2

Grêmio: os motivos da surpreendente e aprovada escolha de Renato Portaluppi

Treinador preservou titulares contra o Athletico-PR, mas promoveu entradas que agradaram a diretoria e os torcedores

29/05/2023 14:22 / atualizado em 29/05/2023 14:45
compartilhe

Renato tem histórico positivo em revelação de jovens no Grêmio
foto: Lucas Uebel\Grêmio

Renato tem histórico positivo em revelação de jovens no Grêmio

 

 

 

A escalação do Grêmio na vitória contra o Athletico-PR no último sábado (27) mostrou preferências hierárquicas do técnico Renato Portaluppi em relação ao seu grupo de jogadores. Jovens ganharam espaço em relação a mais experientes.

 

O Grêmio entrou em campo na Arena da Baixada com uma equipe quase toda reserva. Fábio, Bruno Alves, Reinaldo e Villasanti eram os únicos titulares na formação inicial.

 

 

 

Algumas escolhas do treinador gremista causaram surpresa, mas foram elogiadas por torcedores nas redes sociais.

 

O volante Milla e o lateral-esquerdo Cuiabano, ambos de 20 anos, foram titulares em detrimento aos experientes Lucas Silva e Diogo Barbosa, e foram destaques da partida. A dupla que já está no clube há mais tempo tem sofrido fortes críticas por parte da torcida.

 

Cuiabano marcou o seu primeiro gol como profissional do Grêmio
foto: Lucas Uebel\Grêmio

Cuiabano marcou o seu primeiro gol como profissional do Grêmio

 

 

Outros jogares, também jovens, mas com mais experiência que Milla e Cuiabano, sequer foram utilizados, caso de Darlan e Gustavinho.

 

A escolha do treinador evidencia objetivos do Grêmio, que foram confirmados pelo Superesportes com fontes do clube.

 

O primeiro deles é optar por jogadores que estejam em melhor momento e o segundo é dar preferência para jogadores advindos das categorias de base, que apresentem potencial de crescimento.

 

Há um pedido da diretoria pela não insistência em atletas que estão desgastados com a torcida, evitando gerar constrangimento e um clima ruim que possa prejudicar também o restante da equipe. Em cima disso, o técnico Renato Portaluppi, inclusive, tem evitado até mesmo relacionar Diogo Barbosa nos jogos da Arena.

 

Milla tem recebido oportunidades no Grêmio
foto: Lucas Uebel\Grêmio

Milla tem recebido oportunidades no Grêmio

 

 

A ideia do clube é encontrar um novo destino para Lucas Silva e Diogo Barbosa já na janela de transferências da metade da temporada, para evitar precisar pagar a totalidade dos salários que estão em contrato. Os vencimentos são considerados altos e o vínculo vai até o final de 2023.

 

Elogiados internamento, Milla e Cuiabano devem continuar recebendo chances. Os dois jovens serão alternativas no banco de reservas na partida decisiva contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (31), em Minas Gerais.


Compartilhe