2

Grêmio: os motivos que levaram Renato a mudar o esquema contra o Palmeiras

Sem Suárez, o treinador promoveu mudanças na equipe, mas acabou goleado pelo clube paulista

11/05/2023 17:46 / atualizado em 11/05/2023 18:41
compartilhe

Renato Portaluppi tenta fazer Grêmio voltar a ter boas atuações na temporada
foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi tenta fazer Grêmio voltar a ter boas atuações na temporada

 

 

O sistema tático escolhido por Renato Portaluppi para o Grêmio enfrentar o Palmeiras acabou não surtindo o efeito esperado pelo técnico. O Superesportes apurou os elementos que motivaram o treinador a mudar o desenho da equipe para o compromisso.

 

O esquema tático com três zagueiros que o Grêmio entrou em campo na derrota por 4 a 1 no Allianz Parque foi o principal tema abordado e criticado nas análises de comentaristas de futebol e torcedores nas redes sociais.

 

O técnico gremista foi questionado duas vezes sobre a opção de mudança, mas foi sucinto ao tratar o assunto na entrevista coletiva após o jogo:

 

- Nós tentamos neutralizar a equipe do Palmeiras. Eles têm uma equipe muito forte, com jogadores rápidos e inteligentes. É difícil de marcar. Tentamos neutralizar de todas as maneiras, mas não fomos felizes, infelizmente. – disse Renato.

 

O Superesportes apurou nos bastidores as motivações do treinador para mudar o esquema de jogo.

 

A principal preocupação de Renato era justamente marcar a velocidade dos jogadores de lado do ataque do Palmeiras.

 

O Grêmio tinha como única opção disponível para a lateral-direita o jovem Thomas Luciano, de 21 anos, que está recém participando dos seus primeiros jogos como profissional. Na lateral-esquerda, Reinaldo estava retornando de lesão e sem ritmo de jogo.

 

O objetivo do treinador foi, pela falta de confiança nos dois laterais, dar maior segurança defensiva com a presença de mais um zagueiro. Renato optou por reforçar a marcação com Bruno Uvini, ao invés de escalar os atacantes Galdino ou André Henrique para substituir Suárez, que ficou fora por desgaste físico.

 

Com a ideia de ter a bola no meio-campo, o treinador promoveu as entradas de Villasanti e Carballo, que também estavam voltando de lesão e sem ritmo de jogo. O desempenho da dupla Lucas Silva e Mila irritou o treinador na partida diante do Red Bull Bragantino.

 

Sem o resultado esperado e com Suárez de volta, o técnico Renato Portaluppi voltará para o esquema que vinha sendo utilizado desde o início da temporada.

 

O Grêmio volta a campo no domingo, às 16h, contra o Fortaleza, na Arena, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.


Compartilhe