2

Cruzeiro joga mal, perde para o Guarani, mas segue líder isolado na Série B

Time celeste teve muitas dificuldades, especialmente na criação de jogadas, não furou o sistema defensivo do time da casa e perdeu por 1 a 0

09/07/2022 13:02 / atualizado em 09/07/2022 16:28
compartilhe
Responsável pela criação no Cruzeiro, Daniel Júnior teve pouca participação na partida
foto: Mauro Horita/Staff Images/Cruzeiro

Responsável pela criação no Cruzeiro, Daniel Júnior teve pouca participação na partida

O Cruzeiro perdeu pela terceira vez na Série B. Na manhã deste sábado, a Raposa jogou mal e foi derrotada por 1 a 0 pelo Guarani, em duelo válido pela 17ª rodada da competição. O único gol da partida foi marcado por Mateus Ludke, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, em descuido defensivo da equipe celeste.




As maiores dificuldades do Cruzeiro, no entanto, foram ofensivas. O time celeste teve raras chances de gol (todas no primeiro tempo). Na etapa final, a Raposa praticamente não assustou o goleiro Kozlinski, a não ser em uma bola na trave de Vitor Leque nos minutos derradeiros. A ineficácia do ataque foi o principal problema no duelo deste sábado.

Apesar da derrota, o Cruzeiro segue isolado na liderança da Série B. O time celeste soma 39 pontos, oito a mais que o Vasco (o time carioca joga nesta tarde, contra o Criciúma, fora de casa). Já o Guarani chega aos 17 pontos, sobe uma posição, mas continua na zona de rebaixamento, agora em 18°.

O Cruzeiro volta a campo pela Série B no domingo (17), às 16h, contra o Novorizontino, no Mineirão. O foco celeste, no entanto, está na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira, a Raposa recebe o Fluminense, às 21h, no Gigante da Pampulha, e tenta a reviravolta para seguir vivo no torneio. O Tricolor venceu o primeiro duelo por 2 a 1. 

Já o Guarani volta a campo no próximo sábado. O Bugre recebe o Bahia, às 18h30, no Brinco de Ouro da Princesa.

Guarani 1 x 0 Cruzeiro: fotos do jogo em Campinas pela Série B



O jogo

O técnico Paulo Pezzolano surpreendeu na escalação do Cruzeiro. O jovem Breno iniciou pela primeira vez uma partida como profissional. O atacante entrou no lugar de Luvannor, suspenso.

E logo nos primeiros minutos, Breno teve boa chance, mas parou em Kozlinski, um dos destaques da etapa inicial. Apesar do bom desempenho do goleiro do Guarani, o time celeste não fez um bom primeiro tempo. A equipe teve muitas dificuldades para criar chances de perigo e errou muitos passes, principalmente quando estava mais próximo da área adversária. 

No começo, o Guarani teve mais liberdade e conseguiu aproveitar bem os espaços cedidos pelo time celeste. Aos 12', Giovanni Augusto recebeu na esquerda, driblou o marcador e cruzou. Mateus Ludke entrou em velocidade pelo outro lado e tocou de cabeça, sem chances para Rafael Cabral: 1 a 0.

O Cruzeiro passou a ter mais a bola, principalmente na segunda metade do primeiro tempo. As chances, no entanto, foram raras. Na melhor delas, Edu recebeu lançamento e chutou da entrada da área. Kozlinski defendeu com o pé.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para a etapa final. O Guarani se fechou no começo, ficando com dez jogadores atrás da linha da bola (apenas Giovanni Augusto mais adiantado incomodando a defesa celeste). O Cruzeiro, por sua vez, tinha mais a bola e tentava chegar com lançamentos longos e jogadas em velocidade.

O segundo tempo começou movimentado, com boas chances para os dois times. O técnico Paulo Pezzolano, vendo as dificuldades da equipe para criar, fez três mudanças: entraram Geovane Jesus, Adriano e Filipe Machado nas vagas de Zé Ivaldo, Daniel Júnior e Willian Oliveira.

O Cruzeiro seguiu com a mesma dificuldade para se organizar ofensivamente. O time teve muitos escanteios, mas nenhum gerou chance de perigo. Pezzolano ainda colocou Vitor Leque em campo para forçar ainda mais a bola aérea na área do Guarani, mas a defesa do time da casa se mostrou soberana. 

O Bugre teve grande chance de ampliar. Lucão do Break acertou a trave após cobrança de escanteio. No rebote, a bola bateu no atacante e ia entrando, mas Rafael Cabral salvou o Cruzeiro.

O Cruzeiro seguiu lutando em busca do empate até o fim, mas faltou inspiração ao time celeste. A equipe ainda acertou o travessão em um dos últimos lances, em cabeceio de Vitor Leque. A reta final do jogo ainda teve tumulto entre jogadores das duas equipes, mas o resultado seguiu o mesmo até o último apito de Jean Pierre Gonçalves. 



Fotos da torcida do Cruzeiro no jogo contra o Guarani, em Campinas



GUARANI 1 X 0 CRUZEIRO 

Guarani 
Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Derlan e Lucas Ramon; Leandro Vilela, Silas (Índio, 32/2°T) e Eduardo Person (Madison, 15/2°T); Giovanni Augusto (Lucão do Break, 26/2°T), Yago (Lucas Venuto, 32/2°T) e Maxwell (Nicolas Careca, 26/2°T)
Técnico: Mozart Santos

Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Geovane Jesus, 15/2°T), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Rafael Santos, Willian Oliveira (Filipe Machado, 21/2°T), Neto Moura e Leonardo Pais; Daniel Júnior (Adriano, 15/2°T), Breno (Vitor Leque, 34/2°T) e Edu
Técnico: Paulo Pezzolano

Gol: Mateus Ludke (12/1°T) 
Cartão amarelo: Lucão do Breik (52/2°T)
 
Motivo: 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 9 de julho de 2022, às 11h
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Público: 6.795 torcedores
Renda: R$ 257.600,00
 
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa)

Compartilhe