2

Brasileirão: veja lista de técnicos estrangeiros livres no mercado

Confira comandantes que já passaram ou foram especulados e poderiam assumir uma equipe no Brasil

23/06/2023 08:58 / atualizado em 23/06/2023 12:24
compartilhe

Vítor Pereira e Marcelo Gallardo estão sem clube
foto: Iconsport (Montagem)

Vítor Pereira e Marcelo Gallardo estão sem clube

 

A "dança das cadeiras" dos técnicos no futebol brasileiro segue a todo vapor. A cada demissão de um clube no Brasileirão surgem novos e velhos nomes que podem voltar à ativa em solo nacional.

 

Uma das principais preferências dos clubes no momento são os técnicos estrageiros. No início do Campeonato Brasileiro, dos 20 técnicos que estavam empregados na Série A, metade era de profissionais nascidos fora do Brasil: sete portugueses e três argentinos. 

 

 

 

Agora, finalizada a 11ª rodada, são nove, mas com um nome diferente -- Armando Evangelista nunca havia trabalhado no Brasil e chegou ao Goiás com a competição rolando. 

 

O Superesportes separou uma lista de técnicos estrangeiros que estão livres no mercado e poderiam trabalhar em times do Brasil.

Paulo Bento

O português Paulo Bento, que dirigiu o Cruzeiro em 2016, está sem clube desde que deixou o comando da seleção da Coreia do Sul, no fim de 2022. Ele levou o país asiático às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, sendo eliminado pelo Brasil.

Fabián Bustos

O argentino Fabián Bustos, que também dirigiu apenas um clube no Brasil, o Santos, em 2022, deixou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, no começo deste mês. Ele foi eliminado da Libertadores com o clube ainda na fase de grupos, mesmo faltando uma rodada para o fim.

Reinaldo Rueda

O colombiano Reinaldo Rueda teve uma passagem pelo Flamengo, em 2017, e foi finalista da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Depois do rubro-negro, comandou apenas seleções: Chila, entre 2018 e 2021, e Colômbia, entre 2021 e 2022. Está sem clube desde então.

Domènec Torrent

Domènec Torrent é mais um profissional que foi aposta do Flamengo. O espanhol, que ficou conhecido como auxiliar de Guardiola, foi contratado pelo clube em 2020, mas não teve grande passagem. O último clube que treinou foi o Galatasaray, em 2022.

Jesualdo Ferreira

O português Jesualdo Ferreira foi mais um profissional que chegou ao Brasil na esteira do sucesso de Jorge Jesus. Ele passou pelo Santos em 2020, mas ficou por apenas 15 jogos. O último trabalho foi no egícpio Zamalek, do qual saiu em março.

Eduardo Coudet

Eduardo Coudet estava no Brasil até outro dia. O argentino deixou o Atlético-MG no último dia 11, e ainda não definiu qual será o futuro. Ele já teve passagem pelo Internacional, em 2020, e pelo Celta de Vigo, da Espanha.

 

 

Ricardo Gareca

O argentino Ricardo Gareca trabalhou no Palmeiras em 2014, mas não se adaptou e ficou pouco tempo no clube. Ele foi responsável por levar o Peru à Copa do Mundo de 2018 após 36 anos sem o país disputar um Mundial. O último trabalho foi no Vélez Sarsfield, até o começo deste mês. Em 2019, ao UOL, disse que gostaria de voltar ao futebol brasileiro.

Jorge Jesus 

O português Jorge Jesus, velho conhecido da torcida flameguista, está sem time desde que deixou o Galatasaray, da Turquia, no último dia 11. Ele ainda não tem destino definido, mas saiu dizendo que esperaria "para ver se conseguiria cumprir um dos sonhos".

 

Jorge Jesus fez sucesso no Flamengo em 2019
foto: Iconsport

Jorge Jesus fez sucesso no Flamengo em 2019

 

Vítor Pereira

Outro português com passagem pelo Flamengo, além do Corinthians, Vítor Pereira também está livre no mercado. O último trabalho do treinador foi justamente no rubro-negro, de onde saiu em abril.  

Marcelo Gallardo

Marcelo Gallardo é o único desta lista que nunca trabalhou no Brasil. O argentino, bicampeão da Libertadores pelo River Plate, deixou o clube no fim do ano passado e ainda não anunciou qual será o próximo destino. Ele tem o desejo de treinar algum clube europeu, mas já foi especulado algumas vezes no Brasil. 

 


Compartilhe