Cuesta comemora o gol da vitória do Botafogo no clássico contra o Fluminense (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Em clássico no topo da tabela do Brasileirão, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste sábado (20) e garantiu que segue mais uma rodada em primeiro lugar. O zagueiro Victor Cuesta marcou o único gol do jogo realizado no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O Fluminense teve a posse de bola durante a maioria do jogo, mas teve bastante dificuldade para sair da pressão do Botafogo, que marcava em cima até onde o time tinha gás. As melhores chances foram do Alvinegro e o gol saiu em um lance de bola parada no segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 FLUMINENSE
Data do jogo: 20 de maio de 2023, sábado
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Duração: 100 minutos (49 + 51)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Público: 24.732 presentes
Renda: R$ 1.203.565,00
Competição: Campeonato Brasileiro (sétima rodada)
Árbitro: Braulio da Sailva Machado (Fifa/Santa Catarina)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/Paraná) e Thiaggo Americano Labes (Santa Catarina)
Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Di Plácido, no intervalo), Adryelson, Cuesta, Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Marlon Freitas aos 38/2ºT), Eduardo (Sampaio, aos 48/2ºT); Júnior Santos, Tiquinho Soares, Luis Henrique (Vitor Sá, aos 21/2ºT),. Técnico: Luis Castro.
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier (John Kennedy, aos 34/2ºT), Nino, Felipe Melo (Manoel, aos 21/1ºT), Guga; André, Lima (Martinelli, aos 29/2ºT); Jhon Arias, Ganso, Gabriel Pirani (Lelê, no intervalo); Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Botafogo x Fluminense: gols e lances importantes
O primeiro começou com poucas emoções. O primeiro lance de perigo veio aos 13, com Júnior Santos chutando de fora e Fábio segurando. O goleiro entrou em ação novamente perto do fim, desta vez em chute de Gabriel Pires. Jogando como visitante, o Flu teve mais posse de bola, mas não levou perigo ao gol de Lucas Perri, que só trabalhou em um lance em que Cano estava impedido.
Já no segundo tempo, o Botafogo voltou a assustar aos 28, quando Júnior Santos bateu de fora da área e Fábio espalmou para fora. No escanteio, o goleiro do Flu saiu mal, a bola sobrou para Tiquinho colocar na área novamente e Cuesta, sentado, desviou para abrir o placar.
Perto do fim do tempo regulamentar, Lelê teve a melhor chance do Fluminense. Em uma bola sobrada que passou da defesa do Botafogo, o atacante tirou Lucas Perri, mas não teve espaço para colocar para o gol.
Felipe Melo sente posterior da coxa e sai no primeiro tempo
O zagueiro Felipe Melo quase não jogou no Clássico Vovô. Foram pouco mais de 20 minutos em campo até sentir sozinho a posterior da coxa esquerda. Ele se abaixou para tentar travar um contra-ataque e seu pé ficou preso no gramado artificial - que segue, entretanto, elogiadíssimo pelos jogadores. O veterano até tentou retornar, mas no lance seguinte voltou a sentir dores e deu lugar a Manoel.
Felipe Melo sentiu lesão. Tentou voltar ao campo depois de travar o pé no gramado e sentir a coxa, mas no primeiro lançamento pediu substituição. Manoel em campo. @SuperesportesMGpic.twitter.com/cBIKBxCovV
A torcida do Botafogo recebeu o time para o Classico Vovô, contra o Fluminense, com muita festa no Estádio Nilton Santos. Além dos lança chamas e dos cânticos dos torcedores, uma queima de fogos de quase três minutos fez até a transmissão aumentar o volume da narradora Renata Silveira.
Após o apito final e da vitória do Botafogo, o técnico Fernando Diniz foi expulso por reclamação pelo árbitro Bráulio da Silva Machado. @SuperesportesMGpic.twitter.com/YJwd1tAUhF