2

Cruzeiro: quais são as opções de Pezzolano para substituir João Paulo?

Meio-campista precisará passar por cirurgia na coxa e desfalcará Raposa em compromissos pela Copa do Brasil e da Série B do Brasileiro

29/04/2022 06:00 / atualizado em 29/04/2022 16:09
compartilhe
Pezzolano definirá um substituto para João Paulo, que passará por cirurgia
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Pezzolano definirá um substituto para João Paulo, que passará por cirurgia

Um dos principais jogadores do Cruzeiro no início da temporada, o meia João Paulo passará por cirurgia na coxa e desfalcará o time nos próximos compromissos. Ainda não há prazo estipulado para retorno, mas o jogador precisará ser substituído por Paulo Pezzolano em jogos decisivos de Copa do Brasil e Série B do Brasileiro. 



O elenco do Cruzeiro não oferece, inicialmente, muitas alternativas a Pezzolano. O único meia central de origem é o jovem Daniel Jr, de 19 anos. A ideia do treinador uruguaio, no entanto, é utilizar a revelação com parcimônia, uma vez que ele foi promovido ao profissional apenas neste ano. 

Marco Antônio, fora de combate desde meados de março por problemas musculares, também atuou nas categorias de base como meia central. Contudo, ele não aproveitou as cinco primeiras chances recebidas com Pezzolano, no Campeonato Mineiro. Falta ao jogador, principalmente, mais intensidade nas partidas.

Diante disso, a tendência é que o Cruzeiro tenha uma nova configuração de meio-campo. Na vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, na última terça-feira, no Mineirão, pela Série B, Pezzolano escalou o time com dois alas e uma dupla de volantes no esquema 3-4-3: Leonardo Pais, Willian Oliveira, Neto Moura e Rafael Santos.

O desempenho do Cruzeiro não foi o esperado, mas essa organização também havia sido treinada poucas vezes. O time foi escalado desta forma em apenas uma oportunidade, contra o América, na primeira fase do Estadual. Com mais tempo de trabalho, a expectativa é que as peças se ajeitem e o rendimento melhore.

Mudança de esquema


Outra opção de Pezzolano é utilizar o tradicional 4-3-3 com um trio de volantes. Essa foi a formação escolhida para a maior parte da temporada até aqui. Pelo menos três meio-campistas do Cruzeiro têm características um pouco mais ofensivas. São eles Neto Moura, Pedro Castro e Fernando Canesin – o último ainda em recuperação de uma lesão na musculatura flexora do joelho.

Se pensar em improvisações, Pezzolano tem a possibilidade de utilizar até Rômulo na função de meia central. Hoje lateral-direito do Cruzeiro, o jogador já atuou no meio-campo em sua passagem pela Europa. O uruguaio Leonardo Pais também é versátil e poderia desempenhar a função de João Paulo.

As primeiras ideias de Pezzolano poderão ser vistas já neste sábado (30), quando o Cruzeiro enfrenta a Chapecoense às 19h, na Arena Condá, em Chapecó-SC.

O time celeste luta para voltar ao G4 da Série B após ter sido ultrapassado pelo Grêmio, que bateu o Operário por 1 a 0 nessa quarta-feira (27). 

Compartilhe