contra, acho que é porque estamos no caminho certo. Um clube que tem sofrido tanto nos últimos anos, com muita coisa polêmica, até em relação a mim mesmo, com decisões que às vezes a torcida não gostaria que fossem tomadas. Então, quando a gente vê isso acontecendo de forma unânime, deixa gente muito feliz, vê que está de encontro a esse desejo, e finalmente conseguindo realizar esse sonho", disse o dirigente.

Nesta segunda-feira, os conselheiros decidiram autorizar que o clube passe por uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial e permitiram que as Tocas da Raposa I e II sejam transferidas do patrimônio da associação para a SAF. Em contrapartida, Ronaldo assumirá uma dívida tributária de cerca de R$ 180 milhões e com parcelas acima de R$ 1 milhão até 2032.

Diferentemente do Conselho, que passou por um processo de aceitação da venda da Sociedade Anônima ao ex-jogador, a torcida, em maioria, sempre apoiou o projeto. Na final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Atlético, nesse sábado (2), torcedores celestes gritaram em peso: "Fica, Ronaldo".

 
"No que a gente convive, no que a gente vê, a torcida está feliz da vida da forma que o Cruzeiro está jogando. Acho que sábado mostra isso. Depois de uma derrota por 3 a 1, você vê a torcida cantando 20 minutos depois (do jogo terminar). Tá todo mundo gostando da forma que o time se posta. O próprio Ronaldo falou de reforços que estão prontos para serem registrados após pagar o transfer ban", disse Sérgio Santos Rodrigues.
 
"A gente está muito animado. Acho que esse time, se reforçando e jogando da forma que vem jogando, com a torcida sendo presente - já que a gente não teve isso nos dois últimos campeonatos - acho que vai ser fundamental. A gente torce para caminhar e dar tudo certo", completou.

Em 18 de dezembro, quando assinou oferta de compra vinculante de 90% das ações da SAF, Ronaldo exigiu um prazo de 120 dias para realizar uma diligência no Cruzeiro. O período para o Fenômeno efetivar a compra, portanto, termina em 18 de abril.
 
 

Torcida do Cruzeiro na votação do Conselho sobre a SAF

 

Clima hostil

 
Em contraponto à celebração da torcida após a aprovação da venda da SAF a Ronaldo, as horas que antecederam a votação no Barro Preto foram de muita tensão. Os conselheiros que chegavam para a Reunião Extraordinária no Parque Esportivo foram intimidados, hostilizados e ameaçados por torcedores do clube e integrantes de organizadas que exigiam a aprovação da proposta de Fenômeno.

Cada conselheiro que chegava ao Barro Preto precisava passar por um corredor de torcedores irados e furiosos. No trajeto, os integrantes do Conselho Deliberativo eram empurrados e sofriam ameaças.
 

O clima ficou ainda mais hostil quando o Superesportes informou, em primeira mão, que uma liminar expedida pelo juiz Bruno Teixeira Lino anulou a votação. O pedido partiu dos conselheiros do clube Antônio Carlos Cruvinel e José Eustáquio Lucas Pereira. Ambos são desembargadores.

Posteriormente, o departamento jurídico do Cruzeiro conseguiu derrubar a liminar e dar início à votação no Parque Esportivo do Barro Preto. 


 
 

Ronaldo é assediado por conselheiros do Cruzeiro em votação da SAF


Compartilhe