2

Torcedores do Cruzeiro lançam livro 'O Time do Povo Mineiro'

Proposta do livro, lançado neste sábado, é associar a história do clube ao próprio povo mineiro

02/07/2022 10:00 / atualizado em 02/07/2022 10:15
compartilhe
Livro 'O Time do Povo Mineiro' foi lançado neste sábado
foto: Divulgação

Livro 'O Time do Povo Mineiro' foi lançado neste sábado

Torcedores do Cruzeiro lançam, neste sábado (2), o livro 'O Time do Povo Mineiro'. A obra é escrita por historiadores, pesquisadores, cronistas e professores cruzeirenses, sob o ponto de vista das arquibancadas.

O evento de lançamento foi marcado para 10h deste sábado, na loja oficial do clube, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.

Em textos inéditos sobre jogadores, torcedores, artistas e pessoas que ajudaram a construir o Cruzeiro, o livro associa a história celeste à 'mineiridade'. "Os nossos grandes feitos não se explicam só pelo futebol, eles fazem parte da vida do povo", diz Gladstone Leonel Jr., idealizador e organizador da obra.

"Está nas esquinas de Milton e Lô; na devoção de Dona Salomé, a maior torcedora do mundo; na genialidade de Tostão; no samba em azul e branco de Clara Nunes e do maestro Jadir Ambrósio; nas madeiras e tijolos colocados por cada palestrino na construção do estadinho do Barro Preto; no tropeiro com cerveja para alimentar o corpo e a alma da China Azul", exemplifica.

"Ser campeão é só uma consequência. A ideia é contar essa história de caminhos não contados para um clube de futebol no ano do seu centenário”, completa.

livro traz ainda o prefácio assinado pelo escritor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas. A foto da capa é de Elmo Alves. O preço é de R$ 49,90, que, segundo os organizadores, será destinado exclusivamente para cobrir os custos de impressão, já que os 12 autores abriram mão de remuneração.

"Quanto mais homenagens focadas no centenário do Cruzeiro, mais justo será para com o time criado pelo povo trabalhador de Belo Horizonte. Certamente, o clube lançará o livro oficial, empresas comercializarão produtos próprios usufruindo do centenário, mas ter um livro escrito por dezenas de torcedores da arquibancada é algo histórico e insubstituível”, disse o colunista do Superesportes, Gustavo Nolasco, que cedeu – de forma gratuita - algumas de suas crônicas para compor o livro "O Time do Povo Mineiro".

Lançamento do livro 'O Time do Povo Mineiro'


Sábado (2/7), das 10h às 13h
Local: Loja do Cruzeiro (Rua Araguari, 598 - Barro Preto, em Belo Horizonte)
Preço: R$ 49,90
Organizador: Gladstone Leonel Jr.
Prefácio: Luiz Antonio Simas
Autores: André Bueno Moura, Anna Carolina Azevedo, Bruno Parreiras, Diogo Henrique Silva, Éric Rezende, Fabrício Faria, Geovano Moreira Chaves, Gustavo Bueno Moura, Gustavo Nolasco, Izabela Xavier e Romero Marconi.
Compartilhe