2

Cruzeiro lança livro oficial sobre história centenária do clube

Obra é uma releitura atualizada do livro homônimo, lançado por Plínio Barreto, em parceria com seu filho Luiz Otávio Trópia Barreto, em 2000

27/06/2022 18:15 / atualizado em 27/06/2022 18:39
compartilhe
Livro da história centenária do Cruzeiro reúne parte do acervo de fotos e jornais do Estado de Minas
foto: Divulgação/Cruzeiro

Livro da história centenária do Cruzeiro reúne parte do acervo de fotos e jornais do Estado de Minas


O torcedor cruzeirense terá mais uma opção de leitura para sua biblioteca. O livro "De Palestra a Cruzeiro - Edição Centenário" será lançado nesta semana, em Belo Horizonte. Os primeiros exemplares da obra, que conta todos os capítulos da história centenária da Raposa, serão distribuídos em escolas públicas da capital mineira. 
 
De acordo com o clube mineiro, o exemplar é uma releitura atualizada do livro homônimo, lançado pelo jornalista Plínio Barreto, em parceria com seu filho Luiz Otávio Trópia Barreto, em 2000.
 
Plínio, considerado o maior pesquisador da história do Cruzeiro, faleceu em 2015. Se ainda estivesse vivo, ele completaria 100 anos de vida em 2022. 
 
Ainda segundo o Cruzeiro, o livro é fruto de uma pesquisa de quase dois anos e que teve a colaboração de 20 profissionais, entre eles: historiadores, jornalistas, fotógrafos, produtores e designers. 
 
A obra foi realizada pelos Institutos Palestra Itália e Morada Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tendo o patrocínio de empresas, torcedores e o apoio dos Diários Associados, que cedeu parte do acervo de fotos e jornais do Estado de Minas para a construção do livro.
 

Conteúdo do livro

 
O livro traz documentos, crônicas do próprio Plínio Barreto, fotografias exclusivas dos acervos do Cruzeiro, dos Diários Associados e de diversas famílias de sócios, dirigentes e ex-jogadores do clube. Além disso, a obra narra os acontecimentos desde a criação da cidade de Belo Horizonte, ao final do século 19, até o início da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube celeste. 
 
São cerca de 270 páginas sobre todas as lutas de uma torcida que quis criar um "time para chamar de seu", a Società Sportiva Palestra Itália, em 1921. O clube que tinha origem operária se transformou em Cruzeiro Esporte Clube, em 1942.
 
"O livro encerra as ações do centenário e lançamos agora, pois fizemos questão de trazer em suas páginas a nossa transformação em SAF. Aguardamos até a concretização dessa nova realidade, que conduzirá o futebol do Cruzeiro nos próximos anos. Registramos os nossos 100 anos, e agora a continuação dessa linda história, em campo, está com Ronaldo e sua equipe", disse o presidente do Cruzeiro (associação), Sérgio Santos Rodrigues.
 

Lançamento

 
O Cruzeiro também informou que essa primeira leva de exemplares do livro não será comercializada. Parte dela será usada como uma contrapartida socioeducativa, já que eles serão distribuídos gratuitamente para escolas da rede pública de BH e sua Região Metropolitana.
 
A partir desta semana, a entrega dos livros em algumas escolas será feita por jogadores do atual elenco do Cruzeiro, ex-jogadores e autores da obra. 
 
Além de Luiz Otávio Trópia Barreto, o livro tem como autores os jornalistas Alexandre Horta, Marco Astoni e Gustavo Nolasco, colunista do jornal Estado de Minas e do portal Superesportes, que também assina a edição e o prefácio. 
 
"Resgatar o legado deixado por Plínio Barreto era uma obrigação do clube. Fazer a releitura e atualização da obra foi um serviço que prestamos não só ao Cruzeiro e a sua torcida, mas também a história de BH e Minas. Isso porque a fundação do Palestra/Cruzeiro se mistura à linda história de lutas e superações dos imigrantes italianos que para cá vieram, e junto dos outros operários criaram um time para chamar de seu. Um multicampeão de origem popular", completou Nolasco.

Compartilhe