2

Cruzeiro é notificado pelo Shakhtar por retorno de Marquinhos Cipriano

Lateral-esquerdo aguarda para ser regularizado pelo Cruzeiro no BID da CBF; jogador não tem interesse em deixar a Toca da Raposa II

28/07/2022 20:10 / atualizado em 28/07/2022 20:16
compartilhe
Cipriano está treinado na Toca II enquanto aguarda liberação da Fifa
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cipriano está treinado na Toca II enquanto aguarda liberação da Fifa

 
O lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, do Cruzeiro, teve seu retorno solicitado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, nessa quarta-feira (27). No entanto, o jogador de 23 anos comunicou ao seu estafe o desejo de permanecer na Raposa. Com isso, ele não voltará à Europa. 
 

Contratações confirmadas do Cruzeiro em 2022

 
 
Segundo apurou o Superesportes, o pedido do Shakhtar também foi enviado à Fifa e ao Cruzeiro nessa semana. A equipe mineira, por sua vez, tem total respaldo jurídico nessa situação, assim como Cipriano. 

A solicitação do Shakhtar foi motivada por uma proposta encaminhada pelo Sion, da Suíça, ex-clube de Marquinhos, ainda no mês passado - durante o período de exclusividade de compra dos direitos econômicos do jogador, que venceria em 15 de junho. 

Porém, à época, os ucranianos recusaram a investida de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 7,9 milhões) parcelados até 2025. Agora, para não perder o jovem atleta de graça, o Shakhtar alega que pretende utilizar o brasileiro na temporada. 
 
Mesmo com essa tentativa, Cipriano não deixará o Cruzeiro. Uma fonte disse à reportagem que o jogador está feliz com o ambiente na Toca da Raposa II, já se adaptou a Belo Horizonte e não vê a hora de estrear. Isso, no entanto, só ocorrerá a partir de 1º de agosto. 
 
A notícia da solicitação do Shakhtar foi aidantada pelo GE e confirmada pelo Superesportes. 
 

Liberação da Fifa


Devido a guerra entre Rússia e Ucrânia, a Fifa autorizou os jogadores que atuam nesses países a suspenderem seus contratos com seus respectivos clubes até o fim da temporada europeia - até junho de 2023. 

Cipriano utilizou esta janela aberta e fechou com o Cruzeiro, já que não tinha interesse em permanecer no Sion. Na Raposa, assinou contrato até o fim do ano, com possibilidade de ampliação. 

A notificação do Shakhtar feita à Fifa tem relação com essa liberação. Os ucranianos alegam que foram prejudicados financeiramente com a autorização da entidade reguladora do futebol. 

Carreira


Marquinhos Cipriano foi revelado nas categorias de base do São Paulo. Em 2018, foi vendido ao Shakhtar Donetsk. Em toda carreira profissional, marcou um gol, de acordo com o site OGol.

Na última temporada, participou de 33 jogos pelo Sion, da Suíça, contribuindo com duas assistências. Ele estava emprestado pelo Shakhtar. Na Ucrânia, em três temporadas (2018-19, 2019-20 e 2020-21), disputou 25 jogos, com uma bola na rede e duas assistências. 

Compartilhe