2

Por briga na BR-381, MP suspende Máfia Azul até março de 2024

Na ocasião, ao menos três integrantes da Máfia Azul foram baleados e vários componentes da Mancha Alviverde ficaram gravemente feridos na BR-381

10/10/2022 17:32 / atualizado em 10/10/2022 17:57
compartilhe
Briga entre torcidas organizadas de Cruzeiro e Palmeiras na 381
foto: Reprodução

Briga entre torcidas organizadas de Cruzeiro e Palmeiras na 381



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciou nesta segunda-feira (10) uma nova suspensão nacional da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, pelo período de um ano, a partir de 15 de março de 2023. O novo banimento se deve à briga generalizada promovida pela facção cruzeirense com a Mancha Alviverde, do Palmeiras, na Rodovia Fernão Dias (BR-381), na altura do município de Carmópolis de Minas, em 28 de setembro passado.




Federação Mineira de Futebol (FMF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Polícias Militares de todos os estados serão comunicadas oficialmente da decisão do MPMG.

Este é o terceiro período seguido de banimento da Máfia Azul determinado pelo órgão. A nova punição impede atividades da torcida em sua sede, em Belo Horizonte, e sua presença no interior e no entorno de estádios em dias de jogos até março de 2024.

"O banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos", destacou o promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu.

Em 29 de novembro de 2021, a Máfia Azul já tinha sido banida pelo MP por seis meses devido a uma emboscada no Anel Rodoviário a um ônibus que causou a morte de Mateus de Freitas Ferreira, integrante da Galoucura, organizada do Atlético.

Já em 15 de março deste ano, Máfia Azul e Galoucura foram banidas por um ano devido a uma briga generalizada entre seus integrantes, no bairro Boa Vista, na região Leste de Belo Horizonte, que provocou a morte de Rodrigo Marlon Caetano Andrade, de 25 anos. Ele foi baleado em meio à confusão. Um motociclista que passava pelo local também foi atingido por um projétil no ombro e não teve maiores complicações. Este banimento ainda está vigente e vale em todo o território nacional.



Veja, a seguir, o comunicado feito pelo MP no Twitter


Diante de novos eventos violentos registrados, o #MPMG aplicou nova medida educativa de suspensão à torcida organizada do #Cruzeiro Máfia Azul, com o banimento temporário dos estádios nacionais e seus entornos nos dias de jogos, pelo prazo de 1 ano, a partir de março de 2023.

O #MPMG ressalta que já se encontra em vigor medida de banimento temporário da Máfia Azul por 1 ano, contado desde 15/03/22, expirando em 15/03/2022, quando entrará em vigor a nova medida.

O banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos. #MPMG

Compartilhe