None

FUTEBOL MINEIRO

Autor de projeto, deputado planeja volta de cerveja aos estádios de Minas em setembro

PL permite venda e o consumo de bebidas alcoólicas no primeiro tempo e intervalo

postado em 08/07/2015 19:01 / atualizado em 08/07/2015 19:16

EM/D.A. Press
Os estádios de Minas Gerais poderão voltar a vender cerveja por volta do mês de setembro. Nesta quarta-feira, depois de ser aprovado nas comissões de Justiça e de Esporte, o Projeto de Lei que pede a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas nas arenas foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e deverá ser votado no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em primeiro turno, já na próxima sexta-feira, dia 10.

A expectativa do deputado Alencar da Silveira (PDT), autor do projeto, é que ele seja sancionado pelo governador do estado, Fernando Pimentel, dentro de poucos dias. “Votaremos em primeiro turno, na Assembleia, até a próxima sexta-feira, dia 10 de julho. Depois do recesso da Assembleia, votamos em segundo turno e aí o governador terá 15 dias para sancionar ou vetar. Eu entendo que temos vontade política do prefeito e do próprio governador, que já sinalizou através de secretários que é favorável”, disse Alencar ao Superesportes.

Marcos Vieira/EM/D.A Press
“É tudo bem claro, escrevemos o projeto depois de viajar o mundo inteiro, visitar novas arenas, e temos uma nova roupagem: cerveja, bebida autorizada até o início do segundo tempo. Para de vender no primeiro minuto do segundo tempo e assim seguiremos o exemplo de sucesso de outros países”, pontuou.

O projeto original permite a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante o primeiro tempo da partida e nos 15 minutos correspondentes ao intervalo. A regra se estende a uma área de 500 metros em torno dos estádios. “Acabou aquela farra de levar bebida para a arquibancada. Só pode beber no recinto do bar. Não pode ir para arquibancada com nada. Além disso, as administradoras dos estádios vão dizer onde a venda está permitida, quais os bares vão poder fazer o comércio. Local de torcida organizada, quem sabe, não vende. Enfim, a administradora é que define”, disse o deputado.

Alencar revelou ainda que a aprovação da medida terá uma contra-partida, já negociada com o governo de Minas. “Estive com Bernardo Santana, secretário do Pimentel, e ele está empenhado em colocar o reconhecimento de face nos estádios de Belo Horizonte. Com a identificação, a biometria facial, o cidadão que tiver problema vai ser reconhecido, penalizado pelo Ministério Público e não poderá voltar a entrar no estádio. Vamos afastar os marginais dos estádios”, planejou o parlamentar.

Planejamento do deputado Alencar da Silveira para a volta da cerveja aos estádios:

- “Até sexta-feira, dia 10 de julho, com ajuda do presidente da Assembleia, colocamos a votação em primeiro turno do projeto em plenário”
- “Voltamos de recesso e votamos o projeto em segundo turno no dia 10 de agosto”.
- “Se aprovado, mandamos para o governador sancionar e acredito que, no dia 1º de setembro, no mais tardar, se tudo der certo, poderemos ter cerveja nos estádios”.

Tags: seriea americamg mineirão cerveja atleticomg cruzeiroec Projeto de Lei