None

Independência

Governo minimiza problema de visibilidade em 24% dos assentos do Independência

Arquibancadas superiores do estádio contam com guarda-corpo, que serão mantidos, a princípio, de acordo com secretário extraordinário da Copa do Mundo

postado em 25/01/2012 13:38 / atualizado em 25/01/2012 14:26

Renato Weil/EM/D. A Press


VEJA NOVAS FOTOS DO ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA


Um ponto importante que preocupa os torcedores mineiros em relação ao novo Independência está nas arquibancadas superiores. Guarda-corpos instalados nas fileiras podem prejudicar a visibilidade de seis mil espectadores.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Sérgio Barroso, admitiu que os guarda-corpos podem prejudicar a visão da torcida, mas ressalta que é um artifício de segurança do Independência.

“Talvez, em algum ponto, dentro daqueles seis mil assentos, tenha a visibilidade um pouco prejudicada. Mas esse é um ponto que estamos discutindo há um tempo e estamos buscando alternativas. Vamos, no momento, manter a situação como está, porque é uma arquibancada totalmente segura e são somente seis mil assentos que têm essa condição (de visibilidade prejudicada). É uma questão que estaremos discutindo com todos os envolvidos de como vamos proceder no futuro. Mas, no momento, o que foi decidido até junto com o Ministério Público, é fazer a inauguração do estádio e que o futebol mineiro volte para a capital”, afirmou.

“Os guarda-corpos se referem a seis mil assentos de um total de 25 mil. Estamos privilegiando absolutamente a segurança e a visibilidade é uma visibilidade, em alguns pontos, normal. Mas quando você observa, estando sentado lá, que dá para ver o jogo. Não tem problema. E vou dizer, com a inclinação do estádio, estamos privilegiando a segurança do torcedor”, completou.

TV Alterosa
A inclinação na arquibancada superior é alta. Por isso, houve a recomendação da instalação dos guarda-corpos, antes fora do projeto inicial do estádio. “Não foi um erro de projeto. A inclinação de 40º é normal. Pela dimensão do terreno e pelos 25 mil assentos montados, essa é uma inclinação normal dentro de qualquer análise. O presidente do CREA esteve aqui hoje pela manhã e confirmou que essa é uma inclinação normal”, disse Sérgio Barroso.

Guarda-corpos ficam

A princípio, os guarda-corpos não serão retirados das arquibancadas superiores. “No momento, vamos inaugurar o estádio com as grades, porque estamos privilegiando a segurança dos torcedores. E como não é todo o estádio, são só seis mil lugares. E não é que não existe visibilidade. Tem visibilidade sim. Mas, no momento, estamos entendendo que temos que privilegiar a segurança e, a partir daí, vamos buscar novas soluções”, observou o secretário da Secopa.

“Temos procurado alternativas, que são complexas e difíceis, porque o que temos que privilegiar é a segurança dos torcedores”, completou.

Apesar de minimizar a quantidade de seis mil lugares como visibilidade prejudicada, o número em questão representa 24% da capacidade total do novo Independência.

Renato Weil/EM/D. A Press


Leia também:

- Vestiários, cadeiras e acabamentos travam entrega do Independência "no prazo"
- Independência será reinaugurado sem solução definitiva para o trânsito no Horto