2

Série C: atleta do CSA denuncia injúria racial em jogo contra Ypiranga-RS

Tomas Bastos alega ter sido chamado de 'macaco' por torcedora do Ypiranga-RS. O jogador abriu boletim de ocorrência após o jogo

08/05/2023 14:18 / atualizado em 08/05/2023 15:46
compartilhe
Tomás Bastos, jogador do CSA, denunciou um caso de injúria racial ocorrido em partida contra o Ypiranga-RS, neste domingo (8)
foto: Morgana Oliveira/CSA

Tomás Bastos, jogador do CSA, denunciou um caso de injúria racial ocorrido em partida contra o Ypiranga-RS, neste domingo (8)


 
Tomas Bastos, jogador do CSA, abriu um boletim de ocorrência denunciando um caso de injúria racial, no jogo contra o Ypiranga-RS, pela terceira rodada da série C do Campeonato Brasileiro, neste domingo (7).

Bastos alega ter sido chamado de “macaco” por uma torcedora do time gaúcho durante o jogo, que ocorreu no estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). A situação foi relatada na súmula do jogo pela equipe de arbitragem.
 
 
O documento aponta que o ato ocorreu aos 37 minutos do primeiro tempo. “De acordo com o atleta, a torcedora proferiu ‘vai logo, macaco’, quando este estava buscando a bola perto da arquibancada para cobrar o escanteio”, diz a súmula.

O jogo ficou paralisado por cerca de dois minutos para identificação dos torcedores pela brigada militar e pelo atleta do CSA. A partida só retornou quando a mulher foi identificada e retirada do estádio 

Na súmula, o árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne afirma que foi aberto um boletim de ocorrência, sob o número 4935/2023/151306.

— Relato que nenhum integrante da equipe de arbitragem ouviu o insulto e que o jogo foi paralisado, em função da reclamação do atleta. Nada mais a relatar - finaliza o árbitro, no documento. De acordo com o portal Alagoas 24 Horas, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Nas redes sociais, o CSA se pronunciou sobre o caso e confirmou a realização da denúncia.


Confira a nota oficial do CSA na íntegra:
 
NOTA OFICIAL - Caso de racismo na partida Ypiranga x CSA
 
O Centro Sportivo Alagoano lamenta profundamente mais um caso de racismo no futebol. Durante a partida deste último domingo, diante do Ypiranga, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o atleta Tomas Bastos foi vítima de injúria racial por parte de torcedores adversários. Repudiamos veementemente qualquer tipo de discriminação, que precisa ser combatido em qualquer situação. É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2023, não há espaço para racismo. O clube reforça que sempre luta contra o racismo, com campanhas e lançamentos de camisas. Em 2021, por exemplo, o CSA entregou uma camisa com a frase "Diga não ao racismo" para o atleta Celsinho, do Londrina, que na época também havia sofrido injúria racial. Reiteramos todo o nosso apoio ao atleta Tomas Bastos neste momento e informamos que um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito logo após o fim do jogo. O Azulão repudia todo e qualquer ato de preconceito e espera que os responsáveis respondam pelos seus atos.
 

Ypiranga-RS se posicionou sobre a denúncia

Após contato com sua assessoria de comunicação, o Ypiranga enviou um comunicado ao Superesportes na tarde desta segunda-feira (8) se posicionando sobre o caso. Na nota, o clube afirma que está acompanhando o caso, "se coloca à disposição das autoridades para a elucidação dos fatos" e que "repudia veemente qualquer ato de discriminação". 
 
Leia o comunicado completo abaixo:
 
O Ypiranga F. C. vem a público informar sobre os acontecimentos ocorridos no primeiro tempo do jogo Ypiranga x CSA, após denúncia de ofensa que teria partido de um indivíduo contra um atleta do CSA. A  torcedora foi identificado e levado às autoridades para prestar esclarecimentos. O Departamento Jurídico do clube acompanha o caso e se coloca a disposição das autoridades para a elucidação dos fatos.

A instituição Ypiranga F. C. repudia veemente qualquer ato de discriminação e reafirma seus valores de humanidade e respeito ao próximo.

Compartilhe