2

Última derrota do Cruzeiro para o Sport causou demissão de estrangeiro

Partida válida pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016 terminou em 2 a 1 para o Leão da Ilha

28/06/2022 06:00 / atualizado em 27/06/2022 21:21
compartilhe

Paulo Bento foi o último técnico estrangeiro contratado pelo Cruzeiro antes da chegada de Paulo Pezzolano, em janeiro deste ano
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Paulo Bento foi o último técnico estrangeiro contratado pelo Cruzeiro antes da chegada de Paulo Pezzolano, em janeiro deste ano

 

Cruzeiro e Sport se enfrentarão nesta terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os mineiros não perdem para os pernambucanos desde julho de 2016. Na ocasião, a derrota para o Leão da Ilha causou a demissão do técnico Paulo Bento, que estava no cargo celeste há apenas dois meses. 

 

O português foi o último treinador estrangeiro contratado pelo Cruzeiro antes da chegada do uruguaio Paulo Pezzolano, em janeiro deste ano. Apesar da grande experiência internacional e de ter comandado Portugal na Eurocopa de 2012 e na Copa do Mundo de 2014, ele não conseguiu realizar um bom trabalho na Toca da Raposa. 

 

Bento deixou o Cruzeiro com apenas 41,18% de aproveitamento. Durante os 17 jogos em que esteve à frente do time, entre maio e julho de 2016, ele obteve seis vitórias, três empates e oito derrotas. 

 

Última derrota do Cruzeiro para o Sport 

 

A última vitória do Sport sobre o Cruzeiro ocorreu em 24 de julho de 2016, no Mineirão, em partida da 16ª rodada da Série A daquele ano. Rogério marcou os dois gols do triunfo do Leão por 2 a 1. Willian 'Bigode' descontou para o time celeste. 

 

O Cruzeiro encerrou aquela rodada na 19ª posição da tabela, com 15 pontos. Após a demissão de Paulo Bento, Mano Menezes assumiu o comando técnico da Raposa. Ele conseguiu melhorar o desempenho da equipe, que terminou o campeonato em 11º lugar, com 51. 

 

Depois dessa derrota, Cruzeiro e Sport se enfrentaram outras cinco vezes, com três vitórias celestes e dois empates - aproveitamento de 60%.  

 

Passagens de Bento por Sporting e Portugal

 

Antes de virar treinador, Bento foi um meio-campista com carreira sólida no futebol português. Durante os seus anos como jogador, ele passou por grandes clubes, como Benfica e Sporting, e representou Portugal na Eurocopa de 2000 e na Copa do Mundo de 2002. 

Um ano após sua aposentadoria, em 2004, Paulo foi contratado como treinador do Sporting, equipe que treinou durante quatro anos. Em 2010, ele assumiu o comando técnico da Seleção Portuguesa, e participou da Eurocopa de 2012 e da Copa do Mundo de 2014. 

 

Anos vitoriosos na Seleção da Coreia do Sul

 

Após a demissão do Cruzeiro, Paulo Bento voltou à Europa, onde treinou o Olympiacos, da Grécia. Antes de chegar à Coreia do Sul, em agosto de 2018, ele ainda teve uma breve passagem pelo futebol chinês. 

 

Na Seleção Sul-Coreana, o técnico vem tendo um desempenho positivo. Em 47 jogos no cargo, seu aproveitamento é de 71,6% - 30 vitórias, 11 empates e seis derrotas. 

 

Além de classificar a equipe para a Copa do Mundo de 2022, lá Paulo foi campeão do Campeonato do Leste Asiático, em 2019. Em julho, os coreanos disputarão novamente o torneio. 


Compartilhe