2

Após reunião, Cruzeiro vê esperança em evolução da arbitragem no Brasil

Clubes brasileiros tiveram encontro com Wilson Seneme, chefe da arbitragem da CBF, nesta terça-feira (26), no Rio de Janeiro

26/07/2022 17:04
compartilhe
CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima comentou reunião com chefe de arbitragem da CBF
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima comentou reunião com chefe de arbitragem da CBF

CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima fez uma avaliação positiva da reunião com Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

O encontro, realizado na manhã desta terça-feira (26), reuniu representantes dos clubes brasileiros na sede da entidade máxima do futebol, no Rio de Janeiro.

"Evento marcante e, como tem sido na nova gestão, a reunião faz parte de um processo que busca permanente transparência. Houve explicação e uma proposta de trabalho clara e objetiva. Reconhecimento dos erros, ações de melhoria e foi pedido paciência e um voto de confiança nesse processo de qualificação", disse Gabriel.

Contratações dos times da Série B para o segundo semestre


Foi uma reunião propositiva, com uma série de comentários e trocas de informações entre comissão e presidentes. O sentimento é de esperança de que a arbitragem brasileira evoluirá. Vamos acompanhar de perto de maneira participativa", complementou o dirigente celeste.

Em 5 de julho, após o empate entre Cruzeiro e Ituano pela Série B, o mesmo Gabriel havia levantado suspeitas sobre a arbitragem de Pathrice Wallace Corrêa Maia, do Rio de Janeiro. 

Naquela oportunidade, o VAR cometeu um erro crasso ao traçar a linha de impedimento de forma equivocada. Um gol legal do atacante Edu, do Cruzeiro, acabou anulado.

"A referência de quando eu venho à CBF, aceitando o convite de um trabalho consolidado na Conmebol, era um grande desafio de tentar reproduzir o mesmo modelo de gestão no Brasil", explicou Seneme no encontro.

"Não foi um sucesso feito de um dia para a noite, de um minuto para o outro. Nos primeiros anos de Conmebol, ocorreram erros absurdos, sim. Muitos que ocorrem, inclusive, são inaceitáveis para vocês, para nós e para o futebol", completou o chefe da arbitragem no Brasil.

Pontos da explicação de Seneme


  • Pela primeira vez, será feita uma intertemporada com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1 e 5 de agosto, no Rio de Janeiro
  • 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para assistirem aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores
  • Criação de um quadro de árbitros VAR-CBF: 128 árbitros homologados
  • Sessões de treinamentos práticos presenciais mensais (a partir de agosto). Grupos serão levados ao centro de arbitragem da CBF para aperfeiçoamento constante
  • Realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF
  • Publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24h após a partida na Série A e 48h na B
  • Disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV
  • Simulação de VAR para treinamento online à distância e/ou presencial semanal

Compartilhe