None

42º TÍTULO ALVINEGRO

Atlético é derrotado pelo Cruzeiro, mas leva o troféu de campeão mineiro de 2013

Dagoberto, por duas vezes, encheu o torcedor celeste de esperanças em uma reação do Cruzeiro, mas Ronaldinho Gaúcho, no fim do segundo tempo, garantiu festa alvinegra

postado em 19/05/2013 17:58 / atualizado em 20/05/2013 14:22

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Festa alvinegra no Mineirão. O Atlético é o campeão estadual de 2013. Mesmo com a derrota para o Cruzeiro, por 2 a 1, na tarde deste domingo, o Galo levantou o caneco por ter vencido a partida de ida por 3 a 0, no Independência. O feito no Gigante da Pampulha garantiu o terceiro troféu seguido da competição ao técnico Cuca e o 42º da história atleticana. O time celeste, por sua vez, termina o Estadual de cabeça erguida, pois conseguiu fazer uma grande partida e por pouco não protagonizou uma reação histórica diante de seus torcedores, maioria no estádio.

Com um desempenho superior no primeiro tempo, o Cruzeiro esteve próximo de reverter a vantagem com dois gols de pênalti de Dagoberto, aos 17 e 31 minutos. Na etapa complementar, o Galo equilibrou as ações e batalhou bastante para fazer o tento de honra. Conseguiu aos 33', também em cobrança de penalidade convertida por Ronaldinho Gaúcho.

Campeão mineiro, o Atlético segue, agora, na luta para conquistar a Copa Libertadores da América. Na próxima quinta-feira, o Galo vai ao México enfrentar o Tijuana pelo jogo de ida das quartas de final da competição continental. O Cruzeiro, por sua vez, volta as atenções para a Copa do Brasil, competição pela qual enfrenta o Resende na partida de volta da segunda fase, no Mineirão.

CONFIRA AS IMAGENS DA COMEMORAÇÃO ATLETICANA NO MINEIRÃO

Cruzeiro enche a torcida de esperança no primeiro tempo


Com a necessidade de reverter a desvantagem de três gols sofrida no primeiro jogo, o Cruzeiro tomou a iniciativa nos primeiros minutos e se lançou ao ataque. O Atlético, por sua vez, não tinha pressa e tentava tocar a bola com calma.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Aos nove minutos, a torcida celeste fez barulho no Mineirão. Egídio desarmou Tardelli, lançou para Dagoberto, que encontrou Borges na entrada da área. Na finalização, o camisa 9 cruzeirense foi barrado por Victor. O Atlético tentou responder com Bernard, que finalizou mal ao lado esquerdo de Fábio.

O Cruzeiro seguiu na pressão. Primeiro, aos 14', Everton Ribeiro finalizou fraco nas mãos de Victor. Depois, aos 16', Dagoberto deixou Marcos Rocha para trás e foi derrubado na grande área por Gilberto Silva. Pênalti. O próprio camisa 11 celeste cobrou no meio do gol e abriu o placar no Mineirão: 1 a 0.

O Atlético respondeu com perigo aos 19. Jô recebeu a bola na entrada da área e finalizou. Fábio se esticou e espalmou. Na sobra, Tardelli soltou a bomba e novamente foi barrado pelo camisa 1 cruzeirense. Foi o grande lance de perigo alvinegro no primeiro tempo.

A partir dos 20 minutos a pressão celeste foi intensa. Diego Souza finalizou por duas vezes e em uma delas, aos 28', exigiu excelente defesa de Victor, que espalmou para o lado esquerdo. O Atlético chegou a marcar, aos 29', mas Tardelli estava em posição de impedimento.

Embalado pela euforia do torcedor, o Cruzeiro conseguiu seu segundo pênalti aos 31' do primeiro tempo, em lance de falta de Richarlyson sobre Borges. Dagoberto foi de novo para a batida e deslocou o goleiro Victor: 2 a 0.

O Atlético chegou a assustar aos 37', com Marcos Rocha, que acertou a trave direita em lance de cruzamento. Fábio apenas fez golpe de vista. Foi o último lance importante da etapa inicial.

Atlético domina etapa complementar e Ronaldinho garante a taça

O ritmo do Atlético foi totalmente diferente no segundo tempo, pois a equipe passou a ameaçar mais o gol defendido por Fábio. Aos nove, Tardelli fez ótima arrancada pelo meio-campo e deu passe para Jô, que tentou bater cruzado. Atento ao perigo, o capitão do Cruzeiro conseguiu espalmar para fora da área.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O primeiro lance de perigo da etapa complementar animou a torcida alvinegra, minoria nas cadeiras do Mineirão. O time seguiu no mesmo embalo e aos 13' Jô pegou rebote na entrada da área e emendou de pé direito, mandando a bola na trave esquerda de Fábio. Aos 16', Bernard cruzou e Réver, sozinho, completou de cabeça. O goleiro celeste operou um verdadeiro milagre ao defender a bola para a linha de fundo.

Em jogada de contra-ataque, aos 19', Borges, que havia participado razoavelmente do jogo, driblou Leandro Donizete no meio-campo e chutou forte no canto esquerdo. Victor espalmou para o lado e evitou o terceiro gol do Cruzeiro.

O Atlético voltou a dominar o jogo, mas sem finalizar. Os comandados de Cuca passaram a apostar nos cruzamentos, tentando explorar os lances de bola parada com Réver e Gilberto Silva. O Cruzeiro conseguia se defender bem, mas encontrava dificuldade para encaixar os contra-ataques.

A essa altura do jogo, um erro por parte de qualquer equipe seria fatal. E coube a Egídio falhar quando não podia. Ele entregou a bola de presente para Luan, que, esperto, partiu para cima e foi derrubado pelo próprio lateral do Cruzeiro. Pênalti para o Atlético. Ronaldinho cobrou com tranquilidade e diminuiu a vantagem celeste: 2 a 1.

A partir deste momento, o Cruzeiro entrou em desespero por estar em desvantagem no placar agregado. O Atlético, com a taça na mão, quase chegou ao empate. Aos 41', Marcos Rocha driblou três defensores celestes e chutou rasteiro, no meio do gol. Fábio defendeu com os pés.

No fim do segundo tempo, os jogadores de Cruzeiro e Atlético protagonizaram confusão no meio do gramado após a expulsão de Luan, que havia cometido falta por trás sobre Dagoberto. Após paralisação de quase dois minutos, a partida foi retomada. Porém, aos 48', Leandro Pedro Vuaden apitou pela última vez e sacramentou o término do clássico. Galo campeão mineiro pela 42º vez.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press


CRUZEIRO 2X1 ATLÉTICO

CRUZEIRO
Fábio; Ceará (Mayke, aos 26 do 2ºT), Paulão, Leo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Diego Souza (Ricardo Goulart, aos 14 do 2ºT) e Everton Ribeiro; Dagoberto e Borges (Anselmo Ramon, aos 20 do 2ºT).
Técnico: Marcelo Oliveira

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Richarlyson; Josué, Leandro Donizete, Diego Tardelli (Leonardo Silva, aos 39 do 2ºT), Ronaldinho Gaúcho e Bernard (Luan, aos 22' do 2ºT); Jô (Alecsandro, aos 26 do 2ºT).
Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: Domingo, 19 de maio

Gols: Dagoberto, aos 17' e 31' do 1ºT; Ronaldinho Gaúcho, aos 33 do 2ºT

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Rodrigo F. Henrique Correa (Fifa/RJ)

Cartões amarelos: Gilberto Silva, aos 16', e Borges, aos 44' do 1ºT; Ronaldinho Gaúcho, aos 5', Leandro Guerreiro, aos 10', Diego Souza, aos 13', Nilton, aos 38, Leandro Donizente, aos 41' do 2ºT

Cartão vermelho: Luan, aos 44 do 2ºT

Público Pagante: 42.142
Público Presente: 45.198
Renda: R$ 1.774.410,00

Tags: cruzeiroec atleticomg mineirão estadual mineiro 2013 título