None

ATLÉTICO

Em busca de novo ano mágico, Atlético entra como favorito ao tri do Mineiro

Após conquistar 'triplete alvinegro' em 2021, Galo trabalha por novas taças na nova temporada

postado em 21/01/2022 05:00

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
A temporada de 2021 foi a maior da história do Atlético. O clube conquistou Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Para 2022, o objetivo é seguir entre os principais clubes do futebol nacional e lutar pelos títulos das principais competições no país. A estreia será pelo Estadual, torneio em que é o atual bicampeão. O Galo joga no dia 26 de janeiro, contra o Villa Nova, às 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Assim como em 2021, o Atlético tem como prioridade outros torneios. O Mineiro servirá como preparação. Nas primeiras rodadas, jovens e atletas que tiveram poucas oportunidades na última temporada serão acionados. Os principais jogadores serão preparados para o dia 20 de fevereiro, quando o Galo encara o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, pela Supercopa do Brasil, primeira disputa oficial de taça no ano.



Apesar de utilizar jovens nas primeiras rodadas, o planejamento do Atlético prevê terminar o Campeonato Mineiro com o time principal. Desta forma, o Alvinegro, com seu elenco milionário, é o grande favorito ao título. O Galo, que já conquistou a taça em 2019 (contra o Tombense) e 2020 (contra o América), vai firme na luta pelo tri.

A missão está nas mãos de Antonio 'El Turco' Mohamed, treinador contratado para substituir Cuca, que pediu demissão no fim de 2021 para cuidar de assuntos particulares. O argentino de 51 anos não era plano A (nem B e nem C) da diretoria alvinegra, mas foi contratado após as primeiras negociações fracassarem. Mesmo assim, o clube está confiante que o novo comandante é capaz de guiar o elenco alvinegro na busca por mais um ano glorioso.

"Estou muito feliz e muito contente por assumir um grande clube, o Galo. Quero agradecer a toda a direção, em especial o presidente, por confiar em nós. Estou muito animado e digo à massa que pode esperar de nós muito esforço, muita garra e muita dedicação para continuar ganhando títulos. Estou contente e agradecido pela oportunidade", declarou o novo treinador em suas primeiras palavras após ser anunciado pelo Alvinegro.



Campanha em 2021


No último ano, o Atlético teve muita tranquilidade no Campeonato Mineiro. O alvinegro se classificou em primeiro, com 27 pontos (nove vitórias e duas derrotas). Na semifinal, eliminou o Tombense com uma vitória e um empate. Já na decisão, foi beneficiado pela melhor campanha e conquistou a taça após dois empates sem gols com o América - que perdeu um pênalti no segundo tempo do segundo jogo.

Mercado da bola


O Atlético perdeu dois titulares na atual janela de transferências. O zagueiro Junior Alonso, líder defensivo e capitão da equipe, foi vendido ao Krasnodar, da Rússia, por 8,2 milhões de dólares (cerca de R$ 46,4 milhões na cotação do dia da negociação). A receita ajudou nos cofres da equipe, que planeja R$ 140 milhões em arrecadação com saída de atletas.

Quem também deixou o Galo foi Diego Costa. O atacante rescindiu de forma amigável com o Alvinegro e está perto de fechar com o Corinthians. Foram apenas cinco gols em 19 jogos no clube. Além dele, saíram nesta janela de transferências: Alan Franco (Charlotte FC), Nathan (Fluminense) e Hyoran (Bragantino). 

Por outro lado, foram três contratações para a atual temporada. Para o lugar de Junior Alonso, titular que deixou a equipe, o clube acertou a chegada do uruguaio Diego Godín, de 35 anos. O experiente defensor tem passagem marcante pelo Atlético de Madrid e é ídolo da torcida uruguaia.

As outras movimentações foram no ataque. O Atlético contratou o velocista Ademir, destaque do América na última temporada, e o centroavante Fábio Gomes, que se destacou no futebol norte-americano. Juntam-se a eles os jovens Vitor Mendes (zagueiro) e Guilherme Castilho (meia), que se destacaram no Juventude no último ano e retornaram de empréstimo.



As estrelas


O Atlético tem um elenco recheado de estrelas. Essa constelação perdeu uma peça com a saída de Diego Costa, mas ganhou outra com a chegada de Diego Godín. O Galo conta ainda com jogadores acima da média no futebol nacional como Guilherme Arana, Matías Zaracho, Nacho Fernández e Hulk.

Outros nomes, como Everson, Allan, Jair, Keno, Eduardo Vargas e Savarino aparecem como candidatos a personagens decisivos ao longo da temporada alvinegra. 

Atlético

 
Nome completo: Clube Atlético Mineiro
Fundação: 25 de março de 1908
Posição no Mineiro de 2021: campeão
Presidente: Sérgio Batista Coelho 
Técnico: Antonio 'El Turco' Mohamed
Destaques: Guilherme Arana, Matías Zaracho e Hulk
Principais contratações: Diego Godín, Antonio 'El Turco Mohamed' e Ademir

Elenco

 
Goleiros: Everson, Gabriel Delfin, Mateus Mendes e Rafael; 
Laterais: Guilherme Arana, Dodô, Guga e Mariano; 
Zagueiros: Diego Godín, Igor Rabello, Micael, Nathan Silva, Réver e Vitor Mendes; 
Meias: Allan, Calebe, Dylan, Guilherme Castilho, Jair, Matías Zaracho, Nacho Fernández, Neto, Rubens, Tchê Tchê;
Atacantes: Ademir, Echaporã, Eduardo Sasha, Eduardo Vargas, Fábio Gomes, Felipe Felício, Jefferson Savarino, Keno, Hulk, Luiz Filipe e Sávio.

Tags: galo atlético interiormg