2

Flamengo: como rivalidade com Athletico-PR explodiu e ultrapassou limites

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (5), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

05/07/2023 06:30 / atualizado em 05/07/2023 02:44
compartilhe
Flamengo e Athletico-PR fizeram a última final da Copa Libertadores
foto: Iconsport

Flamengo e Athletico-PR fizeram a última final da Copa Libertadores


 
Flamengo e Athletico-PR protagonizam, nesta quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília), mais um capítulo de uma rivalidade que cresceu muito nos últimos anos. No Maracanã, os times se enfrentam pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Este é o quinto ano seguido em que os times se enfrentam pela competição. Mas a recente rivalidade entre os dois não se restringe a copa nacional. 
 

O exemplo mais recente disso, é claro, foi a última Libertadores. Em Guayaquil, no Equador, os dois clubes se enfrentaram na decisão da principal competição de clubes do continente e o Flamengo levou a melhor por 1 a 0, com gol do ídolo Gabigol. Foi a terceira decisão decisão de título entre os clubes nos últimos dez anos. 

Em 2013, o time carioca levou a melhor na final da Copa do Brasil, com um placar agregado de 3 a 1 para o Flamengo. E na Supercopa do Brasil de 2020, após o Flamengo ser campeão do Brasileiro e o Athletico-PR da Copa do Brasil em 2019, o time comandado por Jorge Jesus ficou com a taça.
 

Flamengo e Athletico-PR têm equilíbrio 


Apesar dos títulos do Flamengo, o retrospecto recente na Copa do Brasil é equilibrado. Nos últimos quatro anos, duas classificações para cada lado. O Flamengo levou a melhor nas oitavas de final de 2020 e nas quartas de 2022.
 
Já o Athletico-PR se classificou nas quartas de 2019 e na semifinal de 2021. Nessas quatro edições, um título para cada lado. Os cariocas ficaram com a taça em 2022, enquanto os paranaenses levaram o título em 2019.

Flamengo e Athletico-PR também já se enfrentaram na Copa Sul-Americana, em 2011, quando os cariocas levaram a melhor e avançaram para a segunda fase. Já em 2017, os dois também se enfrentaram pela Copa Libertadores, mas ainda na fase de grupos. Foi uma vitória para cada lado, mas apenas o Furacão conseguiu avançar para as oitavas de final.
 

Flamengo e Athletico-PR viveram polêmicas

 
Mas não é só dentro de campo que a rivalidade entre as equipes aumentou nos últimos anos. Neste ano, por exemplo, Gabigol reclamou do gramado da Arena da Baixada, que ele classificou como "horrível" antes do confronto entre os dois pelo Campeonato Brasileiro. Depois do jogo, vencido pelo Furacão por 2 a 1, o clube paranaense provocou o atacante e reproduziu a frase do jogador com uma foto dos athleticanos comemorando.

Mas Gabigol não deixou por menos e rebateu relembrando o título da Copa Libertadores do Flamengo sobre o Athletico-PR, em 2022, publicando a mensagem "Essa Libertadores maravilhosa".
 
 
 
Em 2019, quando o Athletico-PR eliminou o Flamengo da Copa do Brasil, em pleno Maracanã, os jogadores do time paranaense provocaram os rubro-negros com o "cheirinho", provocação utilizada na época em que o Flamengo chegava perto, mas não conseguia conquistar títulos. 
 
As negociações entre Flamengo e Athletico-PR também costumam gerar polêmica nos bastidores. Recentemente, o Furacão fez jogo duro para vender o zagueiro Léo Pereira e o goleiro Santos para os cariocas. Na negociação pelo defensor, houve reclamações pela postura do Flamengo.
 
O presidente do Furacão, Mario Celso Petraglia, também costuma reclamar dos valores recebidos pelo Flamengo com as cotas de TV e nas negociações pelas possíveis ligas do futebol brasileiro. Já os dirigentes cariocas costumam reclamar do uso do gramado sintético no Brasil. Recentemente, o diretor de futebol Bruno Spindel disse que o campo artifical transforma o jogo em "outro esporte".
 

Copa do Brasil: últimos duelos  

  • 2019 - Quartas de final
Athletico-PR 1 x 1 Flamengo
Flamengo 1 (1) x (3) 1 Athletico-PR

  • 2020 - Oitavas de final
Athletico-PR 0 x 1 Flamengo
Flamengo 3 x 2 Athletico-PR

  • 2021 - Semifinal
Athletico-PR 2 x 2 Flamengo
Flamengo 0 x 3 Athletico-PR

  • 2022 - Quartas de final
Flamengo 0 x 0 Athletico-PR
Athletico-PR 0 x 1 Flamengo 

Compartilhe