2

Copadas, briga e palavrões de Pezzolano: a súmula de Cruzeiro x Fluminense

Árbitro Raphael Claus (Fifa/SP) relatou na súmula do jogo a briga nas arquibancadas, objetos arremessados em campo e xingamentos de Pezzolano

13/07/2022 06:00 / atualizado em 13/07/2022 08:44
compartilhe
Cruzeirenses e tricolores protagonizaram cenas lamentáveis nas arquibancadas do Mineirão
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Cruzeirenses e tricolores protagonizaram cenas lamentáveis nas arquibancadas do Mineirão


O árbitro Raphael Claus (Fifa/SP) justificou na súmula a expulsão do técnico Paulo Pezzolano na derrota do Cruzeiro por 3 a 0 para o Fluminense, nessa terça-feira (12), no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Briga nas arquibancadas e objetos arremessados em direção ao goleiro Fábio também foram relatados no documento oficial da partida. 
 
 
Enérgico desde o começo do jogo, Pezzolano recebeu 'broncas' de Raphael Claus antes de ser expulso, aos 42 minutos. O cartão vermelho saiu após o treinador uruguaio reclamar de forma acintosa de uma falta não marcada para o Cruzeiro, em lance em que a bola bateu no braço do zagueiro Manoel, do Tricolor. 
 
Na súmula, Claus explicou que o comandante celeste proferiu vários palavrões de baixo calão, invadiu o gramado e partiu para cima da arbitragem. Isso tudo aconteceu mesmo após o treinador ser punido inicialmente com o cartão amarelo. 
 
 
"Informo que, após ser expulso, o mesmo invadiu o campo de jogo, partindo em minha direção dizendo as seguintes palavras: 'seus filhos da puta, vocês estão roubando, roubaram lá e estão roubando aqui também' (repetindo por várias vezes)", relatou. 
 
"Esclareço que o treinador expulso teve que ser contido por seus atletas e pelo quarto árbitro da partida. Saliento que o mesmo já havia sido advertido verbalmente aos 36 minutos. Por fim, ao final da partida, o treinador expulso entrou no campo de jogo, vindo em nossa direção, pedindo desculpas pelo ocorrido", completou. 
 

Briga nas arquibancadas

 
Claus também relatou no documento um tumulto nas arquibancadas do Mineirão envolvendo torcedores dos dois times antes da bola rolar. Cruzeirenses e tricolores trocaram provocações desde a abertura dos portões do estádio. Pouco tempo depois, os insultos se transformaram em briga
 

Briga entre torcedores de Cruzeiro e Fluminense no Mineirão

 
"Informo que antes do início da partida houve um confronto nas arquibancadas entre torcedores do Cruzeiro e do Fluminense que necessitou da intervenção do policiamento e utilização de gás de pimenta para conter os envolvidos", citou.
 
Torcedores do Fluminense pularam a barreira que dividia as duas torcidas, passaram pelos seguranças e chegaram até os cruzeirenses. Mesmo separados por grades, os torcedores dos dois times trocaram socos, chutes e empurrões. Cadeiras do estádio foram arremessadas.
 
 
Em determinado momento, os cruzeirenses envolvidos na confusão revidaram a ofensiva e partiram para cima da área destinada aos tricolores. Um torcedor do Cruzeiro, inclusive, chegou a pegar uma grade para atacar e se defender.
 
Cerca de três minutos depois do início da confusão, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) chegou ao local e usou cassetetes e gás de pimenta.
 

Objetos arremessados em campo

 
Por fim, Raphael Claus também cita na súmula outras duas ocorrências envolvendo arremessos de objetos em direção ao campo. Numa delas, o alvo era o goleiro Fábio, ídolo celeste e que hoje defende as cores do clube carioca
 

Cruzeiro x Fluminense: fotos do jogão, no Mineirão, pela Copa do Brasil

 
"Relato que aos 25 minutos do segundo tempo foi arremessado um copo descartável com líquido na área de aquecimento dos atletas suplentes da equipe Fluminense, não atingindo ninguém. Esclareço que tal objeto veio do local onde se encontrava a torcida do Cruzeiro", escreveu. 
 
"Informo que, no momento em que a equipe visitante deixava o campo de jogo após o término da partida, foi atirado um objeto (não identificado) por torcedores da equipe mandante em direção ao goleiro Fábio, não o atingindo", finalizou.
 
Com a goleada sofrida no Mineirão, o Cruzeiro deu adeus à Copa do Brasil. Agora, a Raposa volta suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro, principal objetivo da temporada.
 
Neste domingo (17), também no Mineirão, o time celeste recebe o Novorizontino, que está na 8ª colocação da tabela. A partida pela 18ª rodada está marcada para as 16h.

Compartilhe