None

PRIMEIRA LIGA

Cruzeiro e Atlético jogam primeiro clássico do ano desfalcados e sem principais reforços

Mano terá cinco ausências; Roger Machado não conta com sete nomes

postado em 31/01/2017 20:29 / atualizado em 01/02/2017 10:47

Juarez Rodrigues e Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

Cruzeiro e Atlético disputam o primeiro clássico do ano nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, jogo que marca a estreia dos times na Primeira Liga. O fato de o jogo ser disputado no início da temporada faz com que Mano Menezes e Roger Machado não tenham à disposição as principais contratações realizadas por seus clubes na temporada: Thiago Neves e Elias, respectivamente.

O Cruzeiro realizou apenas um jogo oficial na temporada. Na estreia do Campeonato Mineiro, o time celeste venceu o Villa Nova por 2 a 1. O atraso na liberação da documentação de Thiago Neves pelo Al-Jazira, seu ex-clube, tornou impossível a estreia do jogador na abertura do Mineiro e também na estreia na Primeira Liga, contra o rival.

Em sua apresentação ao Cruzeiro, em 18 de janeiro, Thiago disse que pretendia estrear no clássico marcando gols. Mas, diante do atraso na liberação, o clube mineiro entrou com uma ação na Fifa solicitando o desligamento do meia do Al Jazira. Os trâmites podem fazer com que o atleta esteja liberado para jogar em uma semana.

Além de Thiago Neves, o Cruzeiro não terá a presença de outros quatro jogadores contra o Atlético. O goleiro Fábio, jogador com maior número de participações em clássicos no atual elenco, está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho. O atleta já voltou a fazer trabalhos específicos com Robertinho, preparador de goleiros. Outro que está em fase final de recuperação é Dedé. O zagueiro não joga desde 28 de fevereiro de 2016, já realiza treinos físicos e deve retornar aos gramados no fim de fevereiro. O meio-campista Marcos Vinícius está fora do clássico devido a uma entorse no tornozelo, sofrida no jogo-treino contra o Araxá, em 22 de janeiro.

O clássico prematuro na temporada também impede que o Cruzeiro coloque em ação contra o maior rival a sua mais recente contratação. Nesta terça, o volante Lucas Silva, de 23 anos, bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, teve o retorno anunciado oficialmente pela diretoria.

Atlético

O elenco principal do Atlético também vai apenas para o segundo jogo oficial na temporada, já que disputou a Copa da Flórida com os jogadores sub-20. Para o Galo, o número de ausências no clássico é ainda maior do que no rival. Ao todo, são sete atletas sem condições de jogo na equipe alvinegra. Elias, principal contratação do time para a temporada, chegou nesta terça-feira a Belo Horizonte para realizar exames médicos e ser apresentado pelo clube alvinegro. O volante de 31 anos, oficializado pelo presidente Daniel Nepomuceno em 27 de janeiro, deve estrear pelo clube assim que tiver o nome publicado no BID, já que estava treinando com o elenco principal do Sporting, em Portugal.

Além de Elias, o Atlético não conta com os atacantes que foram os principais artilheiros do clube em 2016. Fred, que marcou o gol da vitória do Galo sobre o América de Teófilo Otoni na estreia do Campeonato Mineiro, está fora do clássico devido a uma suspensão que levou na Primeira Liga do ano passado, quando ainda jogava pelo Fluminense. Já Robinho desfalca o clube alvinegro por aproximadamente um mês por uma fratura na costela sofrida no amistoso da Seleção Brasileira contra a Colômbia, no último dia 25.

Além dos três, o goleiro Victor, o zagueiro Erazo, o volante Lucas Cândido e o meia-atacante Luan também não vão participar do primeiro clássico da temporada por problemas de contusões. O goleiro Victor lesionou o ombro durante partida beneficente em 9 de dezembro do ano passado e tem previsão de retorno para março. Por sua vez, Lucas Cândido só deve voltar aos gramados no segundo semestre. O volante alvinegro rompeu os ligamentos do joelho pela terceira vez na carreira. Já Luan foi preservado da estreia do Campeonato Mineiro e não participou dos treinamentos de segunda e terça devido a dores no joelho direito - o mesmo que operou em 2016. Por fim, o equatoriano Erazo está no departamento médico desde o início da pré-temporada.  Ele se queixa de dores no joelho direito, problema que já o levou ao DM em 2016.

Em meio a tantas ausências, o técnico Roger Machado ganhou uma opção importante para montar a defesa. O zagueiro Leonardo Silva, que estava treinando com o grupo nos últimos dias, foi relacionado para o clássico. O jogador não atuava desde outubro, quando rompeu o tendão do músculo anterior da coxa direita.

O clássico realizado nesta quarta-feira será o primeiro com torcida dividida desde o jogo que marcou a reabertura do Mineirão, em 2013. Dos 54 mil ingressos destinados aos clubes, 36.528 foram vendidos até o fechamento das bilheterias nesta terça. Outros 6 mil ingressos são comercializados pela Minas Arena. A administradora do estádio não divulgou a parcial de vendas feitas por ela.

Tags: primeiraliga futnacional atleticomg cruzeiroec mercadobola