2

Tite cita jogo do Cruzeiro ao explicar convocações da Seleção Brasileira

Treinador fez avaliação sobre condições às quais os atletas observados são submetidos em seus clubes

18/05/2022 09:28 / atualizado em 18/05/2022 09:31
compartilhe
Técnico Tite durante convocação da Seleção Brasileira
foto: Lucas Figueiredo/CBF

Técnico Tite durante convocação da Seleção Brasileira

O técnico Tite usou como exemplo o jogo do Cruzeiro contra o Náutico na Série B ao falar sobre critérios utilizados para escolher os convocados para a Seleção Brasileira.

Inicialmente, o comandante foi questionado sobre o peso do 'fator geográfico' (em que país cada jogador atua) na hora de definir a lista de selecionados. Antes de citar o jogo do Cruzeiro, ele mencionou a necessidade de relativizar o nível técnico das diferentes ligas pelo mundo.

"É muito difícil saber o nível e quantificar isso. A gente tem que relativizar: qual é a exigência da Premier League? Qual é a exigência da Premier League contra o Espanhol? E o Francês? E o Brasileiro?", disse, em entrevista à Jovem Pan.

"Por isso esse acompanhamento, por isso o César Sampaio (auxiliar), para que a gente possa estar presente nos jogos, para que a gente possa acompanhar com vocês (imprensa), para que a gente possa rever opiniões, para que a gente possa ouvir opiniões, para que a gente possa rever conceitos, se assim o for", prosseguiu.

Jogo do Cruzeiro


Líderes da Série B após sete rodadas nos últimos 10 anos



O principal ponto citado por Tite foram as diferenças técnicas de um campeonato para outro. "É esse acompanhamento mais aprofundado, e não aquela história de convocar pelo aspecto geográfico só porque está fora (do Brasil). Não é assim, não foi assim. Não traz esse critério", pontuou.

Foi quando o técnico da Seleção fez menção à vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Náutico, no último domingo, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Tite criticou a baixa qualidade do gramado dos Aflitos.

"Traz, sim, a mensuração da qualidade técnica do atleta, do nível de exigência que está, do momento que está, sim, do nível técnico dos campeonatos que eles enfrentam. Inclusive, da qualidade dos gramados", seguiu.

"Como é que tu vai assistir, por exemplo, a um jogo de Cruzeiro e Náutico? Que tipo de avaliação pode ser feito aí? Ou tu pegar um estádio que não tem as suas melhores condições e querer que a velocidade do jogo aconteça, se o gramado não te proporciona? Não sei como está o Engenhão agora, mas visualmente, quando dá 30 minutos (de jogo), também não tem suas melhores condições. Tem todas essas variáveis", completou o comandante.

A qualidade ruim do gramado dos Aflitos também foi criticada por Ronaldo, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. "E esse gramado aí?", escreveu no Twitter o ex-camisa 9, que utilizou um emoji de cara cansada.
Compartilhe