2

Cruzeiro tem novo gestor de captação, e diretor explica estratégias na base

Diretor de futebol Pedro Martins revelou que o Cruzeiro, agora gerido por Ronaldo, passará a investir mais na captação de jovens talentos de categorias menores

Na foto, Milton Costa, ao centro, nos tempos de Ferroviária de Araraquara
foto: Tiago Pavini/Ferroviária S/A

Na foto, Milton Costa, ao centro, nos tempos de Ferroviária de Araraquara



O Cruzeiro fechou com Milton Costa, ex-Ferroviária e Bahia, para o cargo de coordenador de captação das categorias de base. A revelação foi feita pelo diretor executivo de futebol, Pedro Martins, durante entrevista ao podcast Superesportes Entrevista, nessa quinta-feira (19).

Milton Costa já havia trabalhado com Pedro Martins na Ferroviária. No clube de Araraquara, ele atuou como supervisor do futebol de base, entre maio de 2016 e agosto de 2018, e coordenador geral das categorias de base, entre agosto de 2018 e abril de 2021. No Bahia, Milton foi coordenador técnico da base até abril passado.

Em janeiro, já havia chegado ao Cruzeiro Roberto Braga, novo diretor das categorias de base, também com passagem pela Ferroviária entre 2016 e 2019.

"O Roberto Braga é o diretor de base, que chegou, e agora veio o Milton Costa, que veio para coordenar toda a área de captação.O Milton estava no Bahia", revelou ao Superesportes o executivo de futebol cruzeirense Pedro Martins.

Política de formação e captação


Durante a entrevista ao podcast, Pedro Martins revelou que o Cruzeiro, agora gerido por Ronaldo, por meio da SAF, passará a investir mais na captação de jovens talentos de categorias menores. Aquisições de atletas para sub-17 e sub-20 tendem a ser pontuais.



"A gente está montando uma área de captação nova dentro do clube. Chegou um novo gestor para essa área, e a gente está fazendo uma análise de onde a gente quer procurar esses jovens talentos, principalmente quando a gente fala de categorias menores. Quando você fala de categoria sub-20, ou você vai atuar numa compra de um jogador que foi destaque em determinada competição ou algum jogador que foi dispensado de um outro clube", pontuou.

"O nosso foco vai ser melhorar bastante, de forma considerável, as nossas categorias menores. A gente acredita que os melhores jogadores você vai encontrar nessa idade menor. Mas é óbvio que vai ter uma ligação muito grande entre a nossa área de mercado e a área de captação para caso haja alguma oportunidade que fortaleça as nossas equipes, aí sub-17, sub-20, que estão mais próximos do nosso profissional. Aí a gente vai fazer. Mas não vai ser o nosso foco até porque isso acaba não sendo formação", agregou o executivo de futebol.

A intenção do Cruzeiro será levar jovens talentos, formados na nova cultura de base do clube, até o profissional. E esse trabalho visará principalmente jovens a partir dos 14 anos.

"Trabalhar de maneira completa na formação é buscar lá com 14 e vir trazendo até o profissional. Na prática, o nosso objetivo é focar muito mais no desenvolvimento do indivíduo do que no desenvolvimento da equipe. O que isso quer dizer? A gente vai buscar competir em todas as competições de base que estiver por aí, mas, se não ganhar, e a gente entender que o processo está andando de maneira correta, a gente vai ficar contente e feliz porque o mais importante é colocar o jogador lá na equipe principal", concluiu Pedro Martins.

Ouça a íntegra do podcast com Pedro Martins, do Cruzeiro:


Milton Costa, novo coordenador de captação do Cruzeiro


Bahia

Coordenador técnico das categorias de base
Abril de 2021 a abril de 2022

Ferroviária de Araraquara

Supervisor de Futebol de Base
Maio de 2016 a agosto de 2018

Coordenador geral das categorias de base
Agosto de 2018 a abril de 2021

Desportivo Brasil Participações Ltda.

Supervisor de Futebol
Março de 2015 a maio de 2016 





Compartilhe