2

Cipriano almeja estreia pelo Cruzeiro e avalia aprendizado na Europa

Lateral-esquerdo de 23 anos foi registrado no BID, da CBF, nessa quarta-feira (10/8), e ganhou condições de jogo para enfrentar a Chapecoense

11/08/2022 15:40 / atualizado em 11/08/2022 17:46
compartilhe
Marquinhos Cipriano deve ser relacionado pelo Cruzeiro para jogo com a Chapecoense, pela Série B
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Marquinhos Cipriano deve ser relacionado pelo Cruzeiro para jogo com a Chapecoense, pela Série B


Reforço do Cruzeiro para a sequência da temporada, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano concedeu sua primeira entrevista coletiva na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. O jogador de 23 anos se colocou à disposição do técnico Paulo Pezzolano para estrear pelo clube celeste e falou sobre seu aprendizado durante a passagem pela Europa. 
 
 
Contratado no início de julho junto ao Shakhtar Donestk, Cipriano só pôde ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, pelo Cruzeiro nessa quarta-feira (10/8). O defensor dependia da liberação da Federação Ucraniana de Futebol, que não cumpriu o prazo de sete dias para o envio do Certificado Internacional de Transferência (ITC).

Com auxílio da Fifa, Marquinhos foi regularizado e ganhou condições de jogo para enfrentar a Chapecoense, neste sábado (13/8), às 16h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Cipriano falou sobre a ansiedade de entrar em campo pelo Cruzeiro. 
 
 
"Estou muito ansioso para estrear e poder estar perto dessa torcida. Estou treinando o máximo, tive um mês de preparação. A relação entre treino e jogo não é a mesma coisa, mas a gente tenta buscar o mais perto do jogo no treino, aumentando o ritmo e treinando forte. Me sinto preparado. Se for 10, 30 ou 90 minutos, eu vou dar o meu melhor pelo Cruzeiro", afirmou. 

Experiência internacional


Cipriano surgiu como uma promessa na base do São Paulo, em 2018. Rapidamente, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Sem espaço no time ucraniano, o lateral foi emprestado ao Sion, da Suíça, por uma temporada. 
 
 
Ainda em entrevista, Marquinhos comentou sobre seu aprendizado durante o período em que esteve na Europa. O jovem atleta também relembrou como foi a mudança do ataque para a lateral esquerda. 

"Saí muito cedo, com 18 anos. Cheguei lá como atacante e logo em seguida passei pra lateral esquerda. Aprendi muito defensivamente, aprendi taticamente também. A Europa é um lugar que aprendi muito. Sou grato ao Shakhtar e ao Sion, aprendi muito por lá", disse. 

"Aprendi taticamente e fisicamente também. (O futebol europeu) é um futebol mais rápido, na Ucrânia é mais força, na Suíça é mais técnica, jogo mais pensado. Então aprendi muito e evolui muito sim", completou. 
 

Contratações confirmadas do Cruzeiro em 2022

 
 
Marquinhos ainda pertence ao Shakhtar Donetsk, mas está com contrato suspenso em função da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele foi emprestado ao Cruzeiro até o fim deste ano, com possibilidade de ampliação do vínculo. 

Compartilhe