O técnico Renato Portaluppi aguarda ansiosamente a chegada de extremas de velocidade para o seu ataque. Zinho, jovem de apenas 20 anos, ganhou oportunidades, mas ainda não deu a resposta desejada. O jogador perdeu espaço na hierarquia do treinador.
Com Ferreira entregue ao departamento médico, Zinho ganhou espaço por ser atacante de velocidade e drible. O atleta jogou 15 vezes na temporada pelo profissional do Grêmio, não marcou gol e deu uma assistência.
A falta da resposta que Renato esperava, fez o treinador optar por outras opções. No momento, quatro possibilidades são preferências do técnico em relação a escalar Zinho. O jovem ainda estará ganhando mais uma concorrência.
Renato está tentando fixar o sistema 3-5-2. Esquema que libera os laterais para o ataque, ganhando mais jogadores no setor de frente. Para o treinador, o esquema é ofensivo.
Quando a ideia é pelo mais utilizado sistema 4-2-3-1, três jogadores estão à frente de Zinho na disputa: Vina, Gadino e Nathan.
Além das escolhas por ideias de jogo sem a presença de jogadores de velocidade, Renato promoveu o também jovem Nathan Fernandes, de apenas 18 anos, ao elenco profissional. O garoto tem a característica que o treinador pede e deve começar a ganhar oportunidades.
Apesar disso, Zinho continua sendo uma alternativa no elenco profissional gremista. O técnico entende que o jogador ainda não está pronto e pretende lapida-lo melhor. Por enquanto, o jovem deve ser colocado somente no decorrer das partidas e por poucos minutos.
A direção aguarda a abertura da janela de transferências, que vai ocorrer no dia 2 de julho, para contratar atacantes de beirada, que tenham velocidade e drible. Michael, do Al-Hilal, ex-Flamengo, segue sendo o preferido.
O Grêmio enfrenta o Athletico-PR neste sábado (27), às 16h, na Arena da Baixada, pela oitava rodada do Brasileirão. Renato deve preservar alguns titulares pensando na partida diante do Cruzeiro, na próxima quarta-feira (31), fora de casa, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.