O Grêmio terá um fator favorável na retomada dos jogos. O calendário gremista dos primeiros 30 dias apresenta uma boa e importante notícia. O clube volta a atuar na próxima quinta-feira (22), contra o América-MG, na Arena, pelo Brasileirão.
Mesmo sem graves problemas físicos, o Tricolor aproveita o período sem jogos para descansar e preparar fisicamente o elenco. Envolvido em duas competições, o Grêmio pouco conseguiu preservar atletas até o momento na temporada.
Após o período sem partidas, o clube terá uma logística facilitada, com poucas viagens. Os dois primeiros compromissos, ambos pelo Campeonato Brasileiro, contra América-MG e Coritiba, respectivamente, serão em Porto Alegre. Embora as partidas tenham intervalo de apenas três dias.
Somente após uma semana do jogo contra os paranaenses, o Grêmio terá uma sequência de dois jogos fora de casa, mas ambos no mesmo lugar, contra o Bahia, no Nordeste. Primeiro os clubes se enfrentam pelo Brasileirão, no dia 1º de julho, e depois pela Copa do Brasil, no dia 4 do mesmo mês. A direção ainda não definiu, mas a tendência é de não retorno à Porto Alegre.
O Tricolor terá então quatro dias de descanso para mais dois jogos na Arena. Primeiro contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, e depois novamente contra o Bahia, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Ainda dentro do recorte de 30 dias, o Grêmio terá mais duas partidas. No dia 15, contra o Corinthians, em São Paulo, pelo Brasileirão, e encerra o período em Porto Alegre recebendo o Atlético-MG também pela competição de pontos corridos.
América - 22/06 (C) - Brasileiro
— Bruno Soares (@brunosreporter) June 16, 2023
Coritiba - 25/06 (C) - Brasileiro
Bahia - 01/07 (F) - Brasileiro
Bahia - 04/07 (F) - Copa do Brasil
Botafogo - 09/07 (C) - Brasileiro
Bahia - 12/07 (C) - Copa do Brasil
Corinthians - 15/07 - (F) - Brasileiro
Atlético-MG - 22/07 - (C) - Brasileiro
O Tricolor tentará tirar vantagem deste fator favorável, sem tanto desgaste de viagens, para construir os resultados nas duas competições que disputa. No período ainda, o elenco gremista deverá receber reforços advindos de contratações e também do departamento médico.