None

CAMPEONATO MINEIRO

PM promete efetivo maior para segurança em final do Mineiro no Independência

Polícia Militar insistiu que fez alerta sobre condições de segurança desfavoráveis para se realizar clássico no Horto, mas aceitou decisão da FMF

postado em 02/05/2017 15:51 / atualizado em 02/05/2017 16:09

Gladyston Rodrigues/EM/D. A Press
Apesar de ter sido contrária à realização da final do Campeonato Mineiro no Independência com as torcidas de Atlético (90%) e Cruzeiro (10%), a Polícia Militar acatou a decisão dos clubes e da Federação Mineira de Futebol, em reunião realizada nesta terça-feira, e prometeu um efetivo maior para garantir a segurança do público no próximo domingo. O jogo está marcado para as 16h.

Em entrevista coletiva, o coronel Winston Coelho Costa, comandante do policiamento de Belo Horizonte, revelou que destacará, no Horto, mais policiais que no Mineirão. Ele insistiu que a PM fez o alerta sobre as condições de segurança desfavoráveis para a realização do clássico no Independência, mas aceitou a decisão final da Federação.

”O regulamento é feito pela FMF e assim eles decidiram lá. A Polícia Militar respeitou o posicionamento deles, mesmo alertando dessa questão de segurança de um jogo de tamanha rivalidade, entre dois times de grandes torcidas, dois times mineiros, dentro de um estádio cujas vias de acesso já nos causam certos transtornos. (...) (Ao sugerir 50% a 50% no Mineirão) a gente estava pensando em segurança das pessoas, mas aquele que tinha o dever de decidir e tem a responsabilidade solidária com relação à segurança de seus torcedores, decidiu diferente. Então vai ser no Independência, com 90/10. A gente respeita o regulamento, a regulamentação dos campeonatos, vai ser no Independência, e a gente utilizando de todos os esforços para que sejam um sucesso”, ponderou o coronel.

Na operação do primeiro clássico, no Mineirão, e que registrou sete ocorrências de violência na Grande BH, a Polícia Militar contou com 1.164 profissionais. Para domingo, a PM espera mais dificuldade para conter eventuais vândalos, principalmente na condução da torcida e do time do Cruzeiro ao estádio.

”Nosso efetivo vai ser bem superior àquele que foi lançado para o evento no Mineirão, isso tudo para fazer frente à característica do estádio, às vias residenciais. Só para vocês terem uma ideia, para a chegada da equipe adversária no Independência, temos que travar o fluxo das vias em 30 minutos. Isso se transforma em congestionamentos na entrada do próprio bairro. Os bares estão ali no entorno. Fica mais difícil o controle da venda de bebidas em garrafa. Então são diversas questões em termos de segurança que nos trazem um trabalho bem maior. Por isso que a gente se posicionou no sentido de que, se acontecesse no Mineirão, a gente teria uma tranquilidade e preservaria as vidas das pessoas de bem que se deslocam para o estádio. Para se ter ideia, 1.800 torcedores do Cruzeiro fazendo frente a 20.000 torcedores do Atlético, aí você vê o peso de um e de outro e aquilo que pode acontecer. (...) A gente tem previsão de os conflitos serem mais iminentes, mas estamos preparando todo um efetivo, fazendo um treinamento dele, no sentido de ter evento com sucesso e sem grandes problemas para aquele torcedor do bem”, acrescentou o coronel.

Durante a semana, a Polícia Militar terá encontro com as organizadas do Cruzeiro para definir a estratégia de deslocamento para o Independência. A corporação também divulgará à imprensa o procedimento a ser adotado por torcedores cruzeirenses que pretendem ir de forma isolada ao Horto. Orientações também serão dadas aos atleticanos.

No domingo, a PM também reforçará a segurança em tradicionais pontos de encontro entre torcidas organizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Conforme fizemos e agora com efetivo maior, ocuparemos todas as áreas em que o torcedor assiste ao jogo, nos terminais de ônibus, de metrô, as vias de maior fluxo para o estádio Independência. Em todas elas haverá o efetivo policiamento devido para garantir a segurança dos cidadãos”.

Balanço do trabalho no Mineirão


Acerca da operação no primeiro clássico, que registrou sete ocorrências, o balanço da PM foi positivo, ainda que tenha havido queixas por uso excessivo de força dentro do Mineirão. “Vamos olhar essas questões e vamos melhorar para as próximas, mas até agora não vimos nenhum tipo de equívoco por parte da tropa de choque na atuação dentro do Mineirão”.

Gladyston Rodrigues/EM/D. A Press

A SEGUIR, A ENTREVISTA DO CORONEL NA ÍNTEGRA

Reunião na FMF definiu presença de duas torcidas no Independência


Nesta manhã, a FMF definiu o local do segundo jogo, sendo o Estádio Independência, a torcida na proporção de 90 a 10%, reservando 1.800 ingressos para a torcida do Cruzeiro. A partir dessa data e dessa definição, a gente parte para o planejamento operacional, no sentido de abarcar e trazer tranquilidade ao público que vai ao estádio no próximo domingo, no último jogo da final do Campeonato Mineiro.

Tumultos no último clássico, dentro e fora do Mineirão

A rivalidade é outra. Tivemos jogos entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão, e não teve essa agressividade que a gente viu no último jogo, no último domingo. O esquema vai ser muito mais pesado (no Independência), um número maior de policiais ocupando ponto a ponto, no sentido de proteger as torcidas e que o evento ocorra lá dentro com toda tranquilidade. Para vocês terem uma ideia, a gente pensa, na própria na Silviano Brandão, ter grupos de PM a cada quarteirão, até no sentido de resgatar algum torcedor que não esteja no esquema de escolta, para a gente resgatar e fazer sua condução até o local do jogo, se assim tiver algum tipo de evento criminoso.

Tivemos sete eventos (ocorrências) na cidade, como um todo, e em todos eles a Polícia Militar chegou o quanto antes, bem rapidamente. A cidade é ampla. Aconteceu no elevado Castelo Branco, mas pode acontecer em outros pontos da cidade das próximas vezes. O policiamento será distribuído na cidade, no sentido de resguardar a segurança das pessoas que estão assistindo em determinado bar e restaurante, que estão se deslocando, ou mesmo que pretendem ir cometer os atos de vandalismo, como vocês viram no último domingo. Mas  nada de diferente dos últimos jogos, a gente sempre teve isso, e isso advém de pessoas que saem de sua residência com objetivo de atingir as outras pessoas.

Uso de spray de pimenta no Mineirão em torcedores do Atlético que queriam sair antes

Se a gente libera a torcida no mesmo horário, no mesmo momento na torcida adversária, e ela sendo a maior, o conflito teria sido muito maior. A gente segura a torcida menor dentro do estádio – isso acontece em qualquer estádio do país. A torcida menor é retida para depois ser liberada. Dentro do Mineirão tivemos diversas confusões, até dentro da torcida do Cruzeiro, que precisou da intervenção da tropa de choque. Outras questões podem acontecer e são necessárias daquele que arbitra em não obedecer os limites estabelecidos pela tropa de choque.

Brigas entre torcidas no elevado Helena Greco (antigo Castelo Branco)

Nós tivemos imagens distantes, foram aquelas que foram disponibilizadas por órgãos de imprensa, estamos buscando por nossa equipe de tecnologia identificar aqueles autores e passar para a polícia judiciária atuar.

Balanço do trabalho no Mineirão

Vamos olhar essas questões e vamos melhorar para as próximas, mas até agora não vimos nenhum tipo de equívoco por parte da tropa de choque na atuação dentro do Mineirão.

Número de policiais no Independência

O número de policiais será definido no planejamento, mas será bem superior ao superior gasto no Mineirão, no último domingo, que foi em torno de 1.100 policiais.

Responsabilidades divididas com a segurança privada no Independência

Sempre se faz contato com gestor do estádio, bem como equipe mandante, porque ela é que tem a responsabilidade pela segurança maior, e alinhar os procedimentos. Mas a gente deixa claro que a nossa troca é de primeira intervenção, a segurança privada é que cuida de questões menores dentro do estádio.

Recuo no veto a duas torcidas no Independência

O posicionamento da Polícia, em termos de segurança, ela considera que para o torcedor, nós nos preocupamos com o torcedor de bem, para o torcedor é melhor um clássico – ou jogos cuja rivalidade entre as torcidas é destacada – esse jogo acontecer no Mineirão com torcida dividida, no caso de Atlético e Cruzeiro, por exemplo, se fosse o América também, da forma. Que eu não tenha um peso diferente entre as torcidas. Eu inibo aquele que é mais agressivo em seus atos. O nosso posicionamento se mantém. Tanto que estou declarando que nosso efetivo vai ser bem superior daquele que foi lançado para o evento no Mineirão, isso tudo para fazer frente à característica do estádio, às vias residenciais. Só para vocês terem uma ideia, para chegada da equipe adversária no Independência, temos que travar o fluxo das vias em 30 minutos. Isso se transforma em congestionamentos na entrada do próprio bairro. Os bares estão ali no entorno. Fica mais difícil o controle da venda de bebidas em garrafa. Então são diversas questões em termos de segurança que nos trazem um trabalho bem maior. Por isso que a gente se posicionou no sentido de que, se acontecesse no Mineirão, a gente teria uma tranquilidade e preservaria as vidas das pessoas de bem que se deslocam para o estádio. Para se ter ideia, 1.800 torcedores do Cruzeiro fazendo frente a 20.000 torcedores do Atlético, aí você vê o peso de um e de outro e aquilo que pode acontecer.

Aceite da PM a duas torcidas no Independência


O regulamento é feito pela FMF e assim eles decidiram lá. A Polícia Militar respeitou o posicionamento deles, mesmo alertando dessa questão de segurança de um jogo de tamanha rivalidade, entre dois times de grandes torcidas, dois times mineiros, dentro de um estádio cujas vias de acesso já nos causam certos transtornos.

Condições ideais dos clássicos

A gente estava pensando em segurança das pessoas, mas aquele que tinha o dever de decidir e tem a responsabilidade solidária com relação á segurança de seus torcedores, decidiu diferente. Então vai ser no Independência, com 90/10, a gente respeita o regulamento, a regulamentação dos campeonatos, vai ser no Independência, e a gente utilizando de todos os esforços para que sejam um sucesso. Seria o ideal no Mineirão, meio a meio. No Independência, a partir do momento que eu retiro uma torcida, eu provoco uma tranquilidade daqueles que vão. Mas a gente já viu, que, quando da primeira decisão, do primeiro jogo, foi 90/10, a gente já sabia que teria essa demanda. O time que ficou com 10% lá iria requerer ou autorizar no máximo 10% também no estádio Independência.

Gladyston Rodrigues/EM/D. A Press

Orientação para a torcida do Cruzeiro


Nós ainda vamos divulgar durante a semana os pontos em que vamos recepcionar as torcidas, o caminho mais seguro para o torcedor isolado seguir, a torcida organizada já está delimitado local para ela se posicionar e ser feita a escolta, então vamos ter diversas dinâmicas para acolher a torcida do Cruzeiro e bem como permitir o fluxo da torcida do Atlético dentro do Independência.

Dificuldades do trabalho no Independência


A gente tem previsão de os conflitos serem mais iminentes, mas estamos preparando todo um efetivo, fazendo um treinamento dele, no sentido de ter evento com sucesso e sem grandes problemas para aquele torcedor do bem que está querendo assistir à final do Campeonato Mineiro.

As vias de acesso dificultam (o trabalho). O estádio está dentro de um bairro, cujas vias são estreitas, e isso dificulta divisão (de torcidas), dificulta a definição de acessos, facilita o erro das pessoas que estão se deslocando ao estádio, mas teremos todo cuidado no planejamento de forma a permitir até mesmo o resgate daquele torcedor isolado que, por ventura, cometer esse erro.

Efetivo será bem mais numeroso, não temos os números, mas estamos planejando de ponta a ponta de forma a garantir a segurança.

Posicionamento da PM é contrário à realização de grandes jogos no Horto

Nós não mudamos de posicionamento. Nós, desde o início do ano, somos a favor do jogo entre Atlético e Cruzeiro, não só esses, mas jogos em que as torcidas são rivais, que esse jogo aconteça no Mineirão. Mas a gente tem regulamento , e a FMF que é a competente em determinar quais são os locais dos jogos, como que vai ser essa divisão de torcida, mas a gente simplesmente está acatando aquilo que eles decidiram, e já estamos nos preparando para realizar o policiamento desse jogo.

Crianças no Independência

Não posso sugerir para ninguém levar ou deixar de levar seu filho, mesmo porque a PM busca a tranquilidade de todos, independentemente de ser menor de idade ou maior de idade. Faremos todos os esforços para que o cidadão de bem, maior ou menor, tenha tranquilidade no acesso ao estádio, curta ao jogo e saia com tranquilidade, retornando às suas residências.

Uso de tapumes para dividir torcedores no Independência
 
Isso será providenciado conforme aconteceu nos últimos jogos no Independência.

Recomendação do Mineirão nos próximos clássicos

A PM, a partir de agora, já não se intromete mais, não sugere mais. Já está decidido, desde o início do ano nós assim nos pronunciamos, fomos criticados em relação a isso, mas lidamos com segurança e temos que ser responsáveis pela segurança das pessoas.

Jogos cujas torcidas possuem rivalidade, a gente sugere e assim vamos continuar sugerindo, que esses jogos aconteçam no Mineirão, com torcida meio a meio. No caso do Independência, deixamos a cargo da FMF e ela assim decidiu, mas a gente sugeriu que fosse torcida única.

Segurança em estações de ônibus e metrô na Grande BH


Conforme fizemos e agora com efetivo maior, ocupando todas as áreas em que o torcedor assiste ao jogo, nos terminais de ônibus, de metrô, as vias de maior fluxo para o estádio Independência, todas elas haverá o policiamento devido para garantir a segurança dos cidadãos.

Tags: cruzeiroec cruzeiro atleticomg interiormg final decisão mineiro independência mineirão pm