None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sorteio da CBF define árbitro do clássico entre Atlético e Cruzeiro, no Independência

Raphael Claus, paulista do quadro da Fifa, apitará o duelo, pelo Brasileirão

postado em 15/05/2018 18:43 / atualizado em 15/05/2018 18:43

Ramon Lisboa/EM/D.A. Press
O paulista Raphael Claus será o árbitro do clássico entre Atlético e Cruzeiro, no sábado, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi escolhido por meio de sorteio realizado nesta terça-feira, na sede Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. 

Raphael Claus será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis. Todos eles são de São Paulo e do quadro da Fifa.

O quarto árbitro Luiz Alberto Andrini Nogueira (CBF-SP) e os assistentes adicionais Thiago Duarte Peixoto (CBF-SP) e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (CBF-SP) completam o quadro para o clássico mineiro deste sábado. 

Os dois lados 'na bronca'

Em jogos anteriores, Atlético e Cruzeiro já relataram insatisfação com arbitragens de Raphael Claus. O Galo ficou "na bronca" com o paulista em 2015, enquanto o clube celeste teve queixas em 2017.

Pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro de 2015, Raphael Claus apitou o empate por 1 a 1 entre Atlético e Cruzeiro, no Independência. Na ocasião, o mandatário alvinegro Daniel Nepomuceno disparou contra o árbitro. O dirigente alegou que o paulista era “muito rigoroso” na distribuição de cartões.

“Não dá mais. Estou p... mesmo. Futebol, querem responsabilizar o time por tudo. É punido por qualquer coisa. E quando se tem uma atuação (de árbitro) bisonha dessa, a gente tem que ficar calado e ver a Federação e a CBF fazerem p... nenhuma. Me desculpem a expressão, mas não dá mais”, disse Nepomuceno.

Daniel Nepomuceno completou: “Se ele for apitar jogo de Libertadores, tem que expulsar 11 de cada time. Porque ele não dá conta, tem que apitar jogo de vôlei”.

Já em 2017, no empate por 3 a 3 entre Cruzeiro e Grêmio, pela oitava rodada do Brasileirão, foi a vez de Mano Menezes criticar a atuação de Claus. Ao fim do primeiro tempo, o técnico foi expulso pelo árbitro paulista. 

Á época, Mano questionou a atitude do paulista: "Não aconteceu absolutamente nada. Às vezes eu reclamo, exagero um pouco, mas o árbitro veio para conversar comigo. A falta era discutível, mas eu não estava reclamando. Era só apitar igual ele fez com o Everton no segundo tempo. É só usar o mesmo critério. Ele é um bom árbitro, fez uma boa arbitragem, mas abusou da autoridade”.

Passadas cinco rodadas do Brasileiro, o Atlético é o terceiro colocado, com 10 pontos. Já o Cruzeiro é o oitavo, com sete.

Tags: interiormg seriea futnacional cruzeiroec atleticomg