2

Cruzeiro ultrapassa 99% de chance de acesso à Série A, aponta UFMG

Nesse sábado (23), Raposa derrotou o Bahia por 1 a 0, no Mineirão, e abriu 16 pontos para o 5º colocado da Série B do Brasileiro

24/07/2022 17:55 / atualizado em 25/07/2022 11:06
compartilhe
Jogadores do Cruzeiro celebram vitória sobre o Bahia no Mineirão
foto: Staff Images/Cruzeiro

Jogadores do Cruzeiro celebram vitória sobre o Bahia no Mineirão

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, nesse sábado (23), o Cruzeiro atingiu 99,3% de chance de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



O resultado no Mineirão fez o Cruzeiro aumentar ainda mais a vantagem na liderança da Série B. O time celeste agora soma 45 pontos - nove a mais que o vice-líder Grêmio e 16 a mais que o Londrina, 5º colocado, primeiro fora do G4.

Novo vice-líder da Segunda Divisão, o Grêmio atingiu 79,5% de chance de subir nesta temporada, seguido de Vasco (61%) e Bahia (55,7%). 



O Tombense, que só jogará pela 20ª rodada nesta segunda (25), contra o Operário, em Ponta Grossa-PR, é o 5º com mais chances de disputar a próxima Série A (23,9%).

Ao Superesportes, antes mesmo do duelo da Raposa diante do Bahia, o professor da Gilcione Neto, da UFMG, explicou por que já é possível praticamente cravar o acesso dos mineiros ainda no início do segundo turno da Série B.

"Estatisticamente falando, dada a condição do Cruzeiro, ele já subiu. Se o campeonato daqui em diante mudasse completamente, o Cruzeiro passasse a fazer uma pontuação ruim, ele faria 20 pontos no segundo turno", avaliou Gilcione.

"O Cruzeiro chegaria a 62 e forçaria o 5º colocado a fazer mais de 36 pontos no returno, e isso é muito difícil. Por esse motivo, ele praticamente já garantiu o acesso. Só não garantiu matematicamente", complementou o professor.

Chances de título


Com a vitória no confronto direto sobre o Bahia, as chances do Cruzeiro de alcançar o título da Série B também aumentaram. De acordo com a UFMG, a Raposa tem 81% de probabilidade de levar o troféu para casa em novembro, quando acaba a competição.

Somadas, as chances de todos os outros clubes que disputam o torneio nacional não alcançam metade da probabilidade celeste.

Cruzeiro x Bahia: fotos da torcida celeste no Mineirão



Compartilhe