O Cruzeiro depende de um bom desempenho de seu ataque para conquistar a classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. O time enfrenta o lanterna Democrata de Sete Lagoas, às 16h30 deste sábado, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. A partida foi marcada para o estado capixaba em razão de um distanciamento do ex-jogador Ronaldo, dono da SAF da Raposa, com a Minas Arena, gestora do Mineirão.
Nas sete primeiras rodadas, o Cruzeiro somou 11 pontos - três vitórias, dois empates e duas derrotas - e se estabeleceu em segundo do Grupo C. O aproveitamento é idêntico ao do líder, Tombense, à frente em gols marcados (13 a 10), mas com o mesmo saldo (4 a 4). Daí a razão para que os comandados do técnico Paulo Pezzolano consigam um placar elástico diante do Democrata-SL, último do Grupo B, com três, e que disputará a repescagem do rebaixamento por já ter uma das três piores campanhas globais.
As circunstâncias do Campeonato Mineiro indicam que o Tombense terá um desafio mais difícil que o do Cruzeiro, pois medirá forças com o América, líder do Grupo B, com 15 pontos. O jogo acontecerá no estádio Independência, em Belo Horizonte, também às 16h30.
O Coelho tem chances de alcançar o melhor desempenho geral na fase classificatória. Para isso, precisa vencer seu compromisso e torcer por empate ou derrota do Atlético contra o Democrata-GV, no estádio Mamudão, em Governador Valadares. O time alvinegro é o primeiro do Grupo A, com 17 pontos.
Ou seja, se fizer um bom placar sobre o Democrata, o Cruzeiro terá chance real de liderar a chave e ser um dos semifinalistas do Mineiro. A situação se complicaria apenas em caso de empate ou derrota, visto que os demais integrantes do Grupo C também podem avançar - Democrata-GV em terceiro, com 11, e Ipatinga em quarto, com nove.
A probabilidade de o Cruzeiro chegar ao mata-mata do Mineiro é de 60,7%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. O Tombense, por sua vez, tem 40,5%. Democrata-GV (14,7%) e Ipatinga (7,4%) também sonham com a vaga.
A situação do Pouso Alegre - terceiro do Grupo A, com nove pontos e três gols negativos de saldo - é mais remota devido ao bom desempenho do Athletic, segundo da mesma chave, com 12 (três gols positivos de saldo). Conforme a UFMG, o Pousão tem 0,076% de chances de passar de fase, ante 76,7% da equipe de São João del-Rei.
Classificação do Mineiro
Saldo de gols entre parênteses
Grupo A
Atlético, 17 pontos (+7)
Athletic, 12 pontos (+3)
Pouso Alegre, 9 pontos (-3)
Villa Nova, 7 pontos (-7)
Grupo B
América, 15 pontos (+7)
Patrocinense, 4 pontos (-4)
Caldense, 4 pontos (-6)
Democrata-SL, 3 pontos (-6)
Grupo C
Tombense, 11 pontos (+4)
Cruzeiro, 11 pontos (+4)
Democrata, 10 pontos (+1)
Ipatinga, 9 pontos (0)
Jogos da oitava rodada*
Democrata-GV x Atlético
Cruzeiro x Democrata-SL
América x Tombense
Villa Nova x Patrocinense
Pouso Alegre x Caldense
Athletic x Ipatinga
*Todas as partidas serão às 16h30
Formato do Campeonato Mineiro
O Campeonato Mineiro 2023 tem formato diferente das edições anteriores. Divididos nos grupos A, B e C, os 12 times enfrentam somente adversários de outras chaves. Ou seja, são oito rodadas na primeira fase, e não 11 como em outros anos.
Os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais. Os confrontos serão definidos da seguinte forma:
Os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais. Os confrontos serão definidos da seguinte forma:
- Melhor campanha x melhor segundo colocado
- 2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha
Haverá jogos de ida e volta para definir os finalistas, bem como vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols aos clubes com melhor desempenho na primeira fase.
Para o Troféu Inconfidência será considerada uma tabela geral do 1º ao 12º, na qual o 5º, 6º, 7º e 8º colocados também farão semifinal e final em partidas de ida e volta. O torneio definirá vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2024.
- 5º colocado x 8º colocado
- 6º colocado x 7º colocado
Já a repescagem do rebaixamento ocorrerá entre o 10º, 11º e 12º da classificação global. Os times farão um triangular com duelos de ida e volta (quatro jogos para cada), e somente o campeão permanecerá na primeira divisão em 2024.