2

Novo titular do Cruzeiro, Luvannor foi goleador na Europa e nos Emirados

Autor do gol da vitória sobre o Londrina, no Mineirão, atacante de 31 anos brilhou no Sheriff, da Moldávia, e de clubes dos Emirados Árabes Unidos

27/04/2022 17:30 / atualizado em 27/04/2022 21:17
compartilhe
Luvannor fez o gol da vitória do Cruzeiro sobre o Londrina
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Luvannor fez o gol da vitória do Cruzeiro sobre o Londrina


Luvannor foi o herói do Cruzeiro no jogo contra o Londrina, nessa terça-feira, no Mineirão, pela 4ª rodada da Série B. Ele marcou o gol da vitória por 1 a 0, aos 21 minutos do segundo tempo, após assistência de Edu em lance que começou com erro de passe do goleiro Matheus Nogueira.

A estratégia de pressionar a saída de bola do adversário deu certo. Assim que o Londrina cobrou o tiro de meta, Edu e Luvannor correram em direção à grande área e forçaram a falha de Matheus Nogueira. Ao receber a redonda, o camisa 90 teve calma para ajeitar e chutar de canhota no canto esquerdo.




Natural de Campo Maior, no Piauí, Luvannor começou no Paranoá, de Brasília, e depois passou pelo Morrinhos, de Goiás. Aos 21 anos, em 2011, transferiu-se para o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, onde se tornou ídolo. De acordo com dados do clube, foram 118 jogos, 55 gols e 21 assistências de 2011 a 2014 e, posteriormente, em 2021.

Em 2013/2014, Luvannor terminou o Campeonato Moldávio como artilheiro, com 26 gols em 28 jogos, e ajudou o Sheriff a levantar a taça, com 87 pontos em 33 rodadas (12 clubes se enfrentando em três turnos). Também balançou a rede uma vez na qualificatória da Liga dos Campeões, uma na Copa da Moldávia e duas em amistosos. No geral, somou 30 tentos em 44 partidas.



Em agosto de 2014, Luvannor trocou o Sheriff pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos. Em 92 jogos, marcou 42 gols. Três anos depois, em julho de 2017, acertou com o Shabab Dubai, pelo qual acumulou 31 gols em 78 apresentações, segundo o site OGol. Ainda defendeu o Al Wahda, mas sem destaque: cinco partidas e nenhum tento.

Nos Emirados, Luvannor esteve em campo 175 vezes e contabilizou 73 gols. Em 2021, ele regressou ao Sheriff, onde desempenhou papel importante na inédita classificação à fase de grupos da Liga dos Campeões ao anotar quatro gols em sete jogos na qualificação. O clube passou por quatro adversários - KF Teuta, da Albânia; Alashkert FC, da Armênia; Estrela Vermelha, da Sérvia; e Dínamo Zagreb, da Croácia.

Em 29 de agosto de 2021, Henrique Luvannor saiu do Sheriff para defender o Al Taawon, da Arábia Saudita. Assim, ele não participou das façanhas na Champions: vitórias por 2 a 0 sobre Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e 2 a 1 diante do poderoso Real Madrid, em pleno estádio Santiago Bernabéu, na Espanha.



Com 19 títulos, o Sheriff é o maior vencedor do campeonato nacional, disputado desde 1992, ano seguinte ao fim da União Soviética e à consequente independência da Moldávia. A nação de 2,6 milhões de habitantes sem costa marítima faz fronteira com a Romênia - país do qual herdou a língua oficial - e a Ucrânia.

Em entrevista ao Superesportes em 8 de abril, Luvannor relembrou o período de sucesso no exterior - onde chegou a defender a Seleção da Moldávia em quatro partidas (dois gols) -, e falou sobre o objetivo de recolocar o Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro.

“Eu saí do Brasil com 20 anos, em 2011. Fui para o Sheriff, onde fiquei três anos, e depois fui para os Emirados Árabes, onde fiquei sete anos. Tive a felicidade de voltar para o Sheriff no ano passado, quando consegui ajudar a equipe a chegar à Champions League. Um feito que entrou para a história, o clube nunca havia se classificado”. 

Luvannor em ação pelo Sheriff em jogo contra o Tottenham na Liga Europa 2013/2014
foto: REUTERS/Gleb Garanich

Luvannor em ação pelo Sheriff em jogo contra o Tottenham na Liga Europa 2013/2014


“Estar dentro da história do Sheriff, um clube que eu considero que me revelou para o mundo da bola e abriu as portas para mim, me deu oportunidades, foi maravilhoso. Foi um desafio muito bom mesmo, e hoje em dia eu vejo o desafio com o Cruzeiro parecido. Temos que colocar o Cruzeiro onde ele deve estar, que é na Série A. Um clube grande desse não pode ficar muito tempo onde está hoje”.

Luva - como passou a ser chamado pelos cruzeirenses nas redes sociais em alusão ao influenciador Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro - pode repetir a dobradinha com Edu no confronto com a Chapecoense, às 19h de sábado, na Arena Condá, em Chapecó, pela 5ª rodada da Série B. A Raposa busca a vitória para embalar na competição e continuar perto das primeiras colocações.

Números de Luvannor no exterior


Sheriff, da Moldávia - 55 gols em 118 jogos

Al Shabab, dos Emirados Árabes Unidos - 42 gols em 92 jogos

Shabab Dubai, dos Emirados Árabes Unidos - 31 gols em 78 jogos

Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos - nenhum em 5 jogos

Al Taawon, da Arábia Saudita - 6 gols em 12 jogos

Total - 134 gols em 305 jogos (média de 0,43)

Compartilhe