2

Champions League: árbitro se envolve em polêmica às vésperas da final

Szymon Marciniak, que apitou a decisão da Copa do Mundo de 2022, participou de evento associado a movimento de extrema-direita e foi investigado pela Uefa

02/06/2023 08:54
compartilhe

Szymon Marciniak tem 42 anos e faz parte do quadro da Fifa
foto: Iconsport

Szymon Marciniak tem 42 anos e faz parte do quadro da Fifa

 

O árbitro polonês Szymon Marciniak, escalado para apitar a final da Champions League desta temporada, se envolveu em uma polêmica às vésperas da decisão entre Manchester City e Inter de Milão, que acontece no próximo dia 10. Ele participou de um evento associado a movimento de extrema-direita, em 29 de maio, e foi investigado pela Uefa.

 

Marciniak, que foi o árbitro da final da Copa do Mundo de 2022, correu risco de ficar de fora da decisão da Champions League. Segundo comunicado, a Uefa, organizadora da competição, ouviu de uma ONG, que inicialmente demonstrou preocupação com a participação do juiz no evento polêmico, que afastá-lo da partida "prejudicaria a promoção da antidiscriminação".

 

A entidade também recebeu e publicou um pedido de desculpa público de Marciniak. Em nota, ele afirmou que foi "seriamente enganado e completamente inconsciente sobre a verdadeira natureza e afiliações do evento em questão".

 

O árbitro disse que os valores promovidos pelo movimento são contrários às suas crenças pessoais. "Não sabia que estava associado a um movimento polaco de extrema-direita. Se soubesse, teria recusado", afirmou.

 

- Como profissional profundamente comprometido com o futebol, quero realçar o meu apoio inabalável aos valores defendidos pela UEFA, particularmente a inclusão e o respeito por todos os indivíduos, independentemente da sua origem. Estes princípios estão no cerne do espírito do futebol e alinhados perfeitamente com as minhas crenças pessoais. Além disso, condeno veementemente qualquer forma de ódio, discriminação ou intolerância, pois estes não têm lugar no esporte ou na sociedade como um todo - diz outro trecho da nota.

 

 

 

Marciniak pediu "sinceras desculpas" a jogadores, torcedores, colegas, dirigentes e organizações do futebol.

 

- Entendo perfeitamente que as minhas ações tiveram repercussões além da decepção pessoal e estou totalmente preparado para aceitar quaisquer consequências resultantes da minha participação imprudente - disse.

 

- Agradeço a compreensão de vocês e humildemente peço uma oportunidade para fazer as pazes e reconquistar a confiança por meio das minhas ações futuras - completou.

Quando e onde será a final da Champions League?

A final da Champions League será disputada no dia 10 de junho, às 16h (horário de Brasília), no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, entre Manchester City e Inter de Milão.

 

 

 

O time inglês eliminou o multicampeão Real Madrid nas semifinais. O clube italiano passou pelo Milan, rival local.


Compartilhe