2

Números de Rafael no Cruzeiro são superiores aos de Fábio no Fluminense

Adversários nesta quinta-feira (23), às 19h, Rafael Cabral, goleiro da Raposa, tem média de gols sofridos por partida inferior aos de Fábio no tricolor

23/06/2022 06:00 / atualizado em 22/06/2022 19:09
compartilhe
Rafael Cabral (esq) já soma 35 jogos pelo Cruzeiro; com tais números, Fábio (dir) alcançaria a marca de 1.011 partidas pelo clube
foto: Staff Images -- MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Rafael Cabral (esq) já soma 35 jogos pelo Cruzeiro; com tais números, Fábio (dir) alcançaria a marca de 1.011 partidas pelo clube


Após 16 anos no Cruzeiro, o goleiro Fábio voltará a enfrentar o clube celeste. Agora pelo Fluminense, o arqueiro jogará contra a Raposa nesta quinta-feira (23), às 19h, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. O confronto no Rio de Janeiro, contudo, será palco também de um grande duelo individual entre goleiros: o tricolor Fábio contra o celeste Rafael Cabral.

Após um início instável com a camisa do Cruzeiro, Rafael tem conseguido lidar com o peso de substituir Fábio, que deixou o clube em janeiro. O atual goleiro da Raposa, inclusive, tem números melhores em 2022 que o experiente jogador do Fluminense, de 41 anos.


Vale destacar que o goleiro do Fluminense atuou menos vezes em competições estaduais em relação a Rafael. Fábio jogou cinco vezes pelo Campeonato Carioca e sofreu apenas um gol - média de 0,2 por partida. Já Cabral atuou em 11 jogos do Mineiro e foi vazado 13 vezes - média de 1,2 por duelo.

Por torneios continentais, Fábio tem dez partidas no total e nove gols sofridos - média de 0,9 por confronto. O goleiro jogou a Copa Libertadores e a Sul-Americana. Rafael, por sua vez, não participou de nenhuma competição internacional em 2022.
 
 

Campeonato Brasileiro


No mês de maio, quando vivia momento de instabilidade no Cruzeiro, Rafael Cabral teve uma significativa melhora de desempenho. A 'mudança de chave' veio após atuação heroica na terceira fase da Copa do Brasil, diante o Remo. O goleiro defendeu quatro pênaltis e classificou a equipe celeste às oitavas de final.

Posteriormente, Paulo Pezzolano solidificou o sistema defensivo celeste com um esquema com três zagueiros. Assim, o Cruzeiro se tornou um dos clubes com melhores números defensivos no país. Na Série B do Campeonato Brasileiro são 13 partidas e cinco gols sofridos - média de 0,38 por duelo.

Já o Fluminense é marcado pela irregularidade de desempenho de sua defesa. O time comandado por Fernando Diniz tem, na Série A, 13 jogos e 14 gols negativos - média de 1,1 por confronto.
 


Anos de conquistas


Fábio saiu do Cruzeiro depois de 17 anos ininterruptos, 976 partidas e 12 títulos: dois Brasileiros (2013 e 2014), três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
 
Ao fim da temporada passada, o goleiro havia demonstrado interesse em permanecer na Toca da Raposa II por mais um ano, para, enfim, completar 1.000 partidas pelo Cruzeiro. No entanto, teve seus planos frustrados pela gestão de Ronaldo Fenômeno, que não chegou a um acordo para renovar com o goleiro.
 
À época, Fábio informou ter recebido uma proposta de apenas três meses de vínculo e encerramento de carreira depois do Campeonato Mineiro. Ele tentou convencer os responsáveis pela SAF a fechar acordo de um ano inteiro, tal como havia sido apalavrado na gestão do presidente Sérgio Santos Rodrigues, porém não conseguiu. 
 
 

Momentos marcantes de Fábio no Cruzeiro

 

Compartilhe