2

Cruzeiro ainda tenta registro de três reforços no BID; veja quais são

Mesmo com a janela de contratações fechada desde 12 de abril, atletas podem ser inscritos na CBF uma vez que já não tinham vínculo naquela data

15/04/2022 14:48 / atualizado em 15/04/2022 15:05
compartilhe
Técnico Paulo Pezzolano aguarda sinal positivo de Pedro Martins para utilizar três reforços: Leonardo Pais, Rafael Silva e Luvannor
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Técnico Paulo Pezzolano aguarda sinal positivo de Pedro Martins para utilizar três reforços: Leonardo Pais, Rafael Silva e Luvannor


O Cruzeiro fechou um pacote de oito reforços para a Série B e já regularizou cinco deles no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF: o goleiro Gabriel Mesquita, o zagueiro Zé Ivaldo, o volante Neto Moura e os atacantes Rodolfo e Jajá. Por outro lado, três contratados vindos do exterior ainda aguardam pela autorização legal para atuar com a camisa azul: o meia Leonardo Pais e os atacantes Rafael Silva e Henrique Luvannor.

O uruguaio Leonardo Pais, de 27 anos, foi indicado pelo técnico Paulo Pezzolano e rescindiu contrato com o Montevideo Wanderers em 1º de abril. Rafael Silva, de 30, deixou o Wuhan Zall, da China, no ano passado. Por sua vez, Henrique Luvannor, de 31 anos, fez sua última apresentação pelo Al Taawon, da Arábia Saudita, em janeiro.

Mesmo com a janela de contratações fechada desde o dia 12 de abril, esses atletas podem ser inscritos normalmente na Confederação Brasileira de Futebol uma vez que já não tinham vínculo com outros clubes naquela data.

O diretor de futebol Pedro Martins informou na quinta-feira (14), em entrevista coletiva gravada, que o processo de regularização do trio está em andamento. Ele só não quis cravar um prazo para que os reforços fiquem legalmente à disposição do técnico cruzeirense Paulo Pezzolano.

"Esses casos são de jogadores que estavam livres, então eles não precisam entrar na janela de transferências dentro do futebol brasileiro. Como são atletas que estavam fora do Brasil, tem alguma demanda de documentação que demora um pouco mais, mas o clube está trabalhando para que eles estejam aptos o mais rápido possível", informou o executivo do Cruzeiro.

Reforços assistem a jogo do Cruzeiro no Mineirão pela Série B



Leonardo Pais


Leonardo trabalhou com o técnico Paulo Pezzolano no Liverpool Montevideo, em 2019. Também passou por Juárez, do México, Torque e Defensor, ambos do Uruguai.

No Defensor, Pais foi colega de Arrascaeta e participou da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em 2014, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele substituiu Felipe Gedoz, autor dos dois gols da partida.

Rafael Silva


Revelado pelo Corinthians, Rafael Silva não chegou a atuar pela equipe profissional do Parque São Jorge. Ele se transferiu para o Coritiba ainda nas categorias de base e defendeu o time principal do Coxa entre 2012 e 2013 (20 jogos e um gol).

O atacante, que atua mais centralizado, deixou o Brasil em 2013, quando se transferiu para o Lugano, da Suíça. Em duas temporadas no clube, ele jogou 29 vezes e marcou 13 gols.

Rafael chegou ao Japão em 2014. Naquele país, defendeu Albirex Niigata (62 jogos e 26 gols) e Urawa Reds (42 jogos e 21 gols). Em 2018, o centroavante foi negociado com o Wuhan Zall, seu último clube (43 jogos e 32 gols entre 2018 e 2021).

Henrique Luvannor


Desconhecido do público brasileiro, o atacante Henrique Luvannor, de 31 anos, nasceu em Campo Maior, no Piauí, e é naturalizado moldávio. Ele já atuou em algumas oportunidades pela seleção daquele país. 

Sua primeira temporada no Leste Europeu foi pelo Sheriff, em 2011/12, quando marcou 8 gols em 19 jogos. Luvannor atua pelas beiradas do campo e ainda passou por Shabab Dubai, Al Ahli e Al Wahda, todos dos Emirados Árabes Unidos. Em 2020, retornou ao Sheriff, de onde saiu em 2022 para acertar com o Al Taawon da Arábia Saudita.

De acordo com o OGol, site especializado em estatísticas, Luvannor tem 95 gols em 234 partidas disputadas na carreira. Na temporada 2021/22, ele balançou a rede seis vezes. No ano passado, ele marcou quatro gols na fase classificatória da Liga dos Campeões, enquanto vestia a camisa do Sheriff. 

Compartilhe